1. sim
2. não é obrigado a construir. pode não criar a rota e não ter trem. isso se chama uma empresa suitcase ou gaveta, que você pode usar para colocar dinheiro em outra empresa da qual você seja diretor. mas atente-se que outras empresas podem te forçar a ter uma rota ao construir tiles, e aí você será obrigado a ter um trem. o valor vai cair sempre.
3. a regra não é essa. uma empresa não pode colocar tile num hex que contenha uma private de algum jogador. se a private tiver sido fechada ou vendida para qualquer empresa, um tile pode ser colocado nesse hex por qualquer empresa (dona ou não da private). Por exemplo, o tile de Scranton (F16) só pode ser consrtruído quando a Delaware & Hudson tiver sido fechada ou vendida para alguma empresa.
4. não, nunca. block é block.
5. sim, só estações bloqueiam. o que está pré-impresso não é uma estação, é apenas um indicador de onde a empresa inicia