storum::Só um detale, o Mofo é algo perigoso pra coleção, se não tratado e corrigido corretamente, ele na maioria das vezes vai se espalhar por toda a sua coleção. E o tratamento não é só aplicar sanol e jogar la devolta no armário, vai muito além disso, o crucial é separar a cx do jogo das demais por um periodo de meses e toda vez observar se realmente o mofo não evoluiu/aumentou ! Tratamento profissional caso o mofo não seja contido pela solução quimica do sanol seria invernizar totalmente o jogo pois o verniz cria uma pelicula de barreira a fim de parar o avanço da praga.
Um simples jogo mofado em uma caixinha de cartas é suficiente pra acabar com a sua coleção.
No final das contas, vc vai perceber que o "descontão" ficou bem mais caro...
Esse é um assunto polêmico. Em conversa com um Engº Químico da empresa que trabalho, ele citou que a possibilidade de o mofo passar de uma caixa pra outra é praticamente zero. Essa questão de "espalhar" parece estar mais condicionada ao local em que o jogo está armazenado. Se o local é úmido, é questão de lógica mais de um jogo pegar mofo ao mesmo tempo, e então fica a sensação de estar se alastrando. Mas mesmo assim todo cuidado é pouco. Sempre vale dar uma verificada regular na coleção (1 vez a cada 1 ou 2 meses), abrindo as caixas pra arejar e controlando a proliferação de mofos.
Tenho um jogo que já comprei mofado (
Holding On), e sempre fico de olho nele. E recentemente (antes mesmo de comprar o Holding On) tive a infeliz surpresa de ver alguns dos meus mais estimados jogos com pontos de mofo, casos do Ticket to Ride e Pandemic. Desde então vendo adotando a estrategia de verificar toda a coleção regularmente como citado acima.
Em tempo, espero que em breve tenhamos uma solução mais direcionada pra esse tipo de problema, com algum produto mais eficaz e direcionado pra caixas que sanol, ou até mesmo na alteração do processo de produção das caixas de jogos, com inclusão de algum elemento antimofo.