Post original: https://www.boardseyeview.net/post/_leaf
Criado por Tim Eisner e publicado pela Weird City Games,
Leaf é um jogo leve de colocação de peças e otimização de quebra-cabeças, onde os jogadores representam o espírito do vento enquanto guiam as folhas de outono para formar um tapete no chão da floresta. Tematicamente, nos lembrou
Petrichor, mas a jogabilidade é muito diferente.
No seu turno, você jogará uma carta para desenhar uma folha (uma das seis formas diferentes) e posicioná-la de modo que toque outras folhas em um tabuleiro crescente de solo de floresta compartilhado. Mas não é o formato das folhas que mais importa, é a cor: cada cor significa uma ação diferente. No entanto, você não executa as ações para a folha que está colocando, mas, em vez disso, executa as ações para cada ponto que a folha toca. Portanto, seja qual for a cor da folha que você colocar, se suas pontas tocarem, digamos, uma folha verde e uma folha laranja, você realizará uma ação verde e laranja. É provável que a colocação de suas folhas se toque em quatro lugares (talvez duas vezes, cada uma com duas folhas adjacentes); nesse caso, você poderá realizar quatro ações, que podem muito bem incluir múltiplos da mesma ação.

Você precisa de cartas para poder comprar folhas e, se acabar, terá que incorrer em uma penalidade de três bolotas (pontos de vitória) para comprar mais, então a ação da folha verde é importante porque permite que você compre uma carta. A folha laranja permite que você selecione uma criatura da floresta da exibição (ou pegue a carta de criatura virada para baixo). Algumas cartas vêm com um ponto de vitória de bolota grátis imediato, mas você estará principalmente coletando criaturas com o objetivo de construir conjuntos correspondentes que possam pontuar para você. Em vários pontos do jogo, os jogadores poderão selecionar qualquer tipo de criatura para hibernar. No final do jogo, os animais hibernados pontuarão - de preferência uma trinca.

A folha amarela permite que você pegue uma ficha de sol. Colete três delas e você poderá trocá-las para avançar na temporada. Este não é apenas um cronômetro de jogo, é uma forma de marcar pontos (inicialmente você ganhará 6 bolotas por mover o marcador) e é o que desencadeia cada feitiço de hibernação. As folhas vermelhas permitem que você coloque um 'cogumelo bebê' em qualquer folha ou transforme um cogumelo bebê em um 'adulto'. No final do jogo, os cogumelos 'adultos' pontuam uma quantidade crescente dependendo da adjacência (embora, novamente, três seja o número ideal para pontuação: você marcará 16 pontos para duas redes distintas de micélio de três, mas apenas 11 para uma única rede de seis). Você só pode colocar um cogumelo em qualquer folha, mas os jogadores rivais podem compartilhar folhas. Quando se joga uma folha para tocar uma folha que contém um cogumelo, o dono do maior cogumelo da folha ganha uma ficha de sol.

Finalmente, as folhas marrons permitem que você avance seu meeple de esquilo até uma árvore, onde ele ganhará bônus onde quer que pouse.
Embora possa parecer inicialmente não intuitivo ativar as folhas que você toca em vez da folha que você coloca,
Leaf é fácil de ensinar e aprender. Com sua bela arte de Angela Rizza, tem uma grande presença na mesa que certamente aumenta seu apelo como jogo família. Existe uma opção solo, mas, para jogos competitivos, o jogo leva de 2 a 4 jogadores. Em nossas partidas no Board's Eye View, gostamos especialmente de seu ritmo como um jogo para dois jogadores. Embora alguns jogadores experientes possam considerá-lo muito leve para seus gostos,
Leaf é um concurso de otimização de quebra-cabeças animado e divertido que você pode jogar em cerca de 30 minutos.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.