Novo no Jogo? – Por Marcelo Groo
Galera, estreamos por aqui o “Zombicide Season 2 – Prison Outbreak”, vou postar abaixo o reviewzinho que eu fiz dele. =)
PS: Esses textos e fotos foram publicados no meu facebook, no álbum “Gruta do Groo” (que é a joga que rola semanalmente aqui em casa), estou apenas transcrevendo para cá.
Gruta #159 (29/10/2013)
Zombicide Season 2 – PRISON OUTBREAK
Finalmente estreando na Gruta o “Zombicide Season 2 – Prison Outbreak“, e em grande estilo: recebemos a visita do Joshua em pessoa para essa avant première!!!!! =D
Chique demais, né? Mas se é pra estrear, vamos estrear direito! =) Até por que essa estréia foi sofrida… O pacote “Season 2″ do Zombicide foi financiado através do Kickstarter no final de março desse ano, com promessa de entrega para setembro de 2013, mas… os caras se enrolaram, e muito… Os envios realmente começaram em setembro, o problema é que até agora não finalizaram. Aqui pelo Brasil teve gente que recebeu os jogos há mais de um mês, enquanto outros (como eu) sequer receberam o código de rastreio ainda. =/
A Season 2 do Zombicide é um pacote que inclui um jogo stand alone (Prison Outbreak), uma expansão grande (Toxic City Mall), duas expansões menores (os cachorros zumbis “Dogz” e os cachorros amiguinhos “Dog Companions”), e mais um monte de zumbis e personagens exclusivos bônus, fora os que foram oferecidos como compras opcionais. É muuuuuita coisa… e todos esses bônus obviamente atrairam a atenção do fãs do jogo: a meta do Kickstarter (25 mil dólares) foi atingida em inacreditáveis 2 minutos, e o financiamento fechou arrecadando absurdos 2.25 milhões de dólares! O.o
Enfim… da galera aqui da Gruta o primeiro a receber a Season 2 foi o LePe, e foi com a cópia dele que jogamos nessa Gruta Especial! =)
Como o LePe é um cara bacana (e preguiçoso!), chegou aqui com tudo ainda lacradinho, tokens para destacar, cartas para separar e sleevar, novas regras para ler, fora o setup do jogo e da missão. Nos “divertimos” durante um bom tempo com essas atividades, mas deu para todo mundo sentir um pouquinho do gosto de deslacrar a tão aguardada Season 2! lol lol lol lol lol
Escolhemos jogar a missão “CONCRETE SAW” do Prison Outbreak, com o mapa da prisão, os novos zumbis berserker, os cachorros zumbis e os cachorros amiguinhos, além dos velhos zumbis standard. Nosso grupo ficou: eu com a Lea (Wichita do Zombieland), LePe com o Brad (Clint Eastwood, em Dirty Harry), Guilherme com a Kim, João Cláudio com a Neema (da Toxic City Mall), Rogério com o Rick (Jason Statham, em Crank), e Eduardo com o Joshua (ou seja, com ele mesmo! =D ).
Circo todo montado, hora de matar zumbis!!!
PRISON OUTBREAK
Missão: M03 – CONCRETE SAW
SURVIVORS:
. Groo: Lea (Wichita, do Zombieland);
. LePe: Brad (Clint Eastwood, em Dirty Harry);
. Guilherme: Kim (do Prison Outbreak);
. João Claudio: Neema (da Toxic City Mall);
. Rogério: Rick (Jason Statham, em Crank);
. Eduardo: Joshua (do Prison Outbreak);
Nós escolhemos a missão “Concrete Saw” para jogar, pois ela tem uma mapa grande, de 9 tiles, que costumam ser os mais difíceis (pelo menos na Season 1). O mapa é dividido em 3 áreas: a ala esquerda da prisão (com 1 zombie spawn), a ala direita da prisão (com 1 zombie spawn), e a parte de fora da prisão (com 2 zombie spawns). Para entrar na prisão nós temos que pegar a concrete saw, uma arma especial que permite abrir a porta (e também tem dano 3, ou seja, mata abominations!!! O.o ), e para vencer temos que pegar todos os objetivos (são 7) e eliminar todos os zumbis da prisão.
Ok, já parecia bem difícil!!! Para dificultar ainda mais nós acrescentamos os zombie dogz ao cenário, e para equilibrar um pouco acrescentamos os dog companions e decidimos usar as regras dos zombivors.
