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Hegemony, fácil o melhor lançamento de 2023

Hegemony: Conduza Sua Classe À Vitória - Edição Ampliada
  • andersonaju
    326 mensagens MD
    avatar
    andersonaju29/11/23 13:27
    andersonaju » 29/11/23 13:27

    w_walker::Os jogos de computador tiveram uma grande quebra de paradigmas quando vieram os jogos de simulação, como The Sims, Sim City, Roller Coaster Tycoon, Brasfoot, Flight Simulator, etc.
    Virou uma febre, eu mesmo queria jogar todos, pois, na época ainda era novidade e bastante viciante.

    Vejo um potencial parecido no Hegemony. Primeiramente, ele é um jogo e é simulação também. Pra mim, falta sentido nas avaliações do BGG que tentam separar os dois termos.
    Segundo que a mecânica de simulação não é novidade no BGG, Pax Pamir está lá, Heat e, em sua grande maioria, os WAR games.
    Mas, apesar disso, o Hegemony trouxe um ar de novidade nos jogos. Quem jogou e gostou teve aquele click de "eita, isso aqui é diferente".
    Eu me senti como quando joguei Sim City a primeira vez e pensei "uau é possível fazer jogo assim? Nesse estilo?"
    É como se ele tivesse finalmente elevado a categoria de simulação pra dentro do que chamamos de jogos modernos, mas não sei, muito cedo pra falar disso né? 

    Nesse aspecto, acho que o jogo vai sim dividir o público. Quem tiver essa mesma sacada vai achar genial, e quem não gosta da mecânica de simulação (acho que entraria mais como categoria, mas o BGG que manda), vai provavelmente odiar e, muito possívelmente, odiar a próxima leva de jogos que podem ser despertados a partir dele (tomara que lance mais mesmo kkk).


    Excelente ponto de vista. Faz sentido realmente.

    2
  • tuliobarros
    1691 mensagens MD
    avatar
    tuliobarros30/11/23 16:10
    tuliobarros » 30/11/23 16:10

    Supondo que exista um grupo onde só o dono do jogo lê as regras. Jogos como Vast e Root têm o tempo de explicação mais longo do que a partida propriamente dita. Esse jogo sofre do mesmo mal?

    0
  • Putsss
    76 mensagens MD
    avatar
    Putsss30/11/23 16:17
    Putsss » 30/11/23 16:17

    tuliobarros::Supondo que exista um grupo onde só o dono do jogo lê as regras. Jogos como Vast e Root têm o tempo de explicação mais longo do que a partida propriamente dita. Esse jogo sofre do mesmo mal?


    Explicar tudo vai demorar uma hora, e ainda irá ter dúvidas. O player aid ajuda DEMAIS, pois tem a descrição de todas as possíveis ações de cada classe. Mas o ideal é cada um já ler sobre a sua classe com antecedência.

    1
  • J. MARQUES
    691 mensagens MD
    avatar
    J. MARQUES30/11/23 16:29
    J. MARQUES » 30/11/23 16:29

    w_walker::Os jogos de computador tiveram uma grande quebra de paradigmas quando vieram os jogos de simulação, como The Sims, Sim City, Roller Coaster Tycoon, Brasfoot, Flight Simulator, etc.
    Virou uma febre, eu mesmo queria jogar todos, pois, na época ainda era novidade e bastante viciante.

    Vejo um potencial parecido no Hegemony. Primeiramente, ele é um jogo e é simulação também. Pra mim, falta sentido nas avaliações do BGG que tentam separar os dois termos.
    Segundo que a mecânica de simulação não é novidade no BGG, Pax Pamir está lá, Heat e, em sua grande maioria, os WAR games.
    Mas, apesar disso, o Hegemony trouxe um ar de novidade nos jogos. Quem jogou e gostou teve aquele click de "eita, isso aqui é diferente".
    Eu me senti como quando joguei Sim City a primeira vez e pensei "uau é possível fazer jogo assim? Nesse estilo?"
    É como se ele tivesse finalmente elevado a categoria de simulação pra dentro do que chamamos de jogos modernos, mas não sei, muito cedo pra falar disso né? 

