iuribuscacio::undefined:Caro metelo
Meu amigo, só por curiosidade fui dar uma conferida nesse vídeo do No Pun Intended, e fiquei com a clara impressão de que esse Ragnarok realmente não fez muito sentido. Se você tem 3 condições de disparar o final do jogo, e uma delas (matar o Loki) é muito mais difícil do que as outras, me parece óbvio que os jogadores vão optar pelas duas condições mais fáceis. Além disso, se você faz um jogo para consertar os erros de um jogo anterior, e esse segundo jogo também precisa de house rules, muito provavelmente o próprio design do jogo é que tem problemas.
De todo o modo, é como você disse, eu já não havia não curtido muito o Lord of Hellas, e com esse Ragnarok não seria diferente.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio
Na verdade nao e questao de ser mais facil ou mais dificil. Sao 3 condicoes diferentes para voce ganhar que operam em eixos estrategicos diferentes. Nao sei se ja jogou o Mare Nostrum, mas e tipo as condicoes de vitoria nele.
Quero deixar claro que nao e que o Hellas seja quebrado, mas existem coisas meio esquisitas nele, que vou dizer como foi addressed no Ragnorak:
1 - Mapa que tem muito gargalos, e faz conquistar os territorios ficar muito facil pq vc so tem de defender uns poucos pontos, o que pensando em Grecia, faz sentido -> No Ragnorak e uma ilha, e vc tem uns barcos q dao p vc acesso a territorios em que eles estao conectados.
2 - Matar monstrols era dificil, e muitas vezes vc amaciava o monstro e nao conseguia matar, e nao levava o credito. -> No Ragnarok os monstros pareceram mais fracos (pelo menos os o do jogo base, ainda nao coloquei os extras). Com isso adicionaram a regra de se vc der 50% dos danos, o monstro ainda conta para vc para lutar contra o loki. Por isso fizeram o Loki ser mais dificil de matar, para o jogo nao ficar curto demais
3 - As quests era muito soltas, nao interagem bem com o jogo -> No Ragnorak removeram as quests
4 - Os monstros nao interagem com os jogadores, apenas na fase de monstro -> No Ragnorak, vc pode controlar e ativar os monstros via umas runas (tipo o QiC do Gaia).
5 - O fim do jogo era lento, pq levava 5 construcoes do mesmo deus 3 turnos para entrar no end game. -> Aceleraram colocando as condicoes de trigger do Ragnorak. A grande reclamacao que aparenta ter alguma validade p quem nao acha isso um problema no Hellas, e que com isso dispara muito cedo. Eu nao joguei o bastante ainda para saber, mas no Hellas era quase impossivel vc constsruir mais de 3 partes das estatuas, pq o jogo acabava antes, bem antes.
Confesso que o que ainda nao vi em 4 partidas foi uma vitoria via territorio. Ja vi 3 de templo e 1 de loki com o ragnorak rolando. todo mundo esqueceu disso, e um cara foi e espancou o loki no ultimo turno (ele ja tinha tomada uns danos antes). Mas em todas existia a tensao do Ragnorak sair em breve, e em 1 ocorreu.
Nao achei o jogo broken, mas para quem ta feliz com o Hellas, o Ragnorak acelerou o ritmo do jogo demais. Mas o jogo e uma versao nova do mesmo sistema, e como voce mesmo falou, nao acredito que va curtir o Ragnorak, mesmo com as miniatures bonitas pacas.
PS - Se usar tudo realmente o mapa fica bem poluido. tanto que na proxima vez, devo remover algumas miniaturas q nao sao tao necessarias.