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  3. Race! Formula 90: Expansion #3
  4. RACE! FORMULA 90 Expansão #3 - Primeiras Impressões

RACE! FORMULA 90 Expansão #3 - Primeiras Impressões

Race! Formula 90: Expansion #3
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    Descolado14/11/23 13:58
    avatar
    Descolado
    14/11/23 13:58
    815 mensagens MD

    SALVE GALERA, Descolado na área (e na mesa) trazendo para vocês TUDO sobre a expansão #3 do RACE! FORMULA 90, uma novidade que promete fazer a alegria dos fãs trazendo não apenas 2 pistas famosas do mundo da F1 (SUZUKA e MAGNY-COUR) bem como o tão esperado MODO SOLO que deve mudar COMPLETAMENTE sua experiência com este jogo e vai REDEFINIR a forma de jogar o RACE! FORMULA 90.

    https://i.imgur.com/3tltLt2.jpg

    SUZUKA E MAGNY-COUR

    A expansão #3 nos presenteia com o belo circuito de SUZUKA no Japão, outro templo da F1 que veio se juntar às 6 pistas da caixa base o que de certa forma é um belo presente para os fãs, que já podem fazer um campeonato com pistas icônicas! 
    Muitos pontos de ultrapassagem com curvas de alta velocidade e trajetórias estrategicamente colocadas para dar mais impulso aos SUPERFASTs, tornando essa prova bem desafiadora. 
    Nestas 2 pistas temos uma novidade: Algumas seções de curva vão permitir que qualquer carro ultrapasse ali pagando 2PM sem necessidade de BANGING WHEELS, o que acrescenta uma dose extra de diversão.

    https://i.imgur.com/noiGblm.jpg

    MAGNY-COUR oferece uma característica diferenciada dos demais circuitos concentrando suas duas lontas retas uma próximo à outra facilitando bastante as ultrapassagens (tanto por humanos quanto por robôs) e suas trajetórias estrategicamente espalhadas farão os Superfasts "voarem" pelo circuito. 

    https://i.imgur.com/dTUmAdD.jpg

    Uma novidade interessante nesta pista são algumas track cards denominadas "ANY CORNER". Elas podem ser usadas em qualquer curva, combinadas com qualquer outra carta e oferecem alguns ícones bastante poderosos permitindo ultrassar pagando apenas 1PM ou podem ser descartadas para permitir atrasar freadas ou pegar trajetórias extremas sem realizar compra cegas. São praticamente "track cards curingas". Segundo o criador era para estas cartas também fazerem parte do deck da pista de SUZUKA mas devido a um erro de impressão isto não ocorreu (poxa, que pena).

    https://i.imgur.com/xF53kTa.jpg
    Track Card Curinga: Valor de movimento baixo mas extremamente poderosas.

    MODO SOLO

    Vamos então falar sobre a TRUFA da Expansão #3. BOTs no RF90 sempre foram divertidos. Eles podem ser lentos e se tornarem retardatários, tornando sua vida um INFERNO ou podem ser velozes e disputar a vitória "roda com roda" até o último turno, tudo isso com um sistema de "auto gerenciamento" tão singelo que até uma criança consegue controlar (e muitos não tem a menor noção do quão incrível é o fato disso acontecer tendo em vista o tamanho da encrenca que são as regras do RF90).

    Com a chegada da 2a edição os humanos receberam diversos benefícios no que se refere a ultrapassagem no entanto os BOTs não sofreram nenhuma melhoria... até agora!

    A Expansão #3 do RACE! FORMULA 90 traz um modo solo com 5 níveis de dificuldade além de 26 tokens de ROBÔS. Esses tokens servem para atribuir "habilidades" a eles de modo que seja fácil para os jogadores identificarem o tipo de comportamento que cada Robô vai usar durante uma corrida.

    https://i.imgur.com/2rLqmf6.jpg

    COMO FUNCIONA?
    Para jogar o MODO SOLO é preciso escolher 1 entre 5 fichas onde cada ficha vai informar o grau de dificuldade do modo escolhido. As dificuldades são Fórmula SUPERKART, Fórmula RENAUX, Fórmula Três, Fórmula GP2 e a insana Fórmula CHAMPION, descritas aqui em ordem de DIFICULDADE.

