Tradução: http://www.boardgamequest.com/fuse-review/


Renegade Games é uma nova editora que tem mantido minha atenção ultimamente. Eles primeiro me chamaram a atenção com seu visualmente agradável Lanterns: The Harvest Festival. Foi um pequeno grande jogo gateway que já fez o seu caminho para a nossa mesa algumas vezes.
Renegade Games mais uma vez fez uma aparição em nossas mesas com um jogo com tempo real, cooperativo e de rolagem de dados chamado Fuse. Em Fuse, os jogadores devem trabalhar juntos para neutralizar uma série de bombas que foram colocadas a bordo de sua nave estelar ... e eles têm exatamente 10 minutos para fazer isso. Fuse promete diversão, tensão, em que trabalho em equipe é uma obrigação. Será que eles cumpre a missão? É hora de descobrir!
Fuse é um jogo de tempo real de dados cooperativo para 1-5 jogadores que leva exatamente 10 minutos para jogar. Em nossa experiência, Fuse joga bem com qualquer número de jogadores.
Visão geral do jogo:
Os jogadores terão exatamente 10 minutos para desarmar 20+ bombas em sua nave. Cada bomba está representada por uma carta que precisa de uma combinação específica de dados, a fim de neutralizar-la. Os turnos seguem com os jogadores comprando um número de dados a partir do saco igual à quantidade de jogadores. Os jogadores devem então decidir, como um grupo, quem pega cada dado. Mas eles têm que decidir rápido pois o temporizador está sempre em contagem regressiva. Se eles desativarem todas as cartas-bomba antes que o tempo chegue a 0, eles irão sair vitoriosos.
Componentes do jogo:

Os dados personalizados no Fuse vêm em 5 cores diferentes.
Embora os componentes de Fuse seja na sua maioria mínimalista, o que vem na caixa é bem trabalhado. O jogo vem com 25 dados personalizados em cinco cores diferentes. Os dados são personalizadas somente em relação a fonte, pois eles são dados de 6 lados normais.
O outro componente principal de Fuse são os cartas de 54 bombas e 11 cartas fuse. Estes são ilustrados para descrever quais dados são necessários para desarmar as bombas. A maioria dos cartas são bastante fáceis de entender, mas algumas ficaram confusas, o que se fez necessario checar o livro de regras.
Outra coisa a se notar é o temporizador do jogo. Fuse usa um aplicativo de smartphone para o temporizador, livre para fazer o download da
Apple Store ou
Google Play. O temporizador funciona como o esperado, com a vantagem adicional de uma contagem regressiva vocal e efeitos sonoros. A voz possui duas opções, padrão e ... maluco, por falta de um termo melhor. Eu vou deixar você experimentar isso por você mesmo.
Como jogar:
cartas bomba exigirá uma combinação específica de cores ou números para desarmar.
Para começar o jogo, o baralho é embaralhado com um número de cartas de bombas, dependendo do número de jogadores e nível de dificuldade. Isto significa que você irá desarmar a partir de 18 bombas até 30+ na configuração mais difícil.
Há também 6 cartas de fuse que são adicionados para o Deck, que são basicamente cartas de revés.
Cada jogador começa o jogo com 2 cartas de bomba em frente a eles. Haverá também 5 cartas-bomba voltada para cima no centro da mesa.
Quando os jogadores estiverem prontos, o temporizador é iniciado e o jogo começa.
O primeiro jogador tira dados (igual ao número de jogadores) do saco e rola-os. Os jogadores têm de decidir quem fica com qual dado, já que cada jogador deve assumir exatamente 1 dado.
Os dados são colocados na carta de bomba de um jogador de acordo com as suas exigências. Estes variam a partir de um número específico, para uma cor específica, a uma relação entre outros dados na carta (igual a, superior, inferior, ou adicionando-se a um determinado valor).
Uma vez que uma carta foi preenchida com todos os dados necessários, é descartada e o jogador compra uma nova carta a partir do centro da mesa (substituindo-o por um a partir da pilha de compras).
Se um jogador não poder usar um dos dados que rolou, então eles devem rolar esse dados novamente e cada jogador deve perder a cor correspondente ou número em uma de suas cartas-bomba se eles tiverem um.
Se uma carta de fuse é comprada, cada jogador deve descartar um dado de correspondente em cor / número de uma das suas bombas.
Se o tempo se esgotar e ainda existir bombas sem neutralizar, os jogadores perdem em uma flamejante explosão. Se os jogadores conseguirem desarmar bombas suficientes para que não há cartas deixadas no baralho para compra ou o no centro da mesa, eles ganham! Todos os cartas de bombas de frente aos jogadores acabam por ser uma sobra.
O objetivo do Fuse é passar por todas as cartas no centro da mesa.Quando isso acontece, vitória do jogador!
Experiência de jogo:
Em geral, eu sou um grande fã de jogos em tempo real. Eu jogo com um monte de jogadores que podem se distrai facilmente e estes tipo de jogos ajudam a manter os jogadores super focados. Sem espiar no seu iPhone ao jogar Fuse, pois o downtime dele é zero.
Dito isto, eu também tenho amigos que são muito profundos com paralisia da análise e jogar jogos em tempo real com eles às vezes me dá vontade de atirá-los para fora de uma janela: "O tempo está contando, tome uma decisão!"
