
Terra Nova (Andreas Faul, 2022)
Terra Nova é uma versão “junior” no Terra Mystica. O autor e a editora são diferentes mas é uma reimplementação simplificada. O tema continua o mesmo, raças de fantasia colonizando um continente. Várias mecânicas foram modificadas, seguem as mais significativas.

- Tiraram os cultos e tudo que é relacionado a eles. Não tem o tabuleiro de trilha de cultos, os prédios religiosos não podem ser construídos e não há favores divinos ou sacerdotes.
- Só há um recurso: dinheiro.
- A comemoração foi simplificada. Ao construir ou melhorar uma construção todos os jogadores que tiverem construções adjacentes ganham uma carga por construção, independente qual construção seja. Não há perda de pontos de vitória.

- O mapa só tem 5 cores de terreno e o jogo acaba na 5a rodada.
- Não se pode melhorar a “taxa básica” de terraformação, custa sempre 6 moedas por pá.
- Só existem 3 tipos de construção. Pode-se, contudo, construir 2 fortalezas, cada uma com um efeito específico.
- Não há competição por recompensas de cidades. Cada pessoa começa com as mesmas 4 fichas que podem ser usadas só por elas.

Terra Nova sem dúvida não é para mim. Achei muito simplório. O fato de ter só um recurso diminui em muito a necessidade de planejamento. Acredito que não irá agradar aos fãs de Terra Mystica. Porém, há sem dúvida público para ele. Quem estiver procurando uma experiência mais tranquila, leve e nada punitiva pode gostar muito dele.
_______________________

O Dino Escape está com nova edição e o preço abaixou.
Dê uma olhada em:
https://tgmeditora.com.br/produto/dino-escape/