Post original: https://www.boardseyeview.net/post/vivarium
Com o tema sobre a descoberta de novas espécies em uma região anteriormente inexplorada,
Vivarium (I) é um jogo atraente de conjuntos de cartas, onde 2 a 4 jogadores tentam maximizar suas pontuações individuais coletando cartas de uma exibição central que, idealmente, têm sinergia entre si.
Em cada uma das sete rodadas do jogo, haverão 16 cartas dispostas em uma grade 4 x 4. As duas linhas superiores serão cartas de criaturas de vários tipos e cores, a terceira linha mostrará equipamentos que darão uma habilidade especial e a linha inferior oferecerá cartas de contrato que multiplicam os valores de pontos de certas combinações de cartas.

Vivarium é um jogo de compra aberta, mas você não pode pegar qualquer carta. Para selecionar uma carta, você precisa ser capaz de fazer sua referência de grade usando suas duas peças em forma de dominó. Cada uma delas mostra dois números no intervalo de 1 a 4 e, no início de cada turno, antes de fazer sua referência de grade, você deve trocar uma de suas duas peças pelo 'dominó' que acompanha a exibição central. Algumas das cartas oferecem joias. Uma gema vale um ponto de vitória na pontuação final do jogo, mas você pode gastar gemas para alterar seus números de 'dominó', de modo que, por exemplo, um jogador com peças mostrando os números 2, 2, 3, 4 possa selecionar a carta na grade que faça referência a 1, 3 gastando uma gema para tratar um de seus 2 como 1. Se você não conseguir selecionar uma carta da grade ou simplesmente não quiser nenhuma delas disponível, você pode pegar duas gemas.

Cada rodada compreende dois turnos para cada jogador, mas a grade só é recarregada no final de cada rodada. Isso significa que a dinâmica do jogo muda à medida que você aumenta o número de jogadores: com apenas dois jogadores, você raramente pegará uma carta que outro jogador estava decidido a pegar, mas isso se torna uma ocorrência muito mais comum em uma partida de quatro jogadores. Embora, inicialmente, você possa estar relutante em gastar gemas para modificar suas opções de 'dominó', você logo perceberá que pode haver um ganho muito valioso em pontos por sacrificar o único ponto que uma gema lhe renderá. Esse é especialmente o caso quando se leva em conta o efeito multiplicador das cartas de contrato.

Uma peça é virada a cada rodada como um marcador para ajudá-lo a acompanhar as sete rodadas, e nas rodadas 2 a 7 a peça mostra qual tipo e/ou cor de carta é tratada como um bônus: você ganha uma gema de bônus quando você escolha uma carta naquela rodada que atenda aos requisitos da peça e o jogador que tiver mais cartas qualificadas no final da rodada ganha a peça marcadora da rodada - cada uma valendo 2 pontos de vitória no final da partida.
Embora existam escolhas genuínas a serem feitas para otimizar sua pontuação, Frédéric Vuagnet projetou
Vivarium como um jogo muito acessível que pode ser ensinado e aprendido rapidamente. A iconografia nas cartas é louvavelmente clara e a arte cativante de Satoshi Matsuura é um ímã instantâneo para novos jogadores. Juntamente com o seu rápido tempo de jogo de 30 minutos, isto torna Vivarium muito adequado como um jogo porta de entrada para apresentar àqueles que ainda não descobriram a alegria dos jogos de tabuleiro modernos. Para esse fim, gostamos especialmente do fato de que todos os jogadores começam com cartas de contrato individuais, que ajudam a focar suas escolhas iniciais de compra.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.