vfborges::hugovasconcelos:: Joguei e achei bem fraco. Não entendi a escolha de trazer pro Brasil, ainda mais sendo um KS com funding medíocre (200k USD).
Hugo... explica melhor o que achou e o porque...
Pelo que vejo nem sempre um sucesso na arrecadação significa jogo bom. O pessoal adora miniatura e grandiosidade e, muitas vezes, isso não entrega um bom jogo.
Claro, com certeza.
Antes de começar a descrição, preciso informar que joguei a versão do KS disponibilizada através do Tabletopia, então não tenho acesso a qualquