Por matthew mclaughlin
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1570019/blood-bowl-dont-know-if-i-love-it-or-i-hate-it
Blood Bowl (Third Edition) é rápido, furioso, sangrento e brutal.
Pode ser emocionante ou agonizante, divertido ou frustrante, o melhor jogo ou um desperdício de três horas.
Tenho uma relação de amor e ódio com
Blood Bowl. Comprei a segunda edição em 1989, usando minha única fonte de renda aos 11 anos de idade. Os jogos que antecederam minha compra de Blood Bowl, foram
HeroQuest,
Space Hulk e um punhado de miniaturas de
Citadel. Estava ansioso para mais jogos, e acontece que vi
Blood Bowl na prateleira de uma loja de jogos em Aberdeen, Escócia. Não era muito fã de futebol americano na época, mas ver o logotipo
GW (Games Workshop) e a arte da caixa foram o suficiente para me convencer.
Honestamente não me lembro da minha impressão inicial de
Blood Bowl, mas devo ter gostado bastante porque eu saí e comprei
Blood Bowl (Second Edition): Elves, Dwarfs and Dungeonbowl - Dungeon Bowl foi uma explosão para mim e meu melhor amigo, e nós jogamos muito. O teletransporte, a aleatoriedade e o jogo longo nos divertiram. Ou talvez tenha sido a definição do calabouço e as bolas cravadas. Em qualquer caso, Blood Bowl foi trocado por Dungeon Bowl e Dungeon Bowl foi trocado pouco mais tarde por
Space Crusade,
Advanced HeroQuest e
Warhammer 40,000.
Uma vez guardados, nem
Blood Bowl nem
Dungeon Bowl apareceram na minha mesa de jogo. Embora tenha mantido os dois, nunca pensei muito sobre jogá-los novamente (ou em comprar a 3ª edição quando saiu). Muito tempo passou antes de jogar
Blood Bowl novamente - comecei a jogar em uma liga somente neste ano, de fato: um hiato de 24 ou 25 anos.
Sou gamer a muito tempo (jogo muito) e gasto muito tempo na minha loja FLGS. Os clientes não são enormes fãs de
Blood Bowl, e tivemos múltiplas ligas acontecendo em um determinado momento. Assisti a vários jogos, mas nunca me interessei em participar. Não sei porquê.
E não sei por que eu finalmente decidi participar. Por um capricho, comprei um set usado da 3ª edição, levei para casa, e li o livro de regras. Então pesquisei e me encontrei impressionado com o quão divertido as regras pareciam. Joguei alguns jogos sozinho e os apreciei o suficiente. 3rd Edition (ou qualquer edição do Livro de Regras) é um jogo muito diferente quando comparado a 2ª edição - e melhor, acho. As regras são menores, simplificadas, mas muito mais avançadas.
A contradição. Essa é a forma como me sinto sobre a experiência de jogar Blood Bowl.
Amo Blood Bowl. Mas, cara, odeio também.
Uma descrição concisa das Regras e do sistema:
Blood Bowl é principalmente um sistema D6. Dados especiais são utilizados para determinar os resultados de bloqueio.
Objetivo do jogo: marcar mais touchdowns que seu oponente, ou bater em muitas cabeças (algumas pessoas gostam de ganhar por touchdowns, outras preferem ganhar por baixas). Há dois tempos, e cada treinador tem 8 rodadas por tempo para marcar, matar, mutilar, ou causar quaisquer outros tipos de caos que possa pensar.
As regras e a mecânica de
Blood Bowl são muito fáceis de aprender. Treinadores tem turnos alternados. Durante o turno de cada treinador, os jogadores podem se mover, bloquear ou executar uma ação principal (de blitz e passe, as duas ações mais comuns). Cada raça ou personagem possui habilidades e estatísticas que determinam o movimento, tenacidade (resistência e valor de armadura), e agilidade, bem como quaisquer bônus especiais. Para um iniciante, manter o controle de habilidades especiais pode dar algum trabalho, mas não demora muito para aprender. Quando comecei, usei pequenos stickies coloridos para indicar qual jogador tinha qual habilidade e mantive algumas anotações nas proximidades.
O movimento é determinado pela linha inicial, e um jogador pode mover uma quantidade X de espaços, e precisa fazer "jogadas de esquiva" baseadas na sua agilidade para percorrer e desviar de outros jogadores tentando aplicar tackles. Uma falha na jogada de esquiva significa que o jogador cai e pode ser ferido. Se um jogador quer arriscar, ele pode correr um par de quadrados extras em uma jogada qualquer. Certas raças ou personagens têm regras especiais de movimento, mas o que descrevi é o básico.