LET’S GET IT ON !!! =D
Nossos heróis acordaram cedinho, arrombaram um prédio, mataram alguns zumbis, pegaram a concrete saw, e seguiram em direção às portas da prisão… Parecia um dia apocalíptico como outro qualquer, até que subitamente deparam-se com uma matilha de cães zumbis bem no meio da rua!!!! “Esqueceram as portas do Instituto Royal abertas!!!“, gritou Rick-Rogério-Statham, enquanto os demais trucidavam os cachorrinhos sem dó nem piedade! (sim, eles serão processados no futuro, mas isso já é uma outra história…)
Contratempos superados, Kim-Guilherme-Maniquinho usa a concrete saw para abrir as portas da prisão, permitindo que todos os demais entrem. Pelo lado de dentro, Brad-LePe-Eastwood ativa o mecanismo que gira as portas de entrada da prisão, isolando nossos heróis na ala direita enquanto os zumbis vão se acumulando na ala esquerda e do lado de fora. “Que mecanismo batuta!!!“, surpreende-se Lea-Groo-Wichita… “Vamos ficar do lado de cá e dane-se o resto dos zumbis do jogo!!!” =D
E assim fizeram nossos heróis… enquanto alguns tiravam uma soneca e outros jogavam purrinha, foram calmamente realizando buscas e matando um ou outro zumbi… encontraram armas de incrível poder, garrafas e gasolina que transformaram em molotovs, e até mesmo cachorrinhos do bem, que foram recebidos com alegria pelo grupo! Sim, foram tempos felizes aqueles… Mas havia uma missão por cumprir, lembrou-lhes Joshua-Eduardo-Ele-Mesmo!!!
Ainda espreguiçando-se, nossos heróis dirigiram-se para a porta rotatória, que nesse momento era assolada por dezenas e dezenas de zumbis vindos do lado de fora e da ala esquerda da prisão!!! “E agora???“, perguntou Neema-João-Claudio, “O que faremos???!!!“. “Muita calma nessa hora“, respondeu Lea-Groo-Wichita, retirando um coquetel molotov de sua mochila… “Eu tenho a solução!” =)
Nossos heróis então acionaram o mecanismo que girava as portas da prisão, permitindo que os zumbis de fora juntassem-se aos zumbis da ala esquerda, todos na sala rotatória… “3… 2… 1… Já!!!“, gritou Brad-LePe-Eastwood, acionando novamente o mecanismo que giraria a sala na direção dos nossos heróis!!! O.o
Com exatos 52 zumbis na sala (dois deles abominations!!!), o mecanismo aqueceu, as engrenagens rangeram, mas lentamente a sala foi girando, e girando, e girando, até que escancarou-se diante do grupo! “Mutherfuckers!!!“, gritou Lea-Groo-Wichita, arremessando o coquetel molotov! Dentre zumbis clássicos, berserkers, zombie dogz e abominations, todos instantaneamente incinerados, foram 60 pontos de experiência… o experience track ficou pequeno para Lea. =D
Resolvido esse probleminha, nossos heróis fecharam novamente as portas da prisão e seguiram para a ala esquerda, agora todos armados até os dentes e cada um com um cachorrinho parceiro. =) Era uma questão de tempo até que vencessem o jogo… No melhor estilo “entrada do Maracanã em final de brasileirão”, os zumbis voltaram a se aglomerar nas portas externas da prisão sem oferecer nenhum perigo. Enquanto isso, nossos heróis dizimavam os que surgiam na parte de dentro, até que finalmente a prisão estava livre dos indesejáveis mortos-vivos…
Fim de jogo, com prisão limpa e nenhum wound: PERFECT WIN !!! lol lol lol lol lol
Pareceu fácil? Sim… realmente foi… Praticamente um passeio no parque (ou na prisão, no caso), e também foi demorado (foram mais de 3 horas de jogo). =)
Fácil, fácil, fácil demais… apesar dos novos zumbis berserker (que você só pode matar no corpo-a-corpo) e de usarmos os zombie dogz (perigosíssimos, pois ativam 3 vezes!), vencemos o jogo sem que nenhum survivor tomasse um dano sequer… pior, sem que nenhum deles, em momento algum, ficasse em uma situação complicada, precisando que os demais o resgatassem, coisa bem comum nos cenários maiores do Zombicide básico…
Mas e aí? Por que foi TÃO fácil a partida????
Bom, são vários os motivos, a começar pelas cartas de equipamentos… Algumas armas da Season 2 são bem poderosas, como a concrete saw que mata abomination (tirando um pouco do charme do mito), e até mesmo as panelas foram substituídas por cassetetes, que além de serem melhores ainda podem ser descartados para evitar 1 dano (habilidade que apenas a “máscara” da Season 1 possuía). As regras dos zombivors então, nem se fala… quando o personagem morre volta como zombivor, você continua jogando com ele e só é eliminado se tomar mais 5 wounds! De início eu até imaginei que tais regras visassem equilibrar o jogo, já que os novos zumbis berserker são mais difíceis de matar, mas fato é que na nossa partida ninguém levou nenhum dano, ou seja, sequer precisamos usar os zombivors. =/
Outra coisa que diminuiu bem a dificuldade do jogo foram os tiles da prisão… Na Season 1 todas as portas internas dos prédios são conectadas e são colocadas outras portas em praticamente todas as extremidades dos mesmos, o que faz com que os survivors sejam cercados pelos zumbis durante a partida. Já os tiles da prisão da Season 2 são bem mais setorizados, com poucas portas e passagens, criando corredores e áreas isoladas onde é mais fácil controlar o avanço dos zumbis. Esta configuração também aumenta bastante o tempo de jogo, já que as possibilidades de movimentação por esses mapas é bem mais restrita e demorada… a nossa partida durou mais de 3 horas, praticamente todo esse tempo consumido dentro da prisão.
