Ficha do Jogo:
Lift Off! Get Me Off This Planet é um boardgame familiar com proposta muito interessante, bela arte e excelente acabamento. Neste jogo você precisa tirar seus alienígenas do planeta antes que este exploda. Possui um tema espacial, bastante casual, que não deve levado muito a sério. Isto pode ser captado pelo próprio estilo de arte cartunesca do jogo.
Criado pelo designer pouco conhecido, Eduardo Baraf e lançado em 2015 pela LLC via Kickstarter, Lift possui mecânicas bem simples de alocação de trabalhadores, gerenciamento de cartas (recursos e ações) e tabuleiro modular. As regras são muito simples de explicar e as partidas duram de 40 a 80 minutos. O único ponto relevante a ser avaliado, antes de ser considerado como uma opção de gateway, é a dependência de idioma moderada, pois é necessária uma planilha traduzida ou de cartas de ação traduzidas.
Visão Geral:
Como a própria tradução do nome diz: "Decole! Tire-me deste planeta!", o objetivo de Lift Off! Get Me Off This Planet! é ser o primeiro jogador a levar os seus aliens fora do planeta usando as cartas de recursos e cartas de ação. Se o planeta explodir antes de todos conseguirem escapar, ganha o jogador com a maior parte salva do seu grupo de alienígenas.
Entretanto, para fugir com os aliens, temos antes que levá-los do centro do planeta para as plataformas na superfície, pagar os custos para subir nelas, e depois cumprir a exigência de lançamento para retirá-los do planeta. Os custos para subir nas plataformas variam de acordo com as fases da lua: cheia, crescente ou nova.
Lift Off possui uma proposta que lembra o semi-cooperativo, pois em várias plataformas, é necessária a participação de vários aliens para que o lançamento seja realizado. isto significa que se uma plataforma precisa de um certo número de aliens para decolar, se os demais jogadores também não forem lá, será mais difícil para você completar as vagas sozinho.
Por outro lado, é interessante perceber o momento certo para entrar na aba dos coleguinhas e assim levar um dos seus aliens mais baratos, ou quando não participar de algum lançamento para atrasar o lançamento daquele jogador que está na frente.
Existem diversas cartas de ação que permitem algumas interações no jogo, mas não muitas. Elas permitem que avancemos a lua, alteremos a fase atual temporariamente, dão movimentos extras, descartam as cartas de todos, devolvem os aliens ao centro do planeta e muito mais. Inclusive é possível mudar a localização de um monstro que atrapalha os movimentos e lançamentos de todos os jogadores.
O planeta é formado por 8 setores, dentre eles 4 saídas e 4 plataformas escolhidas, entre 10 disponíveis. Cada plataforma é única, com custos próprios e ações especiais, que formam uma grande combinações de planetas, gerando uma rejogabilidade bastante razoável.
O game play é bastante simples. Começando por um dos jogadores e continuando seguidamente até alguém salvar todos seus aliens ou o planeta explodir, cada jogador na sua vez deve: comprar cartas, realizar duas ações de movimentos, pagar custos, jogar quantas ações desejar ou realizar trocas de cartas desinteressantes.
No fim do turno do jogador, a Lua segue seu curso para a próxima fase. A cada volta completa da Lua no planeta, mais um dia passa em direção da explosão final.
Avaliação:
A dependência de sorte é elevada, pelas compras de cartas de recurso e ações, além dos dados especiais de alguns setores. O jogo é muito mais acirrado com 4 ou 5 jogadores, onde ele se apresenta mais promissor, com certeza. Com relação ao fator diversão, o jogo deixa uma sensação de que poderia ser melhor aproveitado... As cartas de ação são bastante fortes, e as ações pouco variadas. O monstro disponível no jogo não tem uma inteligência artificial, e apenas é útil para atrasar um pouco os jogadores. Parece que ele poderia ter mais participação. O jogo é lindo, a proposta ótima, mas na mesa ele pode deixar uma sensação de “pensei que seria mais legal...”, mesmo para o público mais casual.
Os meeples e setores do planeta são muito bem produzidos, e as cartas de ótima gramatura. No visual, ele arrasa, isto é indiscutível.
Com relação a rejogabilidade, tenho alguns adendos. Existem uma dúzia de cartas de ação e 10 setores de lançamentos diferentes. Matematicamente isto gera uma combinação muito grande de possibilidades. Mas na prática, nem tanto... Isto porque as ações ou são muito fortes, ou bem fracas. Então um boa parte delas serve mais para troca e renovação da mão mesmo. A mesma coisa ocorre com os setores. Alguns são visivelmente desvantajosos e quando entram em jogo, são relegados ao esquecimento. Desconsiderando estas ações e terrenos pouco úteis, cai bastante o potencial de rejogabilidade esperado.
Em resumo.... é um jogo com grande potencial pela proposta, com acabamento e visual excelente, mas que trafega sobre uma linha tênue entre o simples e o simplório. Vale a pena conhecer, mas muito provavelmente não seja uma cópia de grande relevância para a maioria das coleções. Certamente aconselho uma partida antes da aquisição.
Particularmente não mantive uma cópia na minha coleção.