    Todas as fichas permitirão aos ROBÔS ganharem movimento extra conforme um "gatilho" disparado durante a compra de 2 RACE CARDs. O tipo de RACE CARD comprada (valor, cor, etc) irão disparar este gatilho permitindo a todos os robôs ganharem +1 ou até +2 movimentos extras (dependendo da dificuldade). Esse "boost" extra que eles recebem os torna totalmente IMPREVISÍVEIS. Se antes podíamos finalizar nosso movimento 4 seções à frente de um SUPERFAST numa reta tranquilamente sabendo que não seríamos ultrapassados, agora isso tudo cai por terra.

    É preciso destacar que a compra destas 2 RACE CARDS só é feita ao final do turno do jogador HUMANO, ou seja, nenhum robô que jogue ANTES DE VOCÊ vai ganhar o bônus, apenas robôs que sejam ativados DEPOIS do seu turno. Isso permite a um jogador com mal rendimento não piorar ainda mais sua situação uma vez que nenhum robô à frente dele vai receber bonificação. Por outro lado, se o jogador for o líder, todos os robôs poderão ganhar o bônus.

    https://i.imgur.com/8iSvxdz.png
    Minha versão traduzida da ficha Formula SUPERKART: Boa para jogadores iniciantes começarem a se familiarizar com esse nodo modo de jogo. As estrelas apontam Robôs com habilidades especiais chamadas "traits".

    Neste modo de jogo os robôs exploram alguns ícones contidos nas RACE CARDS colocadas na ficha. BANDEIRAS AMARELAS podem ser colocadas ou retiradas pelos robôs em curvas aleatórias, o PEÃO LARANJA permite a eles atrasar freadas ou pegar Trajetórias Extremas e o ícone de núvem permite mover o peão do tempo. 

    Aqui fica um alerta: Não é recomendável empregar o sistema de tempo do MARTINOS em partidsa SOLO enquanto estiver aprendendo este modo de jogo pois aquele sistema quase sempre fará chover no circuito tornando as coisas muito mais difíceis para os humanos, que serão forçados a pit stops não programados.

    MÁQUINAS TUNADAS
    Além de um eventual BOOST de velocidade, o modo solo oferece 26 tokens de ROBÔS onde cada token vai informar sua categoria (slow, fast, superfast e ultrafast) bem como a presença de alguns símbolos que representam "habilidades especiais", chamadas TRAITS. Esse símbolos vão permitir a um robô apresentar um tipo de comportamento durante a prova. São um total de 13 traits com as mais variadas finalidades e cada Trait faz o Robô se comportar de uma certa maneira quando é ativado. 
    Alguns traits tem aspecto mais caótico, podendo invocar um Safety Car automático ao sair da pista ou dificultar ultrapassagens mesmo sendo retardatário. A grande maioria porém, tem o objetivo de tornar os Robôs oponentes muito mais "casca grossa", invocando habilidades "humanas" como Pit stop com -2 seções, ultrapassagem em zonas de frenagem/curvas, duelo com 3 cartas (fãs de Banging Wheels não curtiram [rsrs]) entre vários outros comportamentos.

    https://i.imgur.com/FFSEvqq.jpg
    Tabela de Traits TRADUZIDA: Ficaram bem espertinhos.


    https://i.imgur.com/zblyP8W.jpg
    Todos os tokens dos robôs com seus "traits" impressos. Diversão pura.


    PACOTE DE MELHORIAS
    Como se toda essa parafernalha citada acima já não fosse divertida, o modo solo ainda nos "presenteia" com a possibilidade de escolhermos 2 ou até 3 SKILLS ao mesmo tempo (dependendo da dificuldade). Sim, agora será possível "combar" nossas skills preferidas escolhendo 2 delas, nos trazendo uma agradável sensação de que estamos "acertando" o carro para a corrida.

    AS WILLIAMS DE OUTRO PLANETA
    Esta expansão traz uma nova categoria de Robôs, os ULTRAFASTs, carros que movem 5 seções por turno (contra 4 seções dos SUPERFAST) e fazem 2 pit stops. 
    Trata-se de Robôs criados para jogadores bastante profissionais. Vencer um ULTRAFAST sem usar o modo solo (ou seja, sem "boost" de movimento e sem "traits") já é uma tarefa bem complicada mesmo disputando com vários jogadores pois 5 seções de movimento é basicamente a velocidade média de um humano. Esses carros ficam brigando pela liderança a corrida inteira muitas vezes nos forçando a usar Banging Wheels para segurá-los nas curvas - e uma direção defensiva neste jogo aproxima os oponentes. É uma novidade bastante divertida.

    https://i.imgur.com/89qFnTj.jpg
    Ultrafasts: Se quiser usar miniaturas ao invés dos tokens, o jogo permite.

    https://i.imgur.com/BfR4eq6.jpg
    Dick Vigarista: Alguns robôs podem até mesmo acumular 2 traits. Schumacker/Martin Brundle, Senna/Berger, Prost/Alesi ou Mansell/Patrese. Vai encarar?

