
Evacuation (Vladimír Suchý, 2023)
A incidência solar está aumentando no nosso planeta. Em pouco tempo será impossível viver nele, precisaremos remover nossa população e fábricas para um novo. Eu gostei do tema e achei que ele foi bem implementado.
É um euro médio-pesado, baseado na seleção de ações. O jogo possui 4 rodadas. Em cada uma delas os jogadores farão as suas ações. As primeiras ações da rodada são de graça, mas o custo (em energia) vai subindo à medida que mais ações são feitas.

O jogo proporciona duas formas de seleção de ação. Na mais simples existem 4 espaços com 2 ou 3 ações cada. Os espaços estão associados a uma quantidade de pontos de evolução (não sei se é esse o nome) que terão efeito no final do turno. Existem ações que se repetem em espaços diferentes. Os efeitos delas podem ser:
Evoluir tecnologia: que lhe dará poderes assimétricos ou efeitos imediatos únicos.
Construir fábrica e população no planeta novo: que permitirá colonizá-lo.
Colonização: utiliza população e fábricas para aumentar a sua renda de recursos no planeta novo.
Construir naves: para levar a população, a fábricas e recursos do planeta velho para o novo.
Construir estádios: no final da rodada 2/3/4 você tem que ter construído 1/2/3 estádios, caso contrário perderá pontos de vitória.
Infraestrutura: pega uma das 3 cartas de infraestrutura abertas. Elas são uma espécie de contrato. Se você conseguir formar um padrão de colonização exposto na carta, você poderá usar uma ação de infraestrutura para baixar a carta e ganhar a renda de recursos indicada no planeta novo.
No final do turno, quando todo mundo não puder ou quiser mais ações, os pontos de evolução de todas as suas ações serão somados. Se o resultado for exatamente um dos dois valores expostos em uma carta que foi sorteada no início da rodada, você ganhará a recompensa indicada. Além disso, você precisará avançar os seus pontos de evolução em uma trilha. Você terá dois marcadores nesta trilha e poderá dividir os pontos entre eles. Essa trilha abre mais opções de colonização no planeta novo e também possui alguns efeitos imediatos.
No final do jogo os pontos de vitória são contados tendo como base a sua renda de produtos mais baixa no planeta novo (são 3 tipos de recurso). Você perderá pontos se não tiver alimentado a população em alguma rodada, se não tiver construído os estádios exigidos ou se tiver deixado alguma coisa no planeta antigo. Há um bônus para quem construiu os melhores estádios.
O que eu mais gostei no jogo foi o fato de termos dois “depósitos de recursos”, um em cada planeta. As ações com efeito em determinado planeta precisarão ter os insumos lá. Isso trás uma camada extra de planejamento.
O ponto baixo na minha opinião são as cartas de infraestrutura. Você não sabe o que vem no baralho. É possível que apareça algo que você já possa construir sem ter se preparado para isso. Aliás, essa é uma característica muito comum em jogos tipicamente italianos que me desagrada bastante.
No cômputo geral achei um jogo legal, mas nada de outro mundo. Vale conhecer, mas sem gerar expectativas. Shipyard, Praga, Messina e Woodcraft me agradaram mais. Qual o seu Suchý favorito?
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Link - Arquitetura no Brasil está com versão para imprimir e jogar disponível na Ludopédia.
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