metelo::DBertolucci::metelo::Grande palhacada essa choramingacao de gente que nao quer se atualizar. O mesmo esta acontecendo com programadores, paralegals, medicos, engenheiros, etc. Voce se adapta, usa as tecnologias novas, ou vira um cara de nicho que nao consegue acompanhar o mundo moderno. Existe mercado para isso, mas o mundo vai mover e gerar volume de uma nova forma. No caso especifico, e em dias gerar arte para centenas de cartas, e nao num processo que pode levar meses.
AI e mais uma ferramenta que permite voce criar coisas novas de modo mais acessivel, mais rapido e mais barato. Nao importa a area de especializacao, vc ainda precisa saber o que esta fazendo para conseguir gerar um resultado usavel nas AIs baseadas em LLM. Nao e simplesmente pedir de qq jeito, e esperar para receber uma Mona Lisa. , e no casa de arte, todo um senso de estetica para usar uma AI e conseguir algo de qualidade. Assim como ocorre com todas as outras ferramentas usadas na areas que requerem conhecimentos tecnicos ou artisticos.
Com certeza, em 5 a 10 anos, ninguem estara discutindo o uso de AI na producao de arte, pesquisa de casos passados, escrita de codigo, etc. Exatamente como ja nao se discute o uso de Photoshop/CorelDraw e outras ferramentas digitais ou AutoCAD em engenharia.
Agora o que acho uma discussao interessante e a questao do treinamento das AIs, com imagens com copyright e sem autorizacao de uso. Mas antes disso eu preferia discutir a legitimidade do modelo de Copyright atual, ainda mais que agora com o uso de AI para gerar arte, as cortes americanas ja decididiram multiplas vezes que nao pode ter copyright para as imagens geradas via AI. Notem que essa questao vale para toda area onde LLM e aplicavel, e que provavelmente ainda vai gerar muita confusao.
Meu amigo a questão é que essa "atualização" vem ao custo de anos de trabalho de uma classe inteira que tá tendo seu trabalho utilizado sem nenhum tipo de remuneração.
Essa tecnologia nova é treinada, na imensa maioria das vezes, com base na arte de pessoas que não concordaram com seu trabalho sendo utilizado nesse treinamento. Considerando que isso tem fim lucrativo, você tá acabando com o trabalho de uma classe inteira sem nenhum tipo de compensação financeira.
Não é um caso de "se atualiza com o novo". É um caso de "me dá o seu trabalho aqui de graça".
Como falei, a grande questao vira a questao do Copyright X Fair use. Do ponto de vista de um engenheiro, isso p mim e claramente um fair use, afinal esta usando um material que tem uma protecao dada pela sociedade, para melhorar a sociedade (just se voce vai questionar se melhora ou nao a sociedade, pois ainda estamos muito cedo no ciclo, mas receber produtos melhores em menos tempo em geral classifica-se como uma melhora).
Agora, dizer que esta acabando com uma classe, isso nao e verdade. E o mesmo que dizer que acabaram com os artesoes quando ocorreu a industrializacao. Mas que o trabalho de um artista vai mudar, e muito nos proximos anos, com verteza vai, pq a presenca da ferramenta no mercado si vai aumentar. Voce sabia que em agosto 35% do codigo colocado no Github veio de AI LLM como o chatgpt?
A verdade e que essa ferramenta ja esta impactando o mundo todo. Alguns vao ficar ricos, alguns nao vao retreinar mas continuaram bem na sua area de atuacao, e alguns (em geral os mais mediocres) vao ser colocados para fora do mercado. O mesmo que ocorreu na revolucao do motor a vapor, na revolucao industrial, na era do .com, e todas revolucoes tecnologicas que impactam de forma fundamental a forma como trabalho e realizado.
Curiosidade interessante: No USA no fim do seculo 19, haviam 50M de cavalos que eram usados para varios fins. No fim do seculo 20, eram apenas 3.3M, que passaram a ser usados apenas para entreterimento. So espero que nos saibamos nos adaptar para nao ficarmos como os 47M q morreram, pois nao se acaharam produtivos.
Há alguns problemas nessa argumentação:
- "receber produtos melhores em menos tempo em geral classifica-se como uma melhora "
Na verdade, a indústria, principalmente a do entretenimento, está cheia de exemplos de avanços técnicos que trouxeram uma piora do produto. O avanço é utilizado apenas e tão somente para cortar custos
- "dizer que esta acabando com uma classe, isso nao e verdade. E o mesmo que dizer que acabaram com os artesoes quando ocorreu a industrializacao "
Foi precisamente o que ocorreu: a industrialização acabou com os artesãos. Milhões de pessoas foram forçadas a se mudar para as grandes metrópoles em busca de emprego, pois aqueles com que estavam acostumadas havia gerações, e que estruturavam as sociedades e suas relações até então, de uma hora para outra desapareceram. As condições de vida pioraram significativamente para a maior parte da população. A situação era tão precária que tumultos eram comuns, a expectativa de vida era de pouco mais de 20 anos nas populações fabris e, não à toa, foi como reação a esse estado de coisas que nasceram movimentos como socialismo, comunismo e anarquismo. Mudanças drásticas nos meios de produção sempre trazem grandes convulsões sociais e não tenho dúvidas de que o estabelecimento e aprimoramento das IAs é uma evolução tecnológica como jamais vista, que em pouco tempo deverá substituir todos o trabalho como o conhecemos, de uma forma que estará além de nossa capacidade de adaptação
- "alguns (em geral os mais mediocres) vao ser colocados para fora do mercado"
Não, os que serão colocados para fora do mercado serão justamente os melhores, pois estes são os que cobram mais pelo seu trabalho. Serão substituídos por qualquer um que saiba manusear a ferramenta (o que tenderá a ser uma tarefa cada vez mais simples, a requerer um profissional cada vez menos qualificado)
Por fim, eu concordo com sua conclusão de que isso está dado, as IAs estão aí e reclamar delas ou de como a indústria as utiliza é como reclamar da chuva, não mudará nada. Agora, por outro lado, é muito importante que aqueles afetados por essa tecnologia apontem os problemas decorrentes dela, pois eles serão algo com que a sociedade terá de lidar no curto prazo. Os profissionais expulsos de sua área de atividade não serão absorvidos por alguma outra atividade que surgirá naturalmente, assim como não desaparecerão. Haverá consequências, queiramos ou não.
A propósito, a frase de Newton, muito mais do que um elogio à engenhosidade humana, foi proferida para atacar seu rival Robert Hook, de baixa estatura e, ao que se diz, portador de outras deficiências físicas