    SOLO, PERO NO MUCHO
    E aqui temos a verdadeira "trufa" da EXPANSÃO #3: Esse MODO SOLO pode ser também empregado em partidas MULTIPLAYER! Sim, TUDO o que foi descrito acima (boost, traits, skills, ultrafasts) poderá ser empregado em jogos com seus amigos e não estou falando de nenhuma "chinelagem", as regras do modo solo vieram preparadas para isso.
    A única alteração para uma partida solo é que a compra das RACE CARDs dos ROBÔs vai ocorrer após o LÍDER ter finalizado seu turno (portanto se um robô estiver liderando ele nunca ganhará um boost). 

    SEPARANDO HOMENS DE "ETs"
    Aqui reservei um parágrafo para comentar sobre a insana dificuldade FORMULA CHAMPION, a mais difícil entre todas do modo solo. Esta ficha permite a você escolher 3 SKILLS, o que aos olhos de muitos soar como algo "extremamente overpower" para os jogadores humanos - o que não deixa de ser verdade. Porém, este desafio nos coloca diante de 4 (quatro) ULTRAFASTs + 2 SUPERFAST, todas essas máquinas turbinados com as Traits mais casca-grossa do jogo. Além disso, vai permitir aos robôs ganharem +1 ou até +2 PM por turno durante quase toda a corrida. 
    E como se essa pataquada toda já não fosse f*da pra c*r*lho, neste modo o jogo altera o processo de desgaste aumentando para 50% as chances de você sofrer dano PERMANENTE a cada bordoada que receber. 
    É o tipo de desafio que os jogadores terão que GRAVAR para alguém acreditar que venceu...

    https://i.imgur.com/bJqwwoB.jpg
    Formula Champion: Arrisco dizer que nem Senna encarava essa...


    CONCLUSÃO
    A expansão #3 já era uma promessa dos criadores desde 2018, porém o jogo base ficou OUT OF PRINT e as lojas se recusavam a aceitar uma expansão para um jogo fora do mercado, o que forçou os criadores a relançar o RF90 (e tivemos que esperar 4 anos para poder ver esta expansão na mesa).

    RACE! FORMULA 90 bem sabemos é um jogo evento, difícil de ver mesa pelo seu tempo de duração e por sua complexidade, exigindo um grupo de jogo dedicado e preferencialmente ávido por F1. Tudo isso acaba por tornar partidas SOLO bastante frequentes. Se este é o seu problema, então esta expansão é uma compra garantida, sem receio algum de arrependimento. 

    Todas as novidades nesta expansão são legais: As novas pistas estão muito boas e apresentam características diferentes das demais (um desafio grande para criadores de jogos de corrida), os tokens de "traits" que tornam os robôs mais espertos, o novo sistema de "boost" de velocidade, acrescentando um elemento de imprevisiblidade no movimento dos robôs ao qual os fãs deste jogo não estavam acostumados além de um novo Robô que chega muito próximo da velocidade humana em qualquer pista.

    O acréscimo nessa dificuldade é tamanha que até mesmo uma inocente GAROA passa a ser um pesadelo para os pilotos humanos pois os robôs estarão se movendo com velocidades muito próximas à nossa porém sem sofrer penalidade por usar pneu errado (considere que todos sempre largarão com uma RAIN EXPERT) então qualquer ponto de movimento extra perdido ou pit stop não programado complica bastante as coisas e vai exigir uma exímia escolha da Estratégia para cada corrida.

    Tudo isso junto culmina por trazer uma experiência totalmente nova para os jogadores, experiência essa que muda bastante também quando se joga SOLO ou MULTIPLAYER. 
    Ao jogar sozinho numa determinada dificuldade dependemos exclusivamente de nosso rendimento e nossas habilidades. Teremos menos elementos para atrasar os robôs mais velozes. 
    Ao testarmos esta mesma dificuldade jogando com amigos notaremos que será "menos difícil" enfrentá-los pois serão mais bandeiras amarelas, mais peões laranja e mais "Banging Wheels" na pista para segurar os BOTs.

