Ronan::- Não gosto do fato do jogo não escalonar sua dificuldade para menos personagens (afinal, no meu grupo ninguem gosta de jogar com mais de um personagem)
- Acho as armas desequilibradas. Usar armas a distancia se tornam mais uteis do que usar as corpo a corpoNao estou convencido que uma arma a distancia como o arco seja mais fácil de acertar do que uma arma branca no corpo a corpo.
- Não gosto da regra de "mitose" que divide os zumbis em dois iguais quando eles possuem dois caminhos a seguir
- Não gosto dos feitiços serem utilizados por qualquer persoangem.
- Não gosto do fato de quase todo feitiço ser apenas um ataque a distancia comum.
- Sinto falta de maior diferenciação de classe entre os personagens (como é no undead or alive).
- Não gosto do Vault (acho que no nacional o nome é porão). Ele funciona como um portal entre dois pontos... e é muito chato ficar calculando rotas de zumbi através deles.
- Não curto o sistema de buscas. Acho que gera um loop de busca no inicio do jogo muito chato.
- Não curto o sistema de geração de zumbis no locais fechados. Torna a locomoção pelo mapa muito difícil e muitas vezes os personagens mal conseguem se mover na aventura.
- Não gosto da regra de ativação extra para todos os zumbis do tipo quando falta miniatura.
Concordo com basicamente tudo, exceto o útlimo item (acho necessária a regra de ativação extra para forçar os jogadores a matarem zumbis).
Então... tematicamente, o Zombicide "medieval" é muito atrativo, mas tem vários problemas. Acho ele muito fácil (por causa de feitiços como, por exemplo, o que empurra os zumbis). Considero que o Invaders deu uma otimizada boa no jogo, removendo coisas desnecessárias. Só não joguei ainda os outros titulos mais recentes (Undead or Alive e o Marvel Zombies), que não curti o tema, mas espero que eles continuem o trabalho de polir o Zombicide para torná-lo mais estratégico e menos aleatório/poluído.