    Nesse aspecto, acho que o jogo vai sim dividir o público. Quem tiver essa mesma sacada vai achar genial, e quem não gosta da mecânica de simulação (acho que entraria mais como categoria, mas o BGG que manda), vai provavelmente odiar e, muito possívelmente, odiar a próxima leva de jogos que podem ser despertados a partir dele (tomara que lance mais mesmo kkk).

    Isso que eu quiz dizer em nao entender por que eh demerito chamar um jogo de simulaçao, ja que os pontos que vejo reclamando do jogo (quem reclama) de nao ter escolhas relevantes, bla bla, eu chamaria de outra coisa e nao de simulaçao.

    0
  • gtaouil
    61 mensagens MD
    avatar
    gtaouil30/11/23 16:43
    gtaouil » 30/11/23 16:43

    J. MARQUES::
    w_walker::Os jogos de computador tiveram uma grande quebra de paradigmas quando vieram os jogos de simulação, como The Sims, Sim City, Roller Coaster Tycoon, Brasfoot, Flight Simulator, etc.
    Virou uma febre, eu mesmo queria jogar todos, pois, na época ainda era novidade e bastante viciante.

    Vejo um potencial parecido no Hegemony. Primeiramente, ele é um jogo e é simulação também. Pra mim, falta sentido nas avaliações do BGG que tentam separar os dois termos.
    Segundo que a mecânica de simulação não é novidade no BGG, Pax Pamir está lá, Heat e, em sua grande maioria, os WAR games.
    Mas, apesar disso, o Hegemony trouxe um ar de novidade nos jogos. Quem jogou e gostou teve aquele click de "eita, isso aqui é diferente".
    Eu me senti como quando joguei Sim City a primeira vez e pensei "uau é possível fazer jogo assim? Nesse estilo?"
    É como se ele tivesse finalmente elevado a categoria de simulação pra dentro do que chamamos de jogos modernos, mas não sei, muito cedo pra falar disso né? 

    Nesse aspecto, acho que o jogo vai sim dividir o público. Quem tiver essa mesma sacada vai achar genial, e quem não gosta da mecânica de simulação (acho que entraria mais como categoria, mas o BGG que manda), vai provavelmente odiar e, muito possívelmente, odiar a próxima leva de jogos que podem ser despertados a partir dele (tomara que lance mais mesmo kkk).

    Isso que eu quiz dizer em nao entender por que eh demerito chamar um jogo de simulaçao, ja que os pontos que vejo reclamando do jogo (quem reclama) de nao ter escolhas relevantes, bla bla, eu chamaria de outra coisa e nao de simulaçao.


    Não é demérito . Soh não é um jogo . É uma simulação de uma boa aula de ciências políticas em Yale. Você faz uma coisinha ou outra em um um espectro bem restrito de decisões vê como a coisa funciona e blz. Todos ficam felizes. O problema que você faz a mesma coisa nessa simulação por 6 horas.

    0
  • J. MARQUES
    691 mensagens MD
    avatar
    J. MARQUES30/11/23 17:09
    J. MARQUES » 30/11/23 17:09

    gtaouil::
    J. MARQUES::
    w_walker::Os jogos de computador tiveram uma grande quebra de paradigmas quando vieram os jogos de simulação, como The Sims, Sim City, Roller Coaster Tycoon, Brasfoot, Flight Simulator, etc.
    Virou uma febre, eu mesmo queria jogar todos, pois, na época ainda era novidade e bastante viciante.

    Vejo um potencial parecido no Hegemony. Primeiramente, ele é um jogo e é simulação também. Pra mim, falta sentido nas avaliações do BGG que tentam separar os dois termos.
    Segundo que a mecânica de simulação não é novidade no BGG, Pax Pamir está lá, Heat e, em sua grande maioria, os WAR games.
    Mas, apesar disso, o Hegemony trouxe um ar de novidade nos jogos. Quem jogou e gostou teve aquele click de "eita, isso aqui é diferente".
    Eu me senti como quando joguei Sim City a primeira vez e pensei "uau é possível fazer jogo assim? Nesse estilo?"
    É como se ele tivesse finalmente elevado a categoria de simulação pra dentro do que chamamos de jogos modernos, mas não sei, muito cedo pra falar disso né? 