    A dificuldade oferecida na expansão é totalmente modular, ou seja, podemos inserir ou retirar itens sem qualquer prejuízo no balanceamento. Podemos correr contra BOTs sem dar a eles o "boost" de velocidade porém podemos manter seus "traits" (ou vice-versa). Podemos aumentar gradualmente a dificuldade, retirar skills ou mexer nos tokens de desgaste, o céu é o limite para encontrarmos nossa "zona de conforto" e criar Campeonatos fortíssimos.

    Ao contrário de muitas expansões, que apenas agregam mais diversão aos seus jogos base, essa EXPANSÃO #3 do RACE! FORMULA 90 não só vai permitir jogar solo de um modo infinitamente mais desafiador como vai REDEFINIR a maneira como você vai passar a jogar este jogo com seus amigos. Praticamente NINGUÉM mais vai querer jogar usando o modo tradicional tendo à disposição robôs que não apenas são mais rápidos do que eram anteriormente mas também mais espertos. Se o RF90 já era bom, acabou de ficar melhor.

    ACELERA
    - Modo solo com 5 níveis de dificuldades;
    - Ajuste gradual de dificuldade;
    - Duas pistas (SUZUKA e MAGNY-COUR);
    - 26 tokens de Robôs com as mais variadas habilidades;
    - 13 tokens de habilidades para os Robôs fornecidos separadamente para permitir jogar usando miniaturas;
    - Possibilidade de empregar facilmente regras do modo solo em partidas multiplayer;
    - Uma expansão que vai redefinir a forma de jogar suas partidas;

    FREIA
    - Presença de apenas 2 miniaturas de ULTRAFAST mesmo oferecendo a possibilidade de jogar com 4 deles em alguns níveis de dificuldade;

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  • rodrigogil
    69 mensagens MD
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    rodrigogil14/11/23 14:13
    rodrigogil » 14/11/23 14:13

    Fala Descolado! mais uma análise shown!1, eu peguei a 2 edição aqui na Ludopedia, deve chegar hoje.... mas me tira uma duvida, como vamos ter que comprar essa expansão, vi um video seu de mônaco, onde vc usa umas cartinhas para joagr comas regras novas, onde imprimo esse material, já que irei jogar solo!!!.

    Mai uma vez parabens pelas análises!

    0
  • Descolado
    815 mensagens MD
    avatar
    Descolado15/11/23 08:58
    Descolado » 15/11/23 08:58

    rodrigogil::Fala Descolado! mais uma análise shown!1, eu peguei a 2 edição aqui na Ludopedia, deve chegar hoje.... mas me tira uma duvida, como vamos ter que comprar essa expansão, vi um video seu de mônaco, onde vc usa umas cartinhas para joagr comas regras novas, onde imprimo esse material, já que irei jogar solo!!!.

    Mai uma vez parabens pelas análises!

    Apenas para esclarecer que esta pergunta do GIL já foi respondida e ele já faz parte de nosso grupo no Whatsapp. Eu vou retirar aquele video do ar no meu canal porque ele ficou datado já que a expansão #3 vai tornar aquele deck de cartas desnecessário usando a mecânica que citei acima onde se compra 2 Race Cards e elas é que irão determinar se os robôs ganharão +1 ponto de movimento.
    Estou aguardando esta expansão #3 ir para as lojas pois eu não tenho a 2a edição (o custo é muito alto) mas já adaptei minha 1a edição totalmente para a 2a. 

    1
  • rodrigogil
    69 mensagens MD
    avatar
    rodrigogil15/11/23 12:10
    rodrigogil » 15/11/23 12:10

    Pode até tirar o antigo, mas te peço para fazer um novo, pq é muito divertido e explicativo seu vídeo!!!! Parabéns!!!!!

    0
  • betoritter
    408 mensagens MD
    avatar
    betoritter17/11/23 16:03
    betoritter » 17/11/23 16:03

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/a5d5c_aixrmc.png
    quebrou a internet... hahahaha

    0
  • Zumbisul
    213 mensagens MD
    avatar
    Zumbisul21/11/23 21:50
    Zumbisul » 21/11/23 21:50

    Tem ideia de onde encontro essa expansão?

    0
  • Descolado
    815 mensagens MD
    avatar
    Descolado22/11/23 13:05
    Descolado » 22/11/23 13:05

    Zumbisul::Tem ideia de onde encontro essa expansão?

    Acho que no site da Gotha Games deve ter pois um colega comprou de lá. Mas a tendência é ir para as lojas em breve o que deve tornar o frete mais barato.

    0
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Race! Formula 90: Expansion #3 - RACE! FORMULA 90 Expansão #3 - Primeiras Impressões
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