Olá, dessa vez eu estou trazendo outra versão customizada que eu criei para o Vagabundo. Diferente dos corvos que eu fiz uma série de buffs para tornar jogáveis e dos marqueses que eu reformulei por completo para dar mais uso para as oficinas, dessa vez são apenas alguns ajustes, pelo menos no tabuleiro.
A primeira mudança foi logo no nome da facção, pois eu acredito que "Vagabundo" é muito mais fiel ao nome original Vagabond. Afinal todos eles são vagabundos, indivíduos solitários que vagam pela floresta, mas nem todos eles são malandros.
Em termos de gameplay, eu nerfei o chá, pois ele apresentava um problema: O chá era tão útil que todo mundo não apenas se recusava a craftar ele tendo um vagabundo na mesa, como tentavam segurar as cartas de chá o máximo possível para elas não irem para o descarte e eventualmente pararem na mão do vagabundo. O resultado é que na maioria dos jogos os vagabundos não viam nenhum chá, a menos que começasse com um. Agora o chá não é tão forte, mas isso significa que as pessoas podem craftar ele sem medo.
Outra mudança foi na forma como ajudar funciona. Agora o vagabundo só precisa usar um item e pode dar quantas cartas quiser para o outro jogador naquela mesma ação, desde que correspondam à sua clareira claro. E para subir o marcador de relações é preciso dar pelo menos X cartas EM UMA MESMA AÇÃO, ao invés de ao longo de todas as ajudas do mesmo turno.
Falando sobre utilização de itens, utilizar o chá, as moedas ou a sacola não move eles para a mochila. Isso ajuda a compensar o fato do chá estar dando apenas uma ação extra ao invés de duas.
A única forma de se tornar hostil é utilizar a espada para iniciar um combate (mesmo que não mate nenhum guerreiro inimigo). Utilizar a besta não torna mais a facção alvo hostil. A ideia é que o vagabundo fez um ataque escondido e a facção não sabe que ele é o culpado. Caso a facção inimiga ataque o vagabundo durante o turno dela, o Vagabundo não irá se tornar hostil mesmo que mate guerreiros durante esse combate. Mas para balancear isso, a facção precisa autorizar o Vagabundo a mover ou batalhar com os seus guerreiros.
Por falar em hostil, eu obviamente inclui a regra do déspota hehe

E por fim eu refiz as cartas de personagem, alterando seus nomes, itens iniciais e habilidades na maior parte dos casos. É possível utilizar todas as mudanças a cima com os personagens originais. Mas eu preferi fazer esses ajustes por alguns motivos. O primeiro motivo foi pelo flavor, para dar nomes que eu considero que encaixam melhor em cada arte, mas isso é uma questão de gosto pessoal. O segundo motivo foi balancear os itens iniciais entre todos, de forma que cada um tenha 4 itens incluindo a tocha, uma bota e outros dois. E o terceiro motivo foi para balancear as habilidades deles, de forma que todos tenham uma utilidade para a tocha além de explorar ruínas e não haja tanta disparidade entre eles.