Há duas ações violentas que um jogador pode executar: bloqueio e blitzing. O bloqueio básico é simples: um jogador pode bloquear outro jogador em sua zona desde que não tenha se movido naquele turno. Ele pode ganhar assistências de seus companheiros de equipe - da mesma forma, o jogador oposto ganha ajuda de seus companheiros de equipe. Isso pode se tornar confuso para um iniciante, especialmente quando habilidades como "guarda" e "bloqueio" estão envolvidas, muitas vezes não é totalmente claro quem está ajudando quem e quem está cancelando a quem e quem não vai cair quando os dados rolarem - mas com o tempo isso fica mais fácil. Ou talvez não. Ainda vejo veteranos com décadas de idade, fazendo uma pausa para relembrar as regras. Os resultados dos bloqueios são determinados por dados de bloqueios.
Blitzing é semelhante ao bloqueio, exceto que um jogador pode mover, bloquear, em seguida, continuar em movimento. A blitz em bloco é trabalhada da mesma forma que uma regular. Apenas uma ação de Blitz pode ser realizada a cada turno.
Outras ações principais incluem passe e faltas. Os resultados dessas ações também são determinados por jogadas de dados. Na verdade, jogadas de dados determinam tudo.
Tudo.
Uma rolagem ruim e seu turno termina, mesmo que essa rolagem aconteça em seu primeiro movimento. Perder um bloqueio. Derrubar a bola.
Blitz, bloqueio, movimentos extras, esquivar e atacar zonas, pegar a bola, passar a bola, carregar a bola, interceptar a bola, chutar a bola, derrubar um jogador, ferir um jogador, ativar certos jogadores, o tempo é determinado pelos dados, eventos do jogo são determinados pelos dados, o número de fãs presentes, os ganhos de cada equipe são determinados pelos dados, e tudo o mais que não posso pensar agora - tudo determinado pelos dados. Você joga dados, e joga muito, e muitas vezes os dados ganham ou perdem o jogo.
Isso não quer dizer que não se possa usar de estratégias. A maioria das estratégias envolve o posicionamento dos jogadores para maximizar suas habilidades e calcular quais ações são menos propensas a terminar em uma jogada ruim. Há um monte de ajustes e várias maneiras de descobrir como obter o melhor de sua equipe e sair de uma enrascada. Gosto disso, devo admitir - quando funciona.
É este aspecto do jogo que pode ser incrivelmente frustrante. Uma jogada ruim de dados pode jogar seus planos no lixo. Acho que os melhores jogadores de
Blood Bowl são os únicos que capitalizam as más jogadas de dados do seu oponente ou que podem ajustar sua equipe para minimizar os efeitos de suas próprias jogadas de dados ruins.
Devo estar exagerando, não é?
NÃO.
Deixe-me contar três jogos com minha equipe Chaos: Mourning Breath ov Kaos..
Depois de iniciar a temporada com duas derrotas, o Mourning Breath ov Kaos ganhou impulso com um par de dados. Os jogadores foram requalificados (evoluíram suas habilidades um pouco), e aluguei um Minotauro para fornecer alguma potência. Me senti muito bem nos meus próximos três jogos, senti que poderia varrer e passar através dos adversários e ganhar um pouco de pontos para fazer uma corrida até as finais.
Primeiro - uma equipe de mortos-vivos. Os The Undead receberam a bola. Liderados pelo Minotauro, fiz uma blitz pelo lado esquerdo, com minha horda Chaos esmagando a linha de mortos-vivos, meus homens-fera, da segunda linha, derrubaram o portador da bola e vi a bola livre. Na tentativa de pegá-la, Goathead Gnarlyknees se atrapalhou, mas ela caiu em um espaço ocupado por Cudbreath Wethermaker, onde trombaram. Felizmente - ou infelizmente - acredite ou não, ele foi arremessado de volta, e em seguida, tropeçou, jogando a bola fora do campo. A multidão jogou a bola de volta, e ele saltou 8 espaços em direção à minha endzone - onde um lobisomem a pegou e correu para o touchdown.
Uma série de jogadas de dados ruins em um único turno e fui para o intervalo perdendo por 1-0.
