Por Greg Schloesser
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1566952/murano-review
Minha esposa e eu somos fanáticos por viagens, e, particularmente, gostamos de viajar ao exterior. A Europa tem sido o nosso principal foco de concentração na maior parte dos últimos 25 anos, apesar de termos explorado um pouco a Ásia e a América Central. De todos os lugares que viajei, minha cidade favorita é Veneza, Itália. Que lugar encantador! O fato de que ela é um ex-país que está isolado em um conjunto de pequenas ilhas ao largo da costa da Itália é em si fascinante. Adicione um labirinto de canais que cruzam cada ilha, a arquitetura opulenta e rica em história e você terá uma localidade que parece mais um livro de histórias do que realidade. Veneza é isso.
Uma das áreas (na verdade, várias ilhas) que compõem Veneza é Murano, que se tornou mundialmente conhecida pela sua indústria de fabricação de vidro. É nesta ilha o cenário para
Murano de
Inka e Markus Brand, um jogo de tabuleiro sobre o desenvolvimento da ilha e seu crescimento econômico. Os jogadores estabelecerão negócios, recrutando poderosos locais para ajudá-los e atrair clientes para ganhar riqueza e fama.
O tabuleiro central representa o conjunto de ilhas que compõem o distrito de Murano. Cinco das sete ilhas estarão disponíveis para construção, enquanto as duas restantes são repositórios de cartas e tiles do jogo. As cinco principais ilhas têm docas em que os jogadores podem colocar seus gondoleiros (barqueiros), a fim de pegar cartas de personagens especiais adquiridos durante o jogo. Cada jogador começa com cinco gondoleiros, mas podem adquirir novos - ou demitir os atuais – durante o jogo. Os jogadores começam o jogo com cinco ouros, e, geralmente, estarão lutando para manter um fornecimento constante de dinheiro durante todo o processo.

Um dos aspectos mais legais do jogo é o mecanismo de seleção de ações. Uma rota de água circunda as ilhas e é composta de 18 espaços, cada um dos quais permite ao jogador executar uma ação específica. Há oito barcos colocados nesta rota, e um por vez, um jogador vai mover um destes barcos a fim de realizar a ação desejada. Um jogador pode mover um barco, tanto quanto desejar, desde que não se encontre com outro barco. Dois barcos não podem ocupar o mesmo espaço, nem podem passar sobre os outros. Assim, se uma ação desejada está sendo bloqueada por um ou mais barcos, o jogador deve primeiro mover os barcos para fora do caminho.
Isso não é problema, certo? Bem, não exatamente. Veja, o primeiro movimento do barco é livre, enquanto todos os outros barcos são movidos ao custo de moedas a uma taxa crescente. Após o primeiro movimento "livre", o segundo barco custa uma moeda para se mover, enquanto cada movimento subseqüente custa mais uma moeda do que o barco anterior. Assim, se um jogador precisa mover quatro barcos para chegar a um local desejado, o custo será de seis moedas (0, +1, +2, +3), que é uma soma principesca neste jogo financeiramente amarrado. Muitas vezes, um "trânsito” de barcos é criado, forçando um jogador a mover numerosos barcos para desocupar espaços, para que ele possa mover um barco para o espaço da ação desejada.
Após a transferência, o jogador realiza a ação do espaço onde deixou o último barco. Há uma variedade de possíveis ações, incluindo:
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Pegar 2 Moedas.
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Comprar uma fábrica de vidro, loja, palácio ou edifício especial. Há espaços separados para cada uma dessas ações. A maioria custa 2 moedas, enquanto a fábrica de vidro custa apenas uma. Em relação às lojas, o jogador pode pagar 4 moedas, a fim de buscar na pilha de tiles o que deseja. Edifícios especiais, quando construídos, normalmente dão aos jogadores benefícios durante o jogo. Por exemplo, a Taverna concede um desconto de 2 moedas no recrutamento de personagens, enquanto o Salão das Guildas concede um ponto de vitória cada vez que o jogador produzir vidro.
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Recrutar um personagem. Cartas de personagens concedem pontos de vitória no final do jogo para o cumprimento dos critérios especificados. O jogador deve ter um gondoleiro presente na ilha para se qualificar. Por exemplo, uma carta garante 2 pontos por um palácio em uma ilha. O jogador pode escolher qualquer uma das ilhas na qual tenha posicionado um gondoleiro e ganha 2 pontos por palácio naquela ilha, independentemente de quem construiu lá. Outros pontos das cartas são determinados por tipos de lojas ou clientes em uma ilha, fábricas de vidro, edifícios especiais, gondoleiros, etc. Cartas de personagens podem ser uma tremenda fonte de pontos de vitória, de modo que não devem ser menosprezadas. Não há limite para o número de cartas que um jogador pode possuir, mas o custo aumenta com cada uma adquirida.
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Colocar um gondoleiro. Como mencionado anteriormente, gondoleiros devem ser colocados ao custo de 2 moedas nas docas das ilhas especificadas, a fim de ganhar os pontos de vitória concedidos pelas cartas de personagens. Há um espaço por jogador em cada ilha, mas os jogadores podem pagar 5 moedas e tomar qualquer local. Isso pode ser necessário se um jogador tem várias cartas de personagens que devem ir para a mesma ilha.
