pedropp::R DKS::Eu vou é aproveitar e desabafar, rs.
Eu tive das minhas piores experiências com a alfandega desde o fim do ano passado, tanto que tenho preferido comprar usado aqui na Ludopedia.
Em suma: caixas que não foram autorizadas a entrar no Brasil sem explicação, taxação de praxe, demora, enfim. Teve caixa que passou sem imposto? Teve. Mas a regra foi dor de cabeça.
Mas o pior é isso de caixas não autorizadas a entrar no Brasil sem explicação. Uma vez, duas vezes, três vezes... E tem empresa que não reembolsa frete, então imagine amargar R$ 400,00 de prejuízo sem nem levar jogo algum como aconteceu comigo nesses últimos tempos (eram dois jogos da GMT que estavam no P500 - a GMT reembolsou os jogos mas não o frete - R$ 400,00 de prejuízo).
Tem hora que dá vontade de desistir do hobby. Esse treco não é para quem mora no Brasil.
Aliás, o que é para quem mora no Brasil além de samba e futebol (e não gosto nem de um, nem do outro), alguém me diz, por favor.
...
Desculpem o desabafo.
Estava digitando ao mesmo tempo que você relatando a situação semelhante. É arbitrário e enlouquecedor. Não existe sequer possibilidade de recurso. Em relação à motivação, você encontra no Minhas Importações.
É completamente arbitrário.
Depois da primeira vez que aconteceu, eu passei a pedir para as empresas enviarem da maneira instruída. A GMT, por exemplo, até o nosso CPF tem solicitado. E mesmo assim a última caixa deles voltou. Eu tenho como saber se eles realmente fizeram tudo direitinho como dizem ter feito? Não. Mas na caixa anterior estava tudo certinho.
Depois disso, reembolsado, comprei os mesmos jogos na Miniature Market, já aproveitei e enfiei mais outros jogos leves para aproveitar o frete. Pedi para que eles fizessem como a receita pede. Não me responderam, enviaram, entrou no Brasil, sem imposto, chegou. Pego a caixa, colocaram alguma informação adicional? Não!
É de enlouquecer mesmo.
Agora, eu nem consigo culpar as empresas lá de fora que enviam para o mundo inteiro sem problemas e aí tem que lidar com as frescuras da alfândega brasileira. Não é a toa que tem Kickstarter que só não envia para países em guerra e para o Brasil.