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ALIENS: A. Glorious Day in the Corps - Primeiras Impressões

Aliens: Another Glorious Day in the Corps!
  • avatar
    Descolado01/09/23 20:55
    avatar
    Descolado
    01/09/23 20:55
    815 mensagens MD

    "Esses Fuzileiros Navais Coloniais são muito durões. Eles estão trazendo poder de fogo de última geração. Não há nada que eles não possam resolver" - Carter Burke.

    "Eles não vão fazer a menor diferença..." - Newt

    Salve fãs de Xenoformos e Facehuggs! Hoje estou trazendo para vocês ALIENS - ANOTHER GLORIOUS DAY IN THE CORPS, um Dungeon Crawler 100% ambientado na franquia destas criaturinhas adoráveis que tanto amamos desde a década de 70 (sim, Alien - O 8o Passsageiro é de 1979!). Esqueçam aqueles aliens "fake" do jogo Nêmesis, aqui não tem nada de INTRUSORAS ou imitações fajutas, aqui temos ALIEN RAÍZ, Xenomorfos legítimos e com sangue, ou melhor, ácído de Alien!


    https://i.imgur.com/AUDiJvY.jpg

    ALIEN - AGDITC foi financiado pelo KS em 2020 pela GALE FORCE 9 (Spartacus, Star Trek Ascension) e a despeito de alguns prêmios e nominações pelo imenso apelo temático do jogo, fez um sucesso razoável devido a alguns problemas curiosos como uma Campanha de apenas 5 missões e pelo fato das miniaturas não virem prontas, requerendo um trabalho de corte e montagem.

    Eis que agora em 2023 a GALE FORCE 9 relança seus grande "sucesso" (sem KS) corrigindo tudo o que tinha de errado... SÓ QUE NÃO! Pois é, NADA foi corrigido, ela conseguiu manter tudo IGUALZINHO à primeira versão de 2020 (uma ou outra mudança nas regras mas nada chamativo), aquele típico relançamento que parece ter sido feito apenas para desovar o estoque de miniaturas que sobraram das vendas anteriores. Só que agora todos os EXTRAS que haviam sido lançados lá em 2020 viream na caixa base o que me motivou a pegar o jogo (e as expansões).

    A grande pergunta a ser respondida é: ALIEN - AGDITC é um Dungeon Crawler sólido e entrega o que promete ou se trata de apenas um jogo com MINIATURAS BONITAS? Siga com a leitura e tire suas conclusões.

    COMPONENTES

    A caixa do jogo é bem menor que o "padrão" para um jogo este tipo e a justificativa são as poucas peças de TABULEIRO fornecidas (apenas 4 tiles). As fichas dos personagens  fazem referência ao filme, contendo fotos de todos os atores em cena. A versão básica do jogo focou apenas nos protagonistas do filme (Riplay, Hicks, Gorman, Ricco, Vazques, Hudson e a garotinha Newt), ficando os demais personagens relegados à expansões.

    https://i.imgur.com/YkcEG8a.jpg

    Os tiles do tabuleiro tem 2 faces onde um lado possui as imagens do interior do complexo Hadley’s Hope enquanto o outro mostra os corredores dos Aliens.

    A maior surpresa desta caixa são realmente as miniaturas, que são ofertadas no formato de plastimodelismo, ou seja, vem presas num quadro e precisam ser DESTACADAS e MONTADAS para serm utilizadas. Pra fazer esse serviço sujo você vai precisar de um alicate de cutícula, cola instantânea de um pouco de paciência. Há folhas com INSTRUÇÕES DE MONTAGEM que devem ser seguidas (rigorosamente), principalmente na montagme dos ALIENS, que requerem alguma atenção já que as cabeças dos bichos são específicas para alguns corpos (os demais membros como braços e cauda são intercambiáveis). Não é um processo difícil, é apenas trabalhoso pelo tempo que se perde. Não tem como errar se as instruções forem seguidas.

    https://i.imgur.com/1NGA3Tw.jpg

    https://i.imgur.com/H43TXqm.jpg

    https://i.imgur.com/k8pTtY4.jpg

    As miniaturas são incrivelmente detalhadas, com destaque para os Aliens, que ficam muito bonitos depois de montados (e nem precisam ser pintados). São peças muito rígidas, não tem nada "molinho" e até mesmo os esquálidos Xenomorfos são bem firmes mas obviamente que suas CAUDAS irão requerer atenção pois são longas e finas e se forem bem coladas, podem até cair no chão que não descolam (teste prático!). Mesmo sem um "berço" para acondicioná-los, dá pra deixá-los juntos no mesmo local tomando os devidos cuidados. Não é necessário montar as 16 miniaturas dos Aliens porque o jogo fornece TOKENS para simular enxames justamente para evitar acumular muitas miniaturas (mas há regras no manual para usar apenas miniaturas caso o jogador queira).

    https://i.imgur.com/Ja8awGp.jpg

    https://i.imgur.com/kQGUKNH.jpg

    https://i.imgur.com/HALsHPx.jpg

    O manual é bem bacana, ricamente ilustrado, com muitos exemplos e imagens tiradas diretamente do filme (os fãs vão adorar) mas com o passar do tempo você percebe que ele não explica muitas situações que você vai se deparar durante uma partida. A quantidade de coisas que o manual deixa por conta da nossa "interpretação" chega a ser irritante. Por exemplo, o manual não diz se equipamentos defensivos (como Capacetes e Coletes) são acionados automaticamente ou se são de uso opcional. Outro exemplo mais "grotesco" é o uso do LANÇA-CHAMAS, que não pode ser usado como arma defensiva, porém você só encontra este "detalhe" no GLOSSÁRIO do jogo na última página. Então prepare-se para jogar muitas partidas de forma incorreta.


    https://i.imgur.com/0ex1gxP.jpg

    https://i.imgur.com/5ubHTpn.jpg

    O JOGO

    ALIENS - ANOTHER GLORIOUS DAY IN THE CORPS é um Dungeon Crawler cooperativo para até 6 jogadores onde você assume o papel de um Mariner ou uma civil (Ripley) e precisam entrar e sair de um complexo de colonos infestado de Aliens (Xenoformos) cumprindo alguns objetivos dentro de um determinado período, que é definido em função do MODO DE JOGO escolhido.

    Os personagens tem habilidades únicas e alguns atributos (velocidade, defesa, contra-ataque, etc) podendo usar armas, equipamentos e várias outras ações (mover, atacar, interagir, criar barricadas, ajustar a mira, ativar cartas e descansar).

    Há 2 modos de jogo, o SOBREVIVÊNCIA onde os jogadores devem parmanecer vivos até que o DECK DOS ALIENS se esgote (há 4 cenários possíveis para realizar este tipo de desafio) e o MODO CAMPANHA onde 5 cenários podem ser jogados em sequência e neste caso o tempo de jogo é definido em função de um ENDURANCE DECK. Este deck funciona como um "contador de turnos" e vai sendo "consumido" à medida que algumas ações são realizadas (cartas vão sendo exauridas, recicladas ou descartadas). Esse processo aliás é um tanto confuso e vai exigir bastante atenção dos jogadores porque afeta muito a jogabilidade já que boa parte da mecânica é orientada por cartas e saber gerenciar esse ENDURANCE DECK é essencial pois os jogadores tanto podem perder uma partida sendo atacado pelos Aliens quanto se NÃO HOUVER mais cartas para serem compradas.

    https://i.imgur.com/8JOAVLu.jpg

    FIDELIDADE AO FILME

    A campanha tem 3 missões principais e 2 secundárias:

    1) Newt (encontrar e salvar a garotinha);
    2) Escape (resgatar os Mariners cercados por Aliens);
    3) Survivor (Sair do complexo industrial);

    Rescue Mission (opcional);
    Supply Mission (opcional);

    Apesar das missões Rescue Mission e Supply Mission serem classificadas como "opcionais", dificilmente elas poderão ser puladas, muito pelo contrário, pode até ser que os jogadores se vejam forçados a jogá-las mais de uma vez.

    https://i.imgur.com/1Q4CrKI.jpg

    Isso pode ocorrer porque durante a campanha você pode perder 2 tipos de recurso: Companheiros (sim, os Aliens podem capturar seus amigos para usá-los como hospedeiros para fofinhos "Facehuggers") e Armas/Equipamentos (ao final de cada missão da campanha algumas cartas serão eliminadas do jogo).

