bmaster::Resumo desse episódio: a gente não pode falar negativamente sobre nada, vamos abraçar uma árvore e cantar uma musica de amor.
Realmente não era essa a intenção, se por algum motivo possa ser interpretado dessa forma, preciso corrigir isso aqui, pq existe uma diferença entre não poder e não querer. A ideia do episódio era comentar o que acontece quando uma crítica é feita e como os diferentes participantes da comunidade reagem. Se vc fala mal de um jogo que alguém gosta muito, principalmente dependendo de como vc expõe isso, eventualmente alguém vai se sentir na necessidade de tentar diminuir a sua opinião, ainda mais se for um jogo famoso, um top X do BGG ou da Ludopedia. Se vc fala bem de um jogo que alguém odeia, o mesmo pode acontecer. Estou a anos fazendo isso e semanalmente a gente lida com esse tipo de questão. Faz parte do processo, a questão é como vc lida com isso, ou como a comunidade lida ou mesmo as editoras.
Hoje mesmo uma apoiadora mostrou uma situação de um grupo de jogos da cidade em que a pessoa foi rapidamente oprimida por simplesmente falar que queria jogar War e receber várias respostas sobre como os board games modernos são melhores e jogar War é perda de tempo. Para aquela pessoa pode não ser, por mais que vc não goste, n significa que vc precisa diminuir o gosto dos outros, com certeza isso pode afastar aquela pessoa, ou até pegar birra dos tais jogos modernos (já vi isso acontecer e não foi uma única vez). Esse comportamento sem dúvida é muito mais presente online, raramente eu vejo isso acontecer olho no olho pq na internet é muito fácil largar um comentário irresponsável sem considerar a opinião alheia.
Da mesma forma, existe também uma diferença entre priorizar conteúdo e fazer com que qualquer coisa pareça boa simplesmente pra agradar as editoras. Não é esse o nosso perfil, de aceitar qualquer coisa e de falar de qualquer coisa, a gente escolhe os jogos que vai falar e sempre que existe um problema ou questão com o jogo a gente expõe o que a gente achou no episódio. Um erro é um erro, fato é fato. E se a gente não gosta do jogo, isso vai aparecer em algum momento no podcast pq a cada 100 jogos eu tenho feito um episódio falando de tudo o que a gente jogou, inclusive os top invertidos. Daqui duas semanas deve sair um que tiveram alguns jogos que eu odiei e comentei da mesma forma. Mas essa é só a minha opinião, pode nem ser a opinião da Carol que grava sempre comigo e também não ser a dos convidados, é apenas um ponto de vista. Mas espero que tenha esclarecido que não, não é pra abraçar árvore e cantar música de amor, até pq tá ai um gênero musical que não casa nada comigo, "Romantic Love Songs Compilation Vol 129" nem bater palma pro por do sol e mandar um gratidão kkkk