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Gondoleiro. Os jogadores começam com cinco gondoleiros, mas podem adquirir até mais dois por 3 moedas cada um no espaço gondoleiro. Alternativamente, se um jogador está sem dinheiro, ele pode demitir um gondoleiro, ganhando 3 moedas. Esse trabalhador despedido pode ser contratado de volta em um momento posterior.
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Construir uma rua ou edifício. Ao tomar esta ação, um jogador pode construir até três tiles. Para construir um edifício, o jogador deve tê-lo previamente adquirido, enquanto as ruas são formadas conforme a necessidade. Edifícios são colocados em um espaço vago em qualquer ilha. No entanto, os edifícios devem ter acesso às ruas, e os jogadores também podem construir ruas. Isso é importante quando se escolhe a ação de renda e de pontos de vitória no final do jogo com base nas cartas de personagens.
A maioria dos edifícios - fábricas de vidro, lojas e palácios - dão pontos de vitória imediatos quando construídos, enquanto os edifícios especiais permitem que o jogador compre uma carta de edifício especial, que dá ao jogador poderes especiais dentro do jogo, como descrito acima.
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Renda. Além de conceder imediatamente 2 pontos de vitória, lojas também são uma importante fonte de renda. Há três cores de lojas, correspondentes às cores dos clientes encontrados em muitos tiles de ruas. Lojas são bastante discriminatórias e só vão vender para clientes de uma cor correspondente.
Ao escolher a renda, o jogador escolhe uma ilha e até três lojas de sua propriedade naquela ilha (mas não mais do que uma de cada cor). Todos os clientes dessas cores que estão conectados às lojas selecionadas pagam ao jogador uma moeda. Esta pode ser uma quantidade bastante robusta se planejada adequadamente.
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Produção. Para cada fábrica de vidro construída pelo jogador, pode produzir o vidro, comprando aleatoriamente uma pérola de vidro do saco. No entanto, as fábricas de vidro são poluidoras notórias, assim o jogador perde 2 pontos de vitória para cada fábrica de vidro ativada. Droga.
Há dez de cada uma das três cores das peças de vidro, e um jogador pode manter ou vender esferas de uma cor depois de comprá-las. O rendimento recebido pode ser substancial. Por exemplo, dois de uma mesma cor rendem 12 moedas, enquanto três rendem 20 moedas. Esferas de vidro também podem ser usadas como pontos de vitória no final do jogo, se o jogador tiver as cartas de personagens correspondentes.
A estratégia de usar vidro pode ser bastante lucrativa e formidável se a combinação correta de cartas de personagens forem reunidas durante o jogo.
O jogo continua dessa forma até que duas pilhas diferentes de tiles de construção (incluindo ruas) acabem. Cada jogador recebe mais uma vez, e os pontos vitória são computados. Durante este turno final, todos os edifícios adquiridos podem ser construídos imediatamente. Jogadores contam os pontos obtidos a partir de todas as cartas de personagens que possuem, bem como um ponto para qualquer gondoleiro não atribuído. Claro, ganha quem tiver mais pontos, e o jogador torna-se o magnata de negócios em
Murano.
Murano é um jogo emocionante e desafiador. Como mencionado, o mecanismo de seleção de ação é altamente criativo e original. Pode ser muito frustrante ter um caminho para uma ação bloqueado, o que encoraja os jogadores a manterem uma fonte saudável de dinheiro disponível para lidar com tais ocorrências. Há uma grande variedade de ações para escolher, muitas das quais têm vários espaços. Isso ajuda na prevenção de muitos congestionamentos.
Existem inúmeras fontes de pontos de vitória, algumas das quais podem ser bastante poderosas. Vi resultados equilibrados, mas também vi que uma grande concentração de lojas ou de produção de vidro também produzem ótimos resultados. Cartas de personagens são certamente uma parte essencial de qualquer estratégia, por isso, apesar do seu custo (que aumenta exponencialmente), é sábio para qualquer jogador recolher várias delas.
Tal como acontece com muitos jogos, alguns podem desenvolver uma estratégia ou tática específica para ser formidável. Já ouvi algumas reclamações de que a estratégia de produção de vidro pode ser muito poderosa. Isso certamente pode ser o caso se apenas um jogador está a fazê-lo. Coletar a combinação certa de cartas de personagens com esta estratégia pode produzir uma enorme quantidade de pontos de vitória no final do jogo. No entanto, se vários jogadores apostam na produção de vidro, como parte de sua estratégia, é altamente improvável que um jogador seja capaz de montar um rolo compressor imbatível.
Enquanto o jogo não é necessariamente cruel, muitas vezes há uma forte concorrência por espaços de construção nas ilhas, bem como nos locais dos gondoleiros nas docas. Muitas vezes, os adversários constroem lojas ou edifícios em ilhas onde você tinha outros planos, mas essa interferência é causada principalmente pelos adversários que perseguem seus próprios objetivos e não baseado em hostilidade aberta. Ainda assim, gosto este aspecto, uma vez que muitas vezes força os jogadores a reajustar as suas estratégias.
A equipe de design de Inka Brand e Markus Brand publicou dezenas de jogos, incluindo títulos populares como
La Boca,
A Castle for All Seasons,
Saint Malo e
Village. Em minha opinião,
Murano está no mesmo nível. É inteligente, original e muito desafiador, com muitas opções e caminhos para explorar. Nesses aspectos, tem muito em comum com a encantadora cidade de Veneza. E, assim como Veneza, não posso esperar para visitá-lo novamente!
Traduzido por mgstavale