Ah, mas o Mourning Breath ov Kaos voltou com força total no segundo tempo! Eles deram o pontapé inicial - o Minotauro alinhado na ala esquerda avançou e em dois turnos quebrou ambos os golens dos mortos-vivos. Os Guerreiros do Caos na linha esmagaram os zumbis que avançavam contra. Os homens-fera fizeram uma formação em gaiola e marcharam pelo campo, esmagando e atacando tudo em seu caminho. Foi uma visão gloriosa de destruição e carne podre.
1-1 ao fim de três rodadas do segundo tempo.
O Mourning Breath ov Kaos teve sorte, destruindo a linha do adversário no kickoff seguinte. O Minotauro matou um lobisomem. A blitz de homens-fera liberou a bola, que foi agarrada por outro homem-fera facilmente (+1 agilidade). O próximo avanço começou. Tive que mudar rapidamente, porque o tempo estava acabando com duas rodadas para o fim, e meu adversário tinha 16 jogadores na endzone. Precisaria avançar duas vezes para marcar - mas as minhas jogadas de dados estavam pegando fogo.
Rodada 7: Meus jogadores estavam segurando os golens. A blitz de homens-fera surpreendeu o outro lobisomem. Um vampiro foi nocauteado. Os zumbis foram muito lentos para recuperar o atraso. O caminho foi limpo. Mudei o avanço dos homens-fera, avançando 8 espaços com uma rolagem e aterrando na endzone, garantindo minha primeira vitória na temporada.
Rodada 8: Meu adversário se desesperou com a derrota iminente. Começou a tentar matar e mutilar qualquer dos meus jogadores que ele poderia alcançar (uma tática boa, que muitas vezes usam, para quando a pontuação do jogo está fora de alcance - se estiver perdendo, faça o outro cara sair ferido). Nenhum bom resultado nos dados e o jogo virou contra mim. Sem perder tempo, não querendo fazer quaisquer rolagem de dados a mais, mudei a minha linha de homens-fera para a linha de gol. Dois espaços de distância – rolei um avanço. Passei. Um espaço agora, uma jogada, e a vitória era minha.
Paguei para ver. Com o dado que tinha sido tão quente em minha mão a maior parte do jogo. Com confiança joguei, provavelmente foi dramático para o público o que aconteceu.
Um.
Rolei um 1.
Meu jogador disparou. Caiu. Não marcou. O jogo terminou com 1-1.
Essas porcarias de dados.
Parecia uma derrota, e ela realmente me incomodou durante toda a noite. Sonhei com a rolagem. Horrível.
Mas sacudiu o mal humor e fui para outro jogo alguns dias mais tarde, desta vez contra os Orcs. Esse jogo foi uma confusão cansativa, com duas equipes batendo uns nos outros mais do que realmente tentando jogar. O Mourning Breath ov Kaos marcou primeiro, graças a um fumble Orc. O primeiro tempo terminou com eles perdendo por 1-0.
Eles receberam a bola no segundo tempo, mas o meu homem-fera, Braxx o Chifrudo, recusou-se a pegar a bola, errando duas vezes e perdendo duas das minhas três re-rolagens. Na terceira tentativa, ele conseguiu segurar a bola, mas os Orcs chegaram até ele, esmagando-o e forçando-o a se atrapalhar. Naturalmente, o empurraram até a endzone - e, claro, o fumble foi apanhado por um Orc que avançou. 1-1.
O segundo tempo foi brutal, com as equipes esmagando uns aos outros, esmagando e batendo no outro. Mas, no final, estava perto da vitória. E, assim como na partida anterior, o meu homem-fera entrou na endzone em uma única jogada no turno final do jogo. Como o jogo anterior, estava sem re-rolagens.
E como no jogo anterior, rolei um 1.
No próximo jogo meus meninos caíram por 1-0 para uma equipe humana, a mesma coisa aconteceu no final do primeiro tempo, matando todos os meus jogos no momento que tinha meus adversários nas mãos. Chaos perdeu por 2-0. E na semana seguinte minhas rolagens foram consistentemente ruins, então vieram as próximas rodadas. Metade da minha equipe foi morta, incluindo o meu minotauro e dois caras que tinham evoluído. Os playoffs, infelizmente, estavam fora de alcance.