    É aí que entram estas 2 missões "opcionais": A RESCUE MISSION permite resgatar personagens que tenham sido capturados (para que voltem ao time e continuem a campanha) enquanto a missão SUPPLY MISSION permite buscar armas e equipamentos que tenham sido descartadas do jogo de uma missão para outra. A RESCUE MISSION pode ser realizada quantas vezes desejar, mas a SUPPLY MISSION só pode ser feita uma única vez. Participar de missões de resgate muitas vezes pode não ser uma boa ideia, pois ela é uma missão como outra qualquer e vai eliminar cartas do ENDURANCE DECK da mesma forma que qualquer outra missão, reduzindo cada vez mais suas chances de vitória na Campanha.

    Fica claro o enorme apego temático quando olhamos para o tipo dessas missões pois todas fizeram parte do filme, direta ou subjetivamente. Na Missão #1 por exemplo temos que resgatar a garotinha NEWT do cenário. Uma vez que ela seja encontrada, ela ainda precisa ser "acalmada" (é preciso interagir com ela rolando 1 dado), caso contrário ela vai fugir dos Mariners e (inadvertidamente) pode ir parar perto de um Alien, botando tudo a perder.

    NÃO PENSE, OBEDEÇA

    Toda ficha de jogador tem 2 lados, um deles contendo todos os atributos e habilidades e o outro onde este mesmo Mariner tem atributos mais reduzidos e nenhuma habilidade. Este lado o jogo chama de "GRUNT" (um soldado mais obediente que não questiona, só obedece).

    Esses "Grunts" podem ser adicionados em qualquer partida e se comportam exatamente como sua versão normal de um Mariner (movendo, atacando, interagindo, defendendo). A única diferença é o fato deles não possuirem NENHUMA HABILIDADE.

    https://i.imgur.com/x5vi87M.jpg

    Sem habilidades especiais fica mais fácil dar apenas comandos básicos para um Grunt.

    GRUNTs podem ser usados em partidas MULTIPLAYER. A vantagem disso é que se um Mariner for capturado pelos Xenomorfos, basta escolher um GRUNT qualquer em jogo para ser transformado em MARINER flipando sua ficha para o lado apropriado (sem GRUNT o jogador não pode ser substituído). O uso deste recurso adiciona 2 elementos importantes às partidas: Facilita para quem quiser jogar SOLO já que permite a um único jogador controlar diversos personagens sem o caos de gerenciar suas habilidades (eles receberão apenas comandos básicos) e por fim acrescenta um elemento estratégico extra em partidas multiplayer já que alguns Mariners poderão comandar uma quantidade maior de GRUNTS conforme a patente deste Mariner, acrescentando aquela "pitadinha militar" em suas partidas.

    O ARSENAL

    As armas do filme Aliens são simplesmente icônicas (apesar de ninguém saber o nome delas). Pistolas, rifles, granadas, lança-granadas, lança-chamas, detectores de movimento, sentry-guns (armas sentinela) e a icônica arma de cintura M56 SMARTGUN da Vazquez, fora os equipamentos como capacetes, coletes, etc.

    Curioso é notar que todo esse arsenal de armas e equipamentos estão a disposição dos personagens no começo de uma campanha, basta apenas escolher e equipar, inclusive a Ripley. Alguns personagens operam melhor determinadas armas portanto é melhor equipar a galera direitinho.

    https://i.imgur.com/CqgVIXS.jpg

    Pistolas e rifles simplesmente não tem limite de alcance, você pode atirar num Alien lá na PQP e ainda pode acertá-lo, porém armas mais pesadas (lança-chamas e granadas) tem restrição mas podem matar vários Xenoformos num único ataque.

    É claro que toda essa bem feitoria tem um preço: cada ATAQUE realizado com qualquer arma requer o uso de cartas do ENDURANCE DECK e como já foi dito, se esse deck esgotar, é fim de jogo.