Mas o que realmente acabou com a dificuldade do jogo foi um tile em especial, o da porta giratória… Você entra em um cômodo e gira a porta, fechando-a e se isolando dos zumbis que estão do outro lado. O Zombicide é um jogo que simplesmente não aceita este tipo de possibilidade… tanto que a skill “fechar portas” jamais foi usada em personagem algum. Veja… ao isolar zumbis basta que você os deixe ali, juntando-se em frente à porta fechada, enquanto realiza buscas tranquilamente até encontrar as melhores armas do jogo e, principalmente, os molotovs… Depois é só aguardar até que todos os zumbis do jogo estejam junto à porta (sem sequer se preocupar com as reativações, que eram justamente a regra mais cruel da Season 1), e jogar um molotov neles!
Não achou a regra bombada?! Bom… eu fiz isso na nossa partida, matei 52 zumbis de uma vez e marquei 60 pontos de experiência… Além de limpar o tabuleiro, a minha personagem (a Lea) pôde pegar a red skill Ambidextrous (que permite usar quaisquer 2 armas iguais na mesma rolagem) e eu procurei calmamente pelas duas Chainsaws (serras elétricas) e 1 cachorro. Moral da história: a menina ficou com 5 ataques por turno (3 ações básicas + 1 ação bônus + 1 ataque corporal bônus), rolando absurdos 11 dados em cada ataque (5 de cada Chainsaw + 1 de bônus do cachorro)!!! Somou aí??? Isso mesmo, são 55 dados por rodada!!! =D
E finalmente, vamos falar dos Dog Companions… Você já ouviu aquele ditado que diz que “O cachorro é o melhor amigo do homem”? Pois é… a galera da Guillotine levou o ditado ao pé da letra e criou cachorros que aumentam as chances de vitória para módicos 100%. =)
Para compreender o poder decisivo dos Dog Companions você precisa primeiro entender o “Combo da Wanda”, que foi amplamente divulgado na internet e jamais foi comentado pelos criadores do jogo (apesar de muita gente mandar e-mail para eles)… O combo é bem simples: no nível laranja a Wanda pega a skill slippery (Liso), aí ela se move 2 espaços pra zona onde estão os zumbis (1 ação), faz 2 barulhos lá (2 ações), e se move 2 espaços de volta (1 ação), ficando em uma zona fora da linha de visão dos zumbis. O resto dos survivors ficam 1 em cada local (fora de visão também), então a zona de maior barulho (com 2 ruídos) é a dos zumbis… ou seja, eles não se movem e todos os demais irão para lá. A Wanda permanece fazendo isso todo turno até que todos os 60 zumbis do jogo estejam ali… e acabou, pois eles vão reativar e continuar ali, enquanto o resto da galera cumpre tudo o que for necessário e vence o jogo. lol lol lol lol lol
Legal, né? Agora pense que na Season 2 existem 6 Dog Companions (que segundo as regras, podem já iniciar o jogo com os survivors), onde cada um deles possui slippery, anda 3 zonas por movimento (a Wanda só andava duas), e pode usar ações para fazer barulho… É o combo da Wanda mega otimizado, já que basta qualquer personagem chegar no nível amarelo para usá-lo! =)
Agora me digam… o que é que a galera da Guillotine tem na cabeça????? =/
Bem senhores, é isso… quem leu até aqui já percebeu que será necessário mexer em algumas regrinhas para que a Prison Outbreak ofereça algum desafio para os jogadores (principalmente se você estiver usando os Dog Companions)… Eu particularmente não gosto de mexer nas regras originais, mas nesse caso vale à pena, pois apesar dos diversos pontos criticados nesse post, eu curti demais o jogo!!! A produção está impecável como sempre, os mapas da prisão estão lindos, os novos personagens e zumbis estão excelentes, e jogar com os cachorros é muito, muito, MUITO legal!!!! (quem curte cachorro vai entender!) =D
Valeu!
Groo
Marcelo “Groo” Medeia é programador visual, board gamer semi-profissional, nunca escreveu nada, nunca publicou nada, nunca… enfim, basicamente ele nunca fez nada, só joga board games e agora escreve umas besteiras para você, que está começando nesse mundo dos Jogos Modernos. Seja bem vindo, padawan…