Não estou lamentando, estou apenas ilustrando como brutalmente frustrante este jogo pode ser. Em cada jogo, senti que tinha realmente uma boa estratégia. Você joga tantos dados que as coisas podem e vão dar errado. Vai precisar de estratégias secundárias, ou, como já referi anteriormente nesta revisão, precisa ser capaz de reagir imediatamente. Normalmente, sinto que sou bom nesse tipo de ação e reação, mas
Blood Bowl não tem sido bom para mim, isso para dizer o mínimo! Se você não gosta de jogos baseados em sorte, então
Blood Bowl não é para você.
Mas tão frustrante como
Blood Bowl pode ser às vezes, também é muito divertido. Nos relatórios de sessão acima, posso ter me passado por ser miserável durante todo o jogo, mas isso não é a verdade. Ri com o meu adversário quando coisas ruins e/ou engraçadas aconteceram durante o jogo, e nos divertimos.
Se você realmente entrar no jogo - imaginando a carnificina, a reação dos jogadores com seus infortúnios, e os malucos eventos do jogo - pode realmente ter uma boa diversão, não importa o resultado do jogo.
Blood Bowl têm alguns momentos seriamente ridículos, que nunca tinha experimentado antes em todos os meus anos de jogos e que me levaram a cair na gargalhada depois de ter balançado minha cabeça, exasperado.
E quando isso acontecia qualquer frustração que estava sentindo evaporava e amava o jogo novamente.
Falando sobre diversão.
Sou o tipo de jogador que aprecia os aspectos de RPG. Role-playing é para mim. Se um jogo é apenas jogar dados sem nenhuma oportunidade para role-playing, até certo ponto, não estou interessado. Uma vez que o jogo começa, não há muito role-playing em
Blood Bowl (além de focar a sua própria imaginação sobre os acontecimentos reais das rolagens de dados).
Então, o que gosto mais em Blood Bowl? Jogos de liga.
Isto é onde o jogo realmente brilha. Depois de cada jogo, os jogadores podem acumular pontos e bônus. Esses pontos são usados para "subir de nível", ou desenvolver os seus jogadores. Como técnico você pode lhes dar qualquer número de habilidades especiais ou atributos que possa ajudá-los a se tornar melhores e mais eficazes. Você pode começar a personalizar a sua equipe – você pode dar às equipes bloqueios, golpes poderosos, garras, etc. Quer que eles se sobressaiam no jogo de passes? Passar, mãos seguras, etc. E cada raça ou equipe tem diferentes habilidades que podem ser trabalhadas; Chaos, por exemplo, podem sofrer mutação.
Desenvolver sua equipe e seus jogadores é realmente muito divertido. No início de uma temporada, dou a cada jogador na minha equipe um nome e uma pequena biografia. Crio proprietários e treinadores, e até mesmo uma mascote. Às vezes fico tão apegado aos meus jogadores e suas personalidades, que fico chateado quando ficam mutilados ou morrem!
Em suma,
Blood Bowl é um jogo legal (mas frustrante) para uma partida, mas com jogos de liga é fenomenal.
Imagino que com o tempo vou desenvolver melhores estratégias para usar em minha equipe, o que vai me ajudar na elaboração de estratégias e planejamento de como evoluir as habilidades dos jogadores. Já consigo saber o que minha equipe faz e o que não faz, depois de dez jogos, isso me ajudou a me tornar um jogador mais competitivo em comparação com o bobalhão que era naqueles primeiros jogos. Não venci um jogo ainda, mas talvez um dia eu vencerei!
Meu décimo jogo foi uma perda para os elfos, então comecei a execução de uma nova estratégia que vou usar daqui para frente. Assim como em qualquer jogo, há uma curva de aprendizado e a experiência traz resultados. Começar com os primeiros jogos, para mim, foi a parte mais difícil.
Ainda assim, eu aprendi a mecânica do jogo com rapidez suficiente. Há algo a ser dito sobre isso. Os melhores jogos são aqueles que são simples de aprender, mas difíceis de dominar.
Blood Bowl é exatamente isso - se é que pode ser dominado. Os dados são e sempre serão verdadeiros mestres do jogo.
Escrevi todos os motivos pelos quais amo
Blood Bowl e todos os motivos pelos quais o odeio.
Não tenho certeza que convenci qualquer outra pessoa a jogar, mas eu com certeza continuarei jogando; tudo o que posso dizer é que
Blood Bowl é uma experiência de jogo diferente de qualquer outro jogo que já tive em todos os meus anos como jogador.
Traduzido por mgstavale