Post original: https://www.boardseyeview.net/post/toko-island
Apresentamos vários jogos de memória no Board's Eye View ao longo dos anos. Muitas vezes são jogos simples para crianças pequenas; variantes dos tradicionais jogos de “pegar duplas” que as crianças têm jogado ao longo de muitas décadas.
Toko Island da Helvetiq é um pouco diferente. Para começar, é um jogo totalmente cooperativo para até quatro jogadores, mas igualmente jogável como solo. Em vez de os jogadores competirem entre si, eles estão competindo contra um cronômetro de jogo, no qual você tem que usar fichas de ferramentas para encontrar correspondências para 10 cartas de tesouro antes de ficar sem ferramentas. E mais, você pode definir o nível de dificuldade e até jogar como um jogo de campanha, coletando cartas de troféu em um livreto.
Criaado por Marie Fort e Wilfried Frost, e com arte de Sandie Senac-Retaud, a premissa de
Toko Island é que os jogadores sejam exploradores arqueológicos em busca de artefatos. A ilha é o tabuleiro de jogo multinível. Está dividido em áreas delimitadas como areia, selva e rochas. Existem três tamanhos diferentes de fichas viradas para baixo, colocadas aleatoriamente em vários pontos recortados na ilha. Há também um tabuleiro em forma de barco no qual você coloca 16 fichas de ferramentas, novamente aleatórias. Cada ferramenta corresponde a um tipo específico de terreno: ancinho para areia, pá para selva e picareta para rocha, e a posição da ferramenta no barco indica se ela permite fazer 1, 2 ou 3 pesquisas ao usar a ferramenta. Os jogadores têm uma pilha de 10 artefatos, personalizados de acordo com o nível de dificuldade que você definir, e devem encontrar todos os 10, na ordem em que as cartas são reveladas, para vencerem coletivamente. Fique sem ferramentas antes de encontrar todos os 10 artefatos e perderá a partida.

No seu turno, você escolhe uma ferramenta e faz o número indicado de pesquisas no terreno correspondente, desvirando fichas. Se você tiver duas ou mais pesquisas e tiver virado a ficha em cima de outra, você pode continuar a cavar no mesmo local e desvirar a ficha abaixo. No entanto, se você não conseguir encontrar o artefato que está procurando, todas as fichas serão viradas para baixo novamente.
Parece fácil, mas é decididamente mais difícil do que aqueles jogos de memória em que você vira cartas ordenadamente dispostas em fileiras. Como as fichas são empilhadas em até três dimensões, os jogadores em
Toko Island precisam se lembrar das posições em três dimensões, em vez das duas mais usuais. Isso significa que este é um jogo de memória que os adultos podem achar tão desafiador quanto as crianças: uma escolha ideal como jogo família.
O fato de poder começar com uma missão simples no modo fácil e aumentar tanto o nível de dificuldade como a complexidade da missão é uma grande vantagem; aumentando enormemente a repetição de
Toko Island. Por exemplo, jogue a missão Darwin e você poderá optar por continuar procurando por mais do mesmo artefato em vez de passar para a próxima carta. Esta pode ser uma opção de forçar a sorte: oferece a perspectiva de alcançar uma pontuação coletiva mais elevada, mas ao custo de aumentar o risco de fracasso geral.
Para cada missão, os jogadores recebem uma meta a ser vencida, o que os qualificará para coletar um troféu e colocá-lo em seu livreto de troféus, dando aos jogadores a chance de desbloquear fichas de ação especiais para serem usadas na próxima vez que você jogar (presumivelmente em um nível maior de dificuldade). É um design simples, mas eficaz, que dá aos jogadores um reforço positivo valioso para as suas vitórias, o que as crianças consideram especialmente atraente. E também gostamos do fato de a Helvetiq ter evitado adesivos: os troféus são cartas que cabem no livreto de troféus.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.