    GERENCIANDO MUNIÇÃO

    Todo Mariner tem um atributo chamado "AIM", que numa tradução direta significa MIRA, bem como um disco que permite reduzir ou aumentar esse valor de mira no seu turno. Sempre antes de atacar, o Mariner gira o disco de mira e esta vai informar qual é o valor que ele precisa rolar num D10 para matar um Alien. Qualquer valor menor ou igual à sua mira e cancelamos o CPF do Xenoformo. Porém... a cada disparo (sucesso ou falha), o Mariner tem que REDUZIR o valor nessa mira em -1 ponto.

    https://i.imgur.com/mtsIauL.jpg

    É... eu sei, soou bem estranho. Como pode alguém ir "perdendo a mira" conforme ataca?

    O termo "mira" talvez não seja o ideal para aplicar nestas situação, temos que tentar entender é o objetivo deste recurso no combate. Até onde pude entender esse disco na verdade é uma forma de controlar o poder de fogo dos Mariners sem ter que introduzir uma mecânica de "gerenciamento de munição", pelo simples fato de que não há nenhuma restrição na quantidade de ataques de algumas armas no turno do jogador. Como eu disse, cada ataque realizado consome ENDURANCE CARDs, então os Mariners poderiam ficar fazendo ataques sucessivos nos Aliens durante todo o seu turno descartando cartas até matá-los ou errar o tiro (se errar, tem que cessar os ataques). Para controlar a quantidade destes ataques o jogo utiliza esse "disco de mira", para ir reduzindo as chances de sucesso a cada ataque.

    Também, essa redução gradual da mira conta como fator estratégico no jogo, porque os Mariners podem realizar CONTRA-ATAQUEs no turno dos Aliens e caso o valor da mira esteja muito baixo, suas chances de defesa diminuem.

    "GAME OVER, MAN!"

    Eis que chega a hora de falar sobre os verdadeiros PROTAGONISTAS deste jogo, os XENOFORMOS!

    https://i.imgur.com/TaWjrtv.jpg

    O "terrível" deck MOTION TRACK: Só faltou o efeito sonoro...

    https://i.imgur.com/r8VXIMV.jpg

    O jogo começa com alguns "BLIPS" no cenário, tokens que representam aqueles pontinhos brancos que aparecem nos detectores de movimento dos Mariners (só faltou o efeito sonoro). Eles se movem por meio de um D6 então no turno dos ALIENS eles sempre irão mover em direção aos Mariners pegando a rota mais curta e abrindo portas. Se algum BLIP entrar no campo visual de um Mariner, ele é flipado e pode revelar valores entre 0 e 5 (ou seja, até 5 Xenomorfos podem aparecer na sua cara). Troca-se o token por uma miniatura e se houver mais bichos basta usar tokens de aliens (o jogo vem com 16 miniaturas).

    https://i.imgur.com/iZM9NQp.jpg

    Miniaturas, ao contrário dos BLIPS, movem 6 casas automaticamente e podem chegar rapidamente nos Mariners. Xenomorfos não tem armas portanto seus ataques são sempre corpo a corpo. Quando um Alien alcança um Mariner ele pode receber um contra-ataque de Mariners próximos (até 4 espaços), por isso é importante manter seu AIM alto e seu grupo unido.

    Caso o contra-ataque falhe, só resta ao Mariner começar a rezar, digo, tentar se defender. Ele então faz uma ROLAGEM DE DEFESA e dependendo do valor rolado é possível apenas escapar do ataque ou matar o Alien. Porém também é possível tombar e ser... MORTO. Quando digo "morto" quero dizer "morto" mesmo, nem hospedeiro vira e sai da campanha sem estremaunção.

    Antes que muitos torçam o nariz para esse tipo de coisa é preciso deixar claro que estamos falando de um jogo extremamente temático (no filme metade dos protagonistas já foi desta pra melhor logo no começo do filme e a outra metade foi ficando pelo caminho). Ainda assim, ser CAPTURADO ou MORRER é algo difícil de acontecer (mas não impossível). Posicionamento errado, cartas mau empregadas e um Enxame de Xenomorfos aumentam suas chances de ser trucidado pelas criaturas.

    https://i.imgur.com/ac4QZhm.jpg

    Personagens tombados ainda podem morrer pois continuarão a se defender de qualquer Alien próximo. Se começar um turno dos Aliens tombado e com algum Alien ao lado, ele será capturado e sai do jogo (levando consigo o grupo de Aliens que o atacou).

