Post original: https://www.boardseyeview.net/post/veiled-fate
Veiled Fate do IV Studio é um jogo de dedução e estratégia para 2 a 8 jogadores. Foi projetado por Max Anderson, Zac Dixon e Austin Harrison (a equipe por trás dos excelentes
Moonrakers) e se passa em um mundo de fantasia onde semideuses vagam pela terra em busca de maior renome. Tal como acontece com outros jogos da IV Studios (Moonrakers e
Fractured Sky), os componentes e a arte de Harry Conway são excepcionais. O tabuleiro circular fica impressionante na mesa, com cada uma de suas sete seções representando uma área diferente do mundo. Há um encarte extremamente elegante e prático que facilita a preparação do jogo.
Cada jogador assumirá o papel de um dos nove semideuses após receber uma carta de identidade secreta; em jogos com 6 a 8 jogadores, é aconselhável jogar em equipes, com dois jogadores assumindo o papel do mesmo semideus, mas com a diferença de que os jogadores não sabem quem é seu parceiro... Várias cartas de missão são colocadas nos locais do tabuleiro, cada jogador recebe uma mão de cinco cartas de Destino e todas as nove miniaturas de semideuses são colocadas no espaço central da cidade.
O jogo é dividido em três Eras, com cada Era tendo uma carta sorteada aleatoriamente de seus baralhos, oferecendo uma pequena variação nas regras e, portanto, um nível extra de repetição. Uma Era dura até que todos os jogadores tenham descansado ou todas as missões da era atual tenham sido concluídas.
Mecanicamente, o turno de um jogador é muito simples: você executa duas ações – ou move qualquer um dos semideuses para uma área adjacente, que pode estar em um local aberto em uma Missão, ou gasta algumas de suas preciosas cartas de Destino para realizar um dos poderes divinos que permitem manipular as posições dos semideuses.
Cada missão tem vários espaços abertos para colocar semideuses, mas certos locais só podem ser ocupados por semideuses específicos. Ao ocupar um lugar, você também deve adicionar uma carta de Destino virada para baixo ao conjunto de cartas ao lado da Missão. Escolha sabiamente porque quando a carta de Missão estiver cheia, os votos serão computados e o lado branco/pena ou o lado preto/escorpião vencerão, e onde na carta de Missão o semideus foi colocado determinará se eles perderão/ganharão renome ou são enviados para o Abismo.
Gerenciar sua mão limitada de cartas de Destino é fundamental: as oportunidades de ganhar mais cartas são bastante escassas e acabar significa que você será forçado a descansar pelo resto da Era. Mover semideuses que foram enviados para o Abismo ou retornar ao centro da cidade oferece a recompensa de mais cartas e também pode revelar mais sobre a identidade do jogador.
O fato de sua identidade estar oculta e de você poder mover qualquer um dos nove semideuses é onde a diversão começa. Quanto você pode se dar ao luxo de blefar? Você está inadvertidamente ajudando seus oponentes, colocando seus semideuses em locais favoráveis? Se você se concentrar demais em seu próprio semideus, os outros deduzirão rapidamente sua verdadeira identidade e você provavelmente pagará o preço...

As duas primeiras Eras são basicamente um caso de tentar descobrir quem são seus oponentes e quais semideuses não são realmente controlados pelos jogadores. Essa informação não é fácil com a quantidade de desorientação possível. No entanto, em todas as nossas partidas no Board's Eye View, a maioria dos jogadores tinha uma ideia razoável de quem era quem quando chegamos à terceira Era. Ao final de cada Era, há uma votação final, com cada carta de Era oferecendo uma opção diferente, então ao longo da rodada as posições relativas dos semideuses tornam-se importantes, tanto para obter renome extra quanto para revelar os motivos dos jogadores.
O jogo funciona muito bem nas várias contagens de jogadores, embora com oito jogadores o tempo entre os turnos aumenta. Mesmo assim, você estará muito envolvido com o que está acontecendo nos turnos dos outros jogadores, e a dinâmica oculta dos companheiros de equipe também apimenta o jogo.
Veiled Fate oferece um grande equilíbrio entre estratégia e dedução e deve agradar aos fãs de ambos os gêneros e aos jogadores de todas as idades.
Review by Greg White
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.