Muito interessante esse Feudal! Vou tentar fazer uma versão home made pra testar.
E Acquire é um jogo que envelheceu tvz até melhor que o Catan, pois é menos aleatório e mais rápido. A nova edição é muito bonita, mas tenho receio de que as novas peças 3D atrapalhem a visualização do tabuleiro.
Esse imbróglio que a Grow fez entre Jogo do Poder / Cartel e Acquire é muito comédia, mas refletia o isolamento econômico do Brasil, mercado de jogos pouco desenvolvido e tb resulta do fato de que os conceitos de direitos autorais e pirataria eram diferentes na época. Os dois jogos são excepcionais, todavia, e dou como ponto positivo para a Grow por ter lançado por aqui, mesmo (talvez) sem pagamento de licença. O War tb foi um jogo praticamente copiado do Risk. O Can-can tb é em grande medida cópia do Uno, embora este seja baseado em carteados clássicos (Mau Mau e Oito Maluco). Tem vários outros casos. Eu diria que é quase inimaginável isso ocorrer atualmente, mas a Grow lançou o Risco Total há poucos anos, que era uma cópia do Incan Gold. A Estrela tb tem suas próprias histórias...
O Diplomacia é excepcional. Mas adoraria que criassem uma versão revisada com uma adaptação dos comandos de ação utilizando mecânicas mais modernas como a de Game of Thrones / Senji (tokens em vez de papel-caneta). Isso deixaria o jogo muito mais dinâmico. Já pensei até em fazer um pimp home made pra isso. Outra coisa é que funciona melhor com mais jogadores, se não for com mesa cheia com pelo menos 5 não fica bom. Já pensei até que pudesse ser criada uma regra com autômatas pra melhorar isso.
Vlw!