    https://i.imgur.com/4HbtVag.jpg

    https://i.imgur.com/8RL8p6h.jpg

    E ao final do turno da bicharada (caso alguém tenha sobrevivido), invoca-se novos BLIPS em pontos específicos comprando cartas de um deck chamado "MOTION TRACKER", que também simula aquele radar que os personagens usam no filme para detectar movimento. Esse BLIPS, se convertidos em Aliens, só atacarão no turno seguinte, dando chance aos heróis de fuzilá-los antes que sejam ativados. É aqui que a REJOGABILIDADE se sobressai, porque nunca sabemos quantos BLIPs serão adicionados ao cenário, quantos Xenomorfos eles escondem e nem quanto eles moverão.

    https://i.imgur.com/9Wmt4D0.jpg

    CONCLUSÃO

    Primeiro vamos falar dos "defeitos" e acho que nem preciso me estender: MINIATURAS. Sim, elas são lindas, são deslumbrantes, chamam muita atenção e blá, blá, blá, mas convenhamos, muito fã de Dungeon Crawlers não compraria esse jogo por conta dessa necessidade de recortar, montar e colar (e nem vou entrar no mérito da facilidade do processo). Tremendo vacilo da GF9 na minha opinião de consumidor. Mesmo sendo fã ardoroso do filme, acato perfeitamente a chuva de críticas em cima desse problema e acredito que o jogo teria feito muito mais sucesso se viesse com miniaturas normais. Ponto.

    Em seguida, vale destacar a frustração com sua curta campanha, com apenas 5 missões. Nem colocarei como ponto negativo o fato de 2 destas missões serem secundárias porque muitos farão questão de jogá-las (a dificuldade do jogo fatalmente nos força a isso). Ok, as 5 missões são as mesmas do filme e portanto alguns poderiam alegar que isso é temático e portanto "válido". Só que as EXPANSÕES aumentam a quantidade de missões e as tornam maiores (com mais Tiles), portanto essa parca quantidade não pode usar o tema como desculpa.

    Por fim vale destacar também a ausência de informações do MANUAL, deixando muitas coisas por conta da nossa interpretação, o que vai obrigar os donos do jogo a testar tudo (exaustivamente) através de partidas solo antes de encarar uma campanha com os amigos.

    Como Dungeon Crawler cooperativo, ALIENS - AGDITC entrega até mais do que promete. Seu sistema de combate é simples porém bastante agradável dando aos jogadores plenas condições de se defender dos Xenomorfos, principalmente pela imensa quantidade de ARMAS e EQUIPAMENTOS sem qualquer restrição de uso. Seus elementos táticos acrescentam novidades incomuns em jogos deste gênero, como o uso dos GRUNTS, a possibilidade de resgatar companheiros capturados numa missão secundária e um sistema de controle de turnos que requer um bom gerenciamento de mão. Não dá pra ficar só (contra) atacando, é preciso descansar para prolongar a batalha.

    Mas estamos falando de um Dungeon Crawler TEMÁTICO e que, de tão temático, recebeu até prêmios em 2020. O jogo mergulhou tão fundo no filme ALIENS de James Cameron que alguns elementos criam uma "atmosfera de medo" incomum em jogos deste tipo.

    https://i.imgur.com/y2yhhdD.jpg
    Sacrifício: Algumas cartas deixam claro o quão fundo o jogo mergulha no filme.

    Durante qualquer cenário vamos enfrentar um inimigo que simplemente não sabemos DE ONDE VEM, QUANTO SÃO e nem QUANTO MOVEM. Boa parte do tempo vamos ter BLIPS (pontinhos brancos) espalhados pelo cenário se movendo em nossa direção sem qualquer informação sobre eles até que entrem em nosso campo visual, exatamente como ocorre no filme. E muitos não vão dar a mínima pelo fato do jogo só ter UM tipo de inimigo. Sim, Dungeon Crawlers normalmente tem inimigos variados, com forças e habilidades distintas enquanto aqui só temos Xenoformos correndo pelos corredores prontos para nos capturar ou nos empalar com suas caudas pontiagudas.

