Post original: https://www.boardseyeview.net/post/seas-of-havoc
Com
Seas of Havoc da Rock Manor Games, outro jogo pirata acaba de chegar ao nosso Board's Eye View. Em
Seas of Havoc, 1-5 jogadores selecionam um capitão único e um navio e criam um baralho inicial composto pelas cartas do capitão e do navio (oito no total), e a cada turno você comprará uma mão de quatro cartas que você poderá usar para controlar o movimento do seu navio e disparar seus canhões ao combater os navios de outros jogadores (ou os navios 'fantasmas' que são adicionados à mistura se você estiver jogando solo ou apenas quiser reforçar o jogo ao jogar com apenas dois ou três jogadores, ou se você quiser a opção de jogar Seas of Havoc em modo cooperativo).

O design do jogo de Sébastien Bernier-Wong e Peter Gorniak combina uma mecânica de alocação de trabalhadores com construção de baralho. Os jogadores colocam seus três esquifes em ilhas ao redor do tabuleiro, em cartas no mercado e/ou em bandeiras. A maioria dos locais oferece um recurso adicional: uma vela (registrada usando a roda em seu tabuleiro de jogador individual), um canhão (marcado colocando uma ficha de bala de canhão em seu tabuleiro) ou uma moeda. Você precisará de várias combinações desses recursos para comprar cartas do mercado para melhorar seu baralho e controlar seu navio no tabuleiro central. Os recursos também podem ser usados para ativar as cartas de atualização do seu navio, adicionando-as novamente ao seu baralho. Os locais das bandeiras permitem que você pegue uma das quatro bandeiras no tabuleiro para seu benefício de uso único (ganhe um recurso; descarte uma carta de sua mão ou baralho, compre outra carta de seu baralho para sua mão; ou jogue imediatamente outro turno). Além disso, uma bandeira que corresponda àquela mostrada em uma carta lhe dará uma 'ação de bandeira' bônus quando você jogar aquela carta. Você mantém a bandeira até que ela seja tomada por outro jogador, então a localização das bandeiras pode se tornar bastante disputada quando os jogadores estão posicionando seus esquifes.

Mas a colocação do esquife e a recolha de recursos são o prelúdio e não o evento principal, que é a competição entre jogadores em alto mar - ou melhor, a área de 36 quadrados que representa o mar no tabuleiro central. Os jogadores usarão cartas para manobrar seus navios, para que possam disparar uns contra os outros. Você pode tentar resgatar naufrágios para saque e, ao navegar em seu navio, poderá encontrar rajadas de vento que aumentam seu movimento e redemoinhos que mudam a direção do navio. Você também pode sofrer ao bater em pedras ou ser abalroado por um navio oponente. Seja por tiros de canhão ou colisão, sempre que sofre dano, você adiciona uma carta de dano ao seu baralho. As cartas de dano obstruem seu baralho, embora você possa usar uma ação subsequente do esquife para se livrar delas. No entanto, elas também atuam como um cronômetro de jogo: quando o baralho de danos termina, o jogo finaliza. Os jogadores somam toda a Infâmia que ganharam ao longo do jogo, principalmente atacando outros navios, e somam o valor da Infâmia de todas as cartas em seus baralhos: o jogador com mais Infâmia é o vencedor.

Todos os jogadores começam com poucos recursos, então
Seas of Havoc tem um arco de jogo distinto, com jogadores inicialmente focados na competição por recursos enquanto posicionam seus esquifes. O jogo realmente ganha vida quando você é capaz de comandar seu navio no mar enquanto abre caminho para a Infâmia. Existe um posicionamento tático no tabuleiro marítimo, particularmente através do uso criativo das 'características do mar' (rochas, rajadas e redemoinhos), mas esta fase do jogo é inevitavelmente caótica, especialmente nas contagens mais altas de jogadores, onde Seas of Havoc está no seu melhor.
Você não deveria se surpreender com o caótico combate naval: afinal, o jogo se chama
Seas of Havoc. É um jogo do tipo "Toma Essa" e é muito divertido. A Rock Manor Games fez um ótimo trabalho na produção, principalmente com peças de madeira e com arte de Nabetse Zitro. Com um grande número de permutações diferentes de capitães e navios, e com dados aleatórios preparados para os recursos marítimos, há boa rejogabilidade, e nossa Sea Monster Edition também incluiu uma expansão com capitães e navios adicionais, além da ameaça de vários monstros marinhos, incluindo o inevitável Kraken!
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.