Ficha do Jogo:
Em Fresco, os jogadores são mestres pintores, e se encontram trabalhando para restaurar um afresco em uma igreja renascentista. Um euro clássico em sua essência, de baixa sorte, pouca interação e bastante análise para criar a estratégia mais eficaz da partida. O acabamento e materiais do jogo são de excelente qualidade, e a arte... belíssima! Digna de um jogo que versa sobre "artes".
Desenvolvido por Wolfgang Panning e demais autores, Fresco foi publicado em 2010 pela Queen Games. É um jogo de ação programada, alocação de trabalhadores e coleção de componentes. Planejado de 2 a 4 jogadores, leva em torno de 2 horas uma partida e não possui nenhuma dependência de idioma.
Cada rodada do jogo começa com os jogadores decidindo o horário que gostariam de acordar para o dia. Quanto mais cedo você acorda, mais a frente você vai estar na ordem do turno, e terá a garantia de poder optar pelas melhores opções no mercado de tintas, os melhores clientes e escolher as partes de melhor pontuação do afresco.
Porém, acordar cedo muitas vezes, fará com que pague mais caro nas tintas e que seus aprendizes tornem-se infelizes e parem de trabalhar de forma tão eficiente. Eles preferem dormir! Este é um momento fundamental do jogo, pois gerir o dinheiro é imprescindível para conseguir manter as comprar constantes, e os trabalhadores são importantes para ter uma boa quantidade ações a disposição.
Em seguida, os jogadores decidem suas ações da rodada, a implantação de sua força de trabalho aprendiz para várias tarefas. Você precisará comprar tinta, misturar tinta, trabalhar com a pintura a fresco, levantar dinheiro por pintar retratos (o que você vai precisar para comprar a referida tinta!), e talvez até mesmo enviar seus aprendizes para a ópera, a fim de aumentar a sua felicidade.
Os pontos são marcados principalmente pela restauração do afresco, o que exige combinações específicas de tintas, então você vai precisar comprar e misturar suas tintas com sabedoria.Este é um ponto bastante temático deste jogo. Inclusive algo incomum nesta categoria de euros, onde uma grande parte dos jogos possuem seus temas "colados com cuspe", de tão superficiais. As combinações de cores em Fresco são um diferencial.
Uma sacada interessante é o bispo, representado pelo peão branco. Restaurar um tile adjacente ao bispo gera pontos extras de vitória, e melhor ainda se ele tiver no mesmo espaço, pois a pontuação é maior. Assim que um afresco é restaurado, ele segue para lá imediatamente em seguida. Por isto é importante avaliar a sequencia de restauração quando mais de uma for feita em seguida, para otimizar os pontos recebidos.
O jogo é belíssimo. O tabuleiro principal tem uma bela arte e diversas seções. Cada jogador recebe dois biombos, um fixo para dinheiro e tintas e outro móvel para alocação dos aprendizes a cada rodada. As tintas são representadas por cubos de tamanho diferentes. Quanto mais misturas uma cor necessita, maior o tamanho do cubo.
Avaliação:
Escolher a melhor barraca de tinta para comprar, restaurar a parte do afresco mais valiosa ou encontrar os melhores clientes para fazer um retrato.... Fresco é um belo jogo com muitas decisões interessantes, que permite ótimas análises. Ele possui diversas ações possíveis para se ganhar pontos de vitória, e devemos nos empenhar criar uma maquinha para "combar" o melhor possível. Bastante estratégico.
Fresco inclui vários módulos de expansão, de modo que você pode escolher jogar sem expansões para um jogo familiar mais leve, ou também adicionar expansões para aumentar a tomada de decisão e dificuldade, resultando em um jogo muito flexível com um alto valor de rejogabilidade.
Fresco é bastante temático, possui regras relativamente simples, duração média. Mas pode ser razoavelmente complexo de assimilar a máquina pontuação quando jogado com todas as expansões. Com toda certeza vale a experiência. Recomendado.
Provavelmente seja uma boa opção para introduzir jogadores na categoria dos euros! Mas certamente não indico para quem busca gateways, prefiro enquadrar Fresco para um segundo nível, para quem deseja subir um pouco no grau de complexidade dos jogos de tabuleiro.