    Um dos pontos altos deste jogo é aquele famigerado "disco de MIRA" pois cada ataque reduz as chances de sucesso num ataque posterior então os jogadores sempre sofrerão de um dilema: Seguir atacando para eliminar o que estamos vendo ou preservar a "mira" para contra-atacar inimigos que ainda virão? Para piorar, a possibilidade de um jogador MORRER (ao invés de ser capturado) causa calafrios.

    Pelo "conjunto da obra", fica claro que ALIENS - ANOTHER GLORIOUS DAY IN THE CORPS é uma "carta de amor" aos XENOMORFOS. Tudo nesse jogo 'respira' o clima de tensão e suspense do filme que elevou essas criaturas ao estrelato e apesar de ter uma campanha extremamente curta (provavelmente o maior crime que este jogo cometeu), todos os seus demais elementos acabam gerando uma sensação de compensação, infelizmente acompanhados por um gostinho de "quero mais" (que você só vai encontrar adquirindo as expansões).

    PRÓS

    - Manual e componentes recheados de imagens e referências ao filme ALIENS - O RESGATE;
    - Enorme quantidade de armas e equipamentos à disposição;
    - Miniaturas de ótima qualidade e incrivelmente detalhadas;
    - Possibilidade de usar personagens sem habilidades especiais adiciona um ótimo elemento estratégico às partidas;
    - Modo de invocação e comportamento dos Aliens amplia a rejogabilidade e cria um bom clima de suspense;
    - Possibilidade de captura ou morte dos heróis exige imensa aplicação tática;
    - Sistema de "mira" que diminui após cada ataque acrescenta enorme tensão às partidas;
    - Possibilidade de resgatar amigos capturados ou equipamentos/munições perdidas;


    CONTRAS
    - Miniaturas precisam ser destacadas, montadas e coladas;
    - Quantidade de missões na campanha muito pequena;
    - Poucas peças de tabuleiro trazem cenários muito pequenos;

    1
    0
    21
  • Guy de Lombard
    458 mensagens MD
    avatar
    Guy de Lombard 01/09/23 22:46
    Guy de Lombard » 01/09/23 22:46

    Olha, por uma questão de saudosismo eu até preferiria que os jogos vivessem sempre com miniaturas montaveis, traria a lembrança da minha infância, de montar os veículos dos Comandos em Ação 

    1
  • Descolado
    815 mensagens MD
    avatar
    Descolado03/09/23 12:11
    Descolado » 03/09/23 12:11

    Guy de Lombard ::Olha, por uma questão de saudosismo eu até preferiria que os jogos vivessem sempre com miniaturas montaveis, traria a lembrança da minha infância, de montar os veículos dos Comandos em Ação 

    Pois é meu caro, mas estamos falando de JOGOS DE TABULEIRO e não exatamente de um "forte apache" [rsrsr]. Se o jogo não vender, não faz sucesso, menos gente pra curtir, menos gente pra jogar, menos gente pra trocar ideias, etc. Tremendo vacilo da GF9. 
    Uma pena saber que um jogo bacana desses, único licenciado na forma mais ameaçadora dos Xenomorfos, vai ficar relegado ao mercado externo ou a ínfimos colecionadores brasileiros por puro "sei lá o quê" da produtora, que provavelmente quis baratear a produção já que lançar miniaturas nesse formato as torna ridiculamente mais baratos.
    Vou fazer minha parte tentando divulgar o jogo, já fiz a resenha, farei VIDEO do jogo para que alcance mais pessoas, mas acho pouco provável que isso surta muito efeito tendo em vista esse "problema".

    2
  • Guy de Lombard
    458 mensagens MD
    avatar
    Guy de Lombard 03/09/23 23:15
    Guy de Lombard » 03/09/23 23:15

    Descolado::
    Guy de Lombard ::Olha, por uma questão de saudosismo eu até preferiria que os jogos vivessem sempre com miniaturas montaveis, traria a lembrança da minha infância, de montar os veículos dos Comandos em Ação 

    Pois é meu caro, mas estamos falando de JOGOS DE TABULEIRO e não exatamente de um "forte apache" [rsrsr]. Se o jogo não vender, não faz sucesso, menos gente pra curtir, menos gente pra jogar, menos gente pra trocar ideias, etc. Tremendo vacilo da GF9. 
    Uma pena saber que um jogo bacana desses, único licenciado na forma mais ameaçadora dos Xenomorfos, vai ficar relegado ao mercado externo ou a ínfimos colecionadores brasileiros por puro "sei lá o quê" da produtora, que provavelmente quis baratear a produção já que lançar miniaturas nesse formato as torna ridiculamente mais baratos.
    Vou fazer minha parte tentando divulgar o jogo, já fiz a resenha, farei VIDEO do jogo para que alcance mais pessoas, mas acho pouco provável que isso surta muito efeito tendo em vista esse "problema".