    Nesse aspecto, acho que o jogo vai sim dividir o público. Quem tiver essa mesma sacada vai achar genial, e quem não gosta da mecânica de simulação (acho que entraria mais como categoria, mas o BGG que manda), vai provavelmente odiar e, muito possívelmente, odiar a próxima leva de jogos que podem ser despertados a partir dele (tomara que lance mais mesmo kkk).

    Isso que eu quiz dizer em nao entender por que eh demerito chamar um jogo de simulaçao, ja que os pontos que vejo reclamando do jogo (quem reclama) de nao ter escolhas relevantes, bla bla, eu chamaria de outra coisa e nao de simulaçao.


    Não é demérito . Soh não é um jogo . É uma simulação de uma boa aula de ciências políticas em Yale. Você faz uma coisinha ou outra em um um espectro bem restrito de decisões vê como a coisa funciona e blz. Todos ficam felizes. O problema que você faz a mesma coisa nessa simulação por 6 horas.

    Mas o problema eh esse uso da palavra simulaçao. Um jogo ser simulador nao significa que ele seja com restriçoes de açoes. Um jogo simulador quer realmente simular a situaçao do mundo real.

    Se o Hegemony eh um jogo onde as escolhas sao irrelevantes para o fluxo do jogo, EU o chamaria de outra coisa, e nao dizer que isso eh por conta de ele ser um simulador. Existem varios jogos que se enquadram nessa categoria de simulador e suas escolhas sao muito relevantes para o que vai acontecer, Eh disso que estou falando.

    Nao posso dizer que o Hegemony tenha esses problemas apontados ou nao, e nem que seja um simulador ou nao. Eu ainda nao o joguei. Meu ponto eh pelo uso dessa palavra (simulaçao) para descrever o fato de que o jogo seja On Rails (designaçao que eu usaria para esse caso).

    0
  • tuliobarros
    1691 mensagens MD
    avatar
    tuliobarros30/11/23 17:29
    tuliobarros » 30/11/23 17:29

    Putsss::
    tuliobarros::Supondo que exista um grupo onde só o dono do jogo lê as regras. Jogos como Vast e Root têm o tempo de explicação mais longo do que a partida propriamente dita. Esse jogo sofre do mesmo mal?


    Explicar tudo vai demorar uma hora, e ainda irá ter dúvidas. O player aid ajuda DEMAIS, pois tem a descrição de todas as possíveis ações de cada classe. Mas o ideal é cada um já ler sobre a sua classe com antecedência.


    Em Root, na primeira tentativa, fizemos isso. A experiência foi muito ruim porque todos eram surpreendidos com ataques-surpresa. Só quando todos sabiam o que todos podiam fazer é que o jogo rodou bem.

    0
  • MuCiLoN
    499 mensagens MD
    avatar
    MuCiLoN01/12/23 08:54
    MuCiLoN » 01/12/23 08:54

    tuliobarros::
    Putsss::
    tuliobarros::Supondo que exista um grupo onde só o dono do jogo lê as regras. Jogos como Vast e Root têm o tempo de explicação mais longo do que a partida propriamente dita. Esse jogo sofre do mesmo mal?


    Explicar tudo vai demorar uma hora, e ainda irá ter dúvidas. O player aid ajuda DEMAIS, pois tem a descrição de todas as possíveis ações de cada classe. Mas o ideal é cada um já ler sobre a sua classe com antecedência.


    Em Root, na primeira tentativa, fizemos isso. A experiência foi muito ruim porque todos eram surpreendidos com ataques-surpresa. Só quando todos sabiam o que todos podiam fazer é que o jogo rodou bem.

    Justamente. Existe uma diferença fundamental para mim dos jogos euros para outros estilos de jogo é que em geral os euros eles pode te dar uma experiência com sensação mais completa em uma única partida, a partir de um conjunto relativamente simples de regras.
    Já outros jogos que fogem dessa escola mais clássica, irão ser muito afetados pela experiência de cada jogador, domínio das regras e sinergia entre os diferentes atores, etc. Você citou o Root mas poderíamos, ainda do Cole, colocar a maioria dos outros jogos dele, além de alguns jogos de guerra, ou mesmo jogos com mais diplomacia como o TI e SWR.

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