
Nucleum (Simone Luciani, Dávid Turczi, 2023)
Estamos na Saxônia no fim do século XIX. Estamos desenvolvendo as primeiras usinas termonucleares. Precisaremos minerar urânio, construir usinas e criar redes de distribuição para eletrificar prédios civis. O tema não me atraiu, mas achei que ele foi bem implementado.

Trata-se de um euro médio-pesado baseado na seleção de ações. No seu turno você terá 3 opções:
- Usar uma peça de ação no seu tabuleiro pessoal. Neste caso você fará as duas ações da peça.
- Usar uma peça de ação e um meeple como uma conexão no tabuleiro principal. Cada uma das ações está marcada com uma cor. Caso você consiga associar a ação a outra com a mesma cor, as duas são acionadas. Rotas completadas geram benefícios para quem participou dela.
- Ganhar a renda e recuperar as peças que você enviou para o tabuleiro pessoal.

As ações envolvem gerar recursos, construir elementos (tanto para geração e transmissão de energia quanto prédios civis), gerar a energia para os seus prédios e desenvolver tecnologias. Cada um terá o seu conjunto assimétrico de tecnologias a serem desenvolvidas. Gerar energia também habilita um interessante sistema de pontuação de fim de jogo.
Eu gostei bastante de Nucleum. Tem um clima parecido com o Barrage (mesmos autores) mas é menos punitivo o que me agrada. A construção de rotas e transporte de recursos e transmissão de energia lembra um pouco Brass. Super recomendo que conheçam. Certamente estará na minha lista de melhores do ano.

Eu gostei mais de Nucleum do que Barrage, e você?
_______________________
O Dino Escape está com nova edição e o preço abaixou.
Dê uma olhada em:
https://tgmeditora.com.br/produto/dino-escape/