    Verdade, mas aí a gente entra no verdadeiro problema do hobby, que é o do consumidor mimado. Ele vai reclamar do preço alto, então a editora dá um jeito de baratear a produção apenas para o consumidor mimado reclamar da qualidade. Eu tenho contato um pouco mais com editoras de quadrinho, mas duvido que seja muito diferente: o leitor reclama do preço, mas reclama se o lançamento sem capa dura, sem perceber que a editora fez assim para ficar 20 pila mais em conta. E, no final, tudo foi reclamação e ninguém prestou atenção no principal, que é aquilo em que você tentou jogar luz com sua análise: a gente joga boardgame e lê quadrinhos para se divertir, para ampliar nosso repertório estético, mas no final parece que tudo se reduz à qualidade do serviço, do papel e do papelão...

    4
  • Schaidhauer
    93 mensagens MD
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    Schaidhauer04/09/23 09:52
    Schaidhauer » 04/09/23 09:52

    Ta ai um jogo que namoro desde que foi anunciado. Ainda pretendo pegar.

    Gostaria de saber sobre os extras que estão vindo na caixa base.

    Quanto as miniaturas,particularmente, vejo a montagem como um acréscimo ao invés de um problema, esse modelo de sprues, geralmente deixa as minis mais detalhadas do que as que já são injetadas inteiras, e acho que nesse jogo, a fidelidade às caraceterísticas dos personagens seja mais importante que somente as regras. Talvez a idéia de público tenha sido outro, não o player comum, mas talvez o player que realmente goste da montagem, e isso talvez tenha sido um "erro" da editora ou não, talvez tenha atingido sim o seu público.


    2
  • Descolado
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    Descolado04/09/23 10:34
    Descolado » 04/09/23 10:34

    Eu na verdade havia dito "todos os extras" mas na verdade eu me referi a UM especificamente, a MINIATURA DA NEWT, que não vinha na caixa base da versão de 2020 e agora veio (razão pela qual eu não quis pegar a versão de 2020).

    1
  • alvesbasilio
    24 mensagens MD
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    alvesbasilio04/09/23 13:21
    alvesbasilio » 04/09/23 13:21

    Guy de Lombard ::Olha, por uma questão de saudosismo eu até preferiria que os jogos vivessem sempre com miniaturas montaveis, traria a lembrança da minha infância, de montar os veículos dos Comandos em Ação 

    Concordo. Especialmente se está abordagem baratear o jogo. Tem jogos top hoje em dia que usam stands de papelão. Agora a minha dúvida: Tem chance de vir pro Brasil?

    0
  • Descolado
    815 mensagens MD
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    Descolado04/09/23 13:37
    Descolado » 04/09/23 13:37

    alvesbasilio::
    Guy de Lombard ::Olha, por uma questão de saudosismo eu até preferiria que os jogos vivessem sempre com miniaturas montaveis, traria a lembrança da minha infância, de montar os veículos dos Comandos em Ação 

    Concordo. Especialmente se está abordagem baratear o jogo. Tem jogos top hoje em dia que usam stands de papelão. Agora a minha dúvida: Tem chance de vir pro Brasil?

    Poxa, mas Stand de Papelão aí quem não compra sou eu! [kkkkk]. Minto, comprei o HORRIFIED e ele vem com Stand de Papelão (além de miniaturas dos Monstros), mas vou dar um jeito de conseguir as minis uma hora dessas.
    Não sei como precisar se vem para o Brasil. Esse ano eu acho difícil. Achei que lançassem jogos mais focados no gosto nacional mas parece que o critério não é bem esse pois EXTERMINADOR DO FUTURO e até o NEMESIS foi uma surpresa terem lançado aqui tendo vista se tratar de "ameritrashes", um mercado bem mais restrito que Eurogames. 

