Maiconneo::bom dia amigos, Estava aqui pensando: o jogo custa um bom dinheiro, mas vale a pena comprar sendo que já tenho o Arkham horror na coleção? ou os dois jogos são incrivelmente diferentes? outra pergunta: são só 4 aventuras, não vai ser meio enjoativo? comparando com o arkham horror nele tem poucas aventuras mas são objetivos diretos "coloque não sei quantos itens em tal lugar" e etc, nesse mansion me parece que tem um teor investigativo de ir olhar armários ou algo do tipo, por tanto não fica meio repetitivo? exemplo: vc chega em um local e ai vem a mesma frases de vc descobrindo certo item sendo q na jogatina passada vc já sabia que tinha q descobrir ele e etc.. enfim, quem gosta de dar opiniões mais complexas e analises por favor me ajudem com essas questões, desde já obrigado!
Caro
Maiconneo
Rapaz, quase tudo que eu ia falar, já foi dito acima. Eu curto muito o universo lovecraftiano e tenho os 4 principais jogos (Mansions, Arkham, Eldritch e Elder Sign). Particularmente considero o Mansion of Madness o melhor dos jogos do selo Arkham Files, porque as partidas não demoram tanto quanto o Arkham Horror e o Eldritch Horror, nem tem a questão da baixa dificuldade do Elder Sign, muito embora eu tenho algumas expansões desse último e uso algumas house rules que deixam ele bastante desafiador.
Além disso, eu gostaria de acrescentar que o feeling dos dois jogos, Mansions e Arkahm, é diferente. O Arkham Horror é mais épico e grandioso, o cenário é toda uma cidade, a luta é contra uma entidade invencível e o melhor que se pode fazer é impedir que um grupo de lunáticos desperte ou invoque essa criatura. O Mansions of Madness apesar de também ter essa luta contra forças além da compreensão, se desenrola dentro de uma casa, e tem um clima de jogo mais intimista e mais próximo, no estilo casa mal-assombrada, e o que não o torna de foram alguma menos assustador.
No Arkham o perigo espreita por perto, mas no Mansions ele está literalmente na sala ao lado. Além disso o Mansions of Madness, na minha opinião, apresenta o melhor uso de um aplicativo como ferramenta de board game feito até hoje. Em momento algum você sente que está jogando um videogame com miniaturas de apoio. É justamente o contrário, o aplicativo está lá apenas para auxiliar a experiência do jogo, principalmente no set-up e funciona admiravelmente bem.
Em relação à questão da quantidade de aventuras, como muito bem dito em outros comentários, existem bastante material produzido pelos fãs, através do Valkyrie. Um adendo é que apesar de ter muita coisa para apenas o jogo base, boa parte dos cenários do Valkyrie utiliza a expansão Ruas de Arkham, que infelizmente está caríssima.
Por fim, Mansions e Arkham são jogos com propostas diferentes, apesar do mesmo cenário, e a questão se os dois cabem na mesma coleção, depende muito do quanto a pessoa curte o "Universo Lovecraft". Se você curte a proposta Arkham Files, pode manter os dois sem medo de ser feliz, se não for esse o caso, você já está bem servido com o Arkham, apesar de achar o Mansions melhor.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio
P.S. Só para não dizer que eu só elogiei o Mansions of Madness, e ficar parcial demais, ele tem um único porém que é ficar muito difícil jogando com apenas 3 jogadores, por isso eu acho que o mais indicado é jogar com 4 pessoas.