Então, se você está pensando em investir em qualquer jogo em tempo real, você definitivamente precisa estar ciente do tipo de pessoas que você normalmente joga. Isto é duplamente verdadeiro com Fuse, pois ele é tanto tempo real como cooperativa. O nível de dificuldade do jogo, combinado com a natureza da sua mecânica, exigem uma boa quantidade de trabalho em equipe se você espera ganhar.
Os jogadores têm exatamente 10 minutos para desarmar todas as bombas.
O aspecto de trabalho em equipe é realmente uma das minhas partes favoritas em Fuse. Eu gosto de descobrir a melhor abordagem a tomar cada rodada, mesmo que eu só tenha segundos para fazê-lo. No entanto, se você pegar um jogador egoísta, ele pode realmente afundar toda a equipe. Rolando aqueles dados revés pode ser bastante doloroso. Mas quando você tem uma equipe que sabe tanto como jogar bem e trabalhar em conjunto, pode ser uma beleza.
A natureza de tempo real de Fuse também ajuda a eliminar o problema alpha player prevalente em tantos jogos cooperativos. Você realmente não tem tempo para um jogador alfa assumir o comando do jogo. Na maioria das vezes eu encontrei-me apenas capaz de se concentrar em minhas cartas. Eu não posso imaginar um jogador tentando controlar o jogo através das cartas de outros jogadores, há muita coisa acontecendo e não há tempo suficiente para isso.
Eu também tentei Fuse com quase todos os números de jogadores e posso dizer com segurança que o jogo escalas muito bem. O jogo é tão difícil com 2 jogadores como foi com 5. Em número máximo de jogadores pode ficar definitivamente um pouco mais caótico, pois há mais mãos para alcançar os dados, mas eu meio que gostei disso. Ele parecia se encaixar ao jogo muito bem.
Alguns cartões são mais complexas e exigem que os jogadores para construir com os dados torres ou pirâmides.
Tal como acontece com a maioria dos jogos cooperativos, Fuse pode ser um jogo difícil de ganhar. Nós tendemos a perder mais do que ganhamos. Alguns dos nossos perdas foram muito perto, como 1-2 bombas sobrando. É aqueles momentos em que as perdas doem ainda mais. No entanto, quanto mais experiência ganhamos nas nossas costas, tanto em saber quais dados colocar e também trabalhar como uma equipe, mais as vitórias vieram.
Uma coisa que eu acho que poderia ter sido feito melhor é a forma como o deck é construída. Você só distrinui uma seleção aleatória de cartas. No nosso caso, um pouco menos do que um 1/3 do deck. As cartas têm diferentes classificações de dificuldade sobre elas (1-4), então o que isto significa é que é uma possibilidade concreta de ter uma deckcempilhada com mais cartas difíceis do que fáceis (ou vice versa). Eu teria preferido uma regra onde você embaralhar em uma quantidade específica de cartões de cada nível de dificuldade. Em um jogo tão cheio de chances, que teria sido um pouco mais fácil de eliminar essa aleatoriedade. Mas talvez eu esteja pensando demais. Em ambos os casos, isso é algo que pode ser facilmente arrumado com uma regra de casa com o mínimo esforço.
Por último, gostaria de dizer que, em geral, Fuse faz um bom trabalho de fornecer uma experiência de jogo tensa e emocionante. Enquanto o jogo é jogado apenas ao longo de 10 minutos, são um rápido dez minutos. O jogo parece voar e eu garanto que você raramente vai se sentir como se tivesse tempo o suficiente.
Considerações finais:
Se acostume a ver esta tela explosão como Fuse não é um jogo fácil de vencer.
Eu gostei do Fuse. As regras são simples, a jogabilidade altamente acessível, e o desafio foi pontual. Enquanto Fuse não é o tipo de jogo que vai passar horas direto na mesa, eu acho que cunpre seu papel como um filler muito bem. Isto é especialmente verdade devido ao seu temporizador de 10 minutos, o que torna o jogo perfeito para por na mesa enquanto você está esperando os outros aparecerem para uma noite de jogos.
Enquanto Fuse fornece uma boa quantidade de entretenimento, a dificuldade e a natureza caótica do jogo ainda pode ser um impedimento para alguns. Isto é especialmente verdadeiro para aqueles que gostam de jogos mais estratégicos onde eles podem planejar seus movimentos de turno para turno.
Para todos os outros, porém, Fuse faz uma boa adição à sua biblioteca de jogos e deve fazer o seu caminho para a mesa muitas vezes. Eu joguei minha cópia com os meus amigos gamers e também a minha família não-gamer e todo mundo se divertiu. Fuse é um jogo onde quando você ganha, haverá uma audível comemoração e quando você perde, os jogadores irão começar imediatamente a ficar pensando, onde eles pensam que deu errado.
Então, se você estiver procurando por um jogo acessível, rápido, que transbordanda tensão, Fuse entrega isso.
Resultado Final: 4 Estrelas - Um grande filler que vai lhe dar alguns momentos cheio de tensão e um desafio bastante decente.
Acertos:
• Fácil de aprender
• Jogo rápido
• Muita tensão
• Cooperação é uma obrigação
Falhas:
• Algumas cartas são um pouco difíceis de decifrar
• A aleatoriedade do deck poderia ter sido melhor trabalhada