    0
  • iuribuscacio
    3118 mensagens MD
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    iuribuscacio04/09/23 13:48
    iuribuscacio » 04/09/23 13:48

    Guy de Lombard ::
    Descolado::
    Guy de Lombard ::Olha, por uma questão de saudosismo eu até preferiria que os jogos vivessem sempre com miniaturas montaveis, traria a lembrança da minha infância, de montar os veículos dos Comandos em Ação 

    Pois é meu caro, mas estamos falando de JOGOS DE TABULEIRO e não exatamente de um "forte apache" [rsrsr]. Se o jogo não vender, não faz sucesso, menos gente pra curtir, menos gente pra jogar, menos gente pra trocar ideias, etc. Tremendo vacilo da GF9. 
    Uma pena saber que um jogo bacana desses, único licenciado na forma mais ameaçadora dos Xenomorfos, vai ficar relegado ao mercado externo ou a ínfimos colecionadores brasileiros por puro "sei lá o quê" da produtora, que provavelmente quis baratear a produção já que lançar miniaturas nesse formato as torna ridiculamente mais baratos.
    Vou fazer minha parte tentando divulgar o jogo, já fiz a resenha, farei VIDEO do jogo para que alcance mais pessoas, mas acho pouco provável que isso surta muito efeito tendo em vista esse "problema".

    Verdade, mas aí a gente entra no verdadeiro problema do hobby, que é o do consumidor mimado. Ele vai reclamar do preço alto, então a editora dá um jeito de baratear a produção apenas para o consumidor mimado reclamar da qualidade. Eu tenho contato um pouco mais com editoras de quadrinho, mas duvido que seja muito diferente: o leitor reclama do preço, mas reclama se o lançamento sem capa dura, sem perceber que a editora fez assim para ficar 20 pila mais em conta. E, no final, tudo foi reclamação e ninguém prestou atenção no principal, que é aquilo em que você tentou jogar luz com sua análise: a gente joga boardgame e lê quadrinhos para se divertir, para ampliar nosso repertório estético, mas no final parece que tudo se reduz à qualidade do serviço, do papel e do papelão...


    Caros Guy de Lombard, Descolado, Schaidhauer e alvesbasilio

    Eu sou um ardoroso defensor de que é necessário baratear o preço dos jogos, porque isso atrai mais gente, as empresas ganham mais dinheiro no maior volume de vendas e mais pessoas têm acesso aos board games. Não tem outro jeito para o hobby crescer como todos queremos. Com isso, mais designers e artistas poderão viver exclusivamente de board games, haverá mais espaço para novas editoras e você terá mais jogos sendo lançados, talvez abrangendo temas mais específicos e diferentes. Assim sendo, eu prefiro um jogo que eu mesmo tenha de destacar e montar ou que venha com stands de papelão, que eu tenha condições de comprar, do que um jogo que venha com miniaturas maravilhosas, mas que eu não tenha condições de comprar.

    Aparentemente, o alto preço dos jogos está preocupando até mesmo o mercado internacional, onde as pessoas tem uma renda mensal muito superior à nossa. A diferença é que, lá as empresas levam essa questão a sério e realmente parecem estar buscando meios de baratear os jogos. Isso tudo com um grande APARENTEMENTE, atrelado.  

    A minha única questão é se esse barateamento do custo de produção vai refletir na diminuição do preço, ou se o preço vai continuar caro e o barateamento servirá apenas para maximizar os lucros da empresa. Isso, porque se for assim, ou seja, se eu tiver de destacar e montar as miniaturas, apenas para dar mais dinheiro para a editora, então obviamente é melhor o jogo já vir com as miniaturas prontas.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio
       

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  • Schaidhauer
    93 mensagens MD
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    Schaidhauer04/09/23 14:32
    Schaidhauer » 04/09/23 14:32

    @iuribuscacio

    Não entendo como uma forma de baratear, mas sim como atingir um público específico. War Hammer é um dos jogos mais caros que tem e todas as minis precisam ser montadas, gerando um hobby dentro de outro hobby.

    Vejo que, nesse caso, foram utilizados sprues de propósito para a galera que curte montar e pintar, além de um melhor detalhamento da miniatura.

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