Ontem foi dia de jogar a segunda partida de Paths Of Glory, o clássico jogo de guerra que chegou ao top 1 do BGG (foi o primeiro jogo de tabuleiro a chegar nessa posição, na verdade) e que atualmente ocupa o terceiro lugar nos jogos de guerra, também pelo BGG, atrás de Guerra do Anel e Twilight Struggle.
Já havíamos jogado uma simulação de 2 turnos, que consta no próprio manual, há alguns meses atrás.
Após ver 3 vídeos de 20 minutos cada nos sentimos confiantes e perfeitamente estudados para arriscar o modo introdutório, que nada mais é que 3 turnos do jogo ou seja, os meses de agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro de 1914.
Tabuleiro e unidades devidamente configuradas

Fui pelo lado das potências aliadas (Impérios Britânicos, Francês, Russo, Belga e a Sérvia) já minha namorada assumiu a difícil missão (ao menos historicamente falando) de controlar as unidades pelas potências centrais (Impérios Alemão e Austro-Húngaro).
Apelamos para o FAQ e algumas alterações foram feitas para melhoras as coisas para o lado das Potências Centrais, como por exemplo tirar uma trincheira de Bruxelas, dar um ponto de vitória caso as Potências Centrais atingissem o estado de Guerra Limitada,entre outros.
O Forte em Liege, antes das Armas de Agosto, seria apenas uma vaga lembrança

As potências centrais iniciaram de forma muito ofensiva apelando para o evento histórico das "Armas de Agosto". O forte em Liege, na Bélgica, é destruído pelos alemães (peças em tons de cinza), que viriam também a tomar Bruxelas. As coisas não pareciam bem para o lado aliado, já que os franceses (peças em tons de azul escuro e claro) não estavam conseguindo responder à altura. Belgas e britânicos (respectivamente peças azul claro e marrom) se refugiam em Ostend e inauguram as trincheiras, conseguindo se proteger razoavelmente bem.
Ataques em flanco e trincheiras

Os alemães, insaciáveis, se viram em um ataque em flanco para Verdun, em território francês. As trincheiras fazem suas primeiras vítimas, já que os exércitos alemães estavam reduzidos e acabaram sofrendo baixas e viraram meros corpos.
O Oriente Próximo, ignorado pelas potências centrais, permitiu um importante avanço dos aliados

Em um canto mais obscuro do tabuleiro, um corpo britânico se movia rapidamente e tomava Bagdá e após tomaria também Mosul e Constantinopla. As potências centrais, que não estava presentes nessa parte do tabuleiro, não souberam usar o porto em Constantinopla para mover seus corpos para lá. A Turquia, que nessa versão do jogo jamais entraria na Grande Guerra, também é uma ausência muito sentida pelo lado Central.
edit: movimento ilegal por parte das potências aliadas, já que o Império Turco-Otomano não entrou na Grande Guerra até aquele momento e, portanto, o corpo britânico jamais poderia ter saído de Basra e invadido o território Turco-Otomano. Na verdade, esse corpo não poderia ter se movimentado para qualquer território da Pérsia, que também era parte do Império Turco-Otomano.
O império austro-húngaro (branco e cinza) tenta penetrar em território russo (unidades em marrom)

Pelo lado leste do conflito, o império austro-húngaro avança em território russo. Paths of Glory não reproduz as intempéries de relevo quando no movimento, mas os fortes são obstáculos reais, parando a movimentação ali. Presentes em localidades como Lutsk e Dubno, os fortes impediram o avanço dos austro-húngaros; ainda, a geografia extremamente aberta permitiu aos corpos russos cercar e cortar os suprimentos centrais. Aqueles exércitos e corpos jamais tornariam a se reestabelecer, tendo perecido e mostrando o lado mais cruel do jogo.
Considerações finais
No final dos 3 turnos, os PV apontaram 7, o que implicaria em uma vitória aliada (que seria atingida com menos de 10 pv´s ). Entre 10 a 13 pv´s seria um empate e a partir de 14 pv´s, vitória das potências centrais.
Mas o resultado foi o que menos importou, pois alguns mecanismos do jogo ficam prejudicados pelo número curto de turnos e a impossibilidade de se avançar para a Guerra Limitada. Contudo a experiência e aprendizagem das diversas regras e engrenagens foi muito divertida.