alex2306::Caverna tem menos sorte envolvida, já o la granja tem o lance das cartas. Tem que ver seu grupo de jogo como eles são tolerantes a sorte. Eu particularmente prefiro muito mais o caverna, mas la granja é ok.
Eu concordo que no La Granja tem mais sorte envolvida que no Caverna, mas entendo que em um limite aceitável para uma boa estratégia sobressair. A questão é que você precisa selecionar bem as cartas e isso vai definir a estratégia que você vai seguir. Não dá pra definir uma estratégia antes de ver as cartas que virão na sua mão. Eu gosto disso.
Agricola é a mesma pegada, isto é, pra ser competitivo você será obrigado a seguir uma estratégia baseada nas cartas que vêm na sua mão.
Já o Caverna não tem isso. Você já pode definir uma estratégia antes mesmo de começar o jogo, pois é quase tudo aberto. Gosto disso também.
No entanto, a expansão Povos Esquecidos já dá uma boa mudada nisso. Como ela insere assimetria, você obviamente buscará um caminho que use e abuse das habilidades da raça com a qual você está jogando.
Vou citar o Banquete a Odin, que tem uma pegada meio termo. Acho que as cartas são importantes, mas não tão determinantes quanto no La Granja e Agricola. Você pode muito bem ignorá-las (e usá-las pontualmente) e seguir o caminho que quiser, apesar de que, se você conseguir construir uma boa sintonia entre cartas e estratégia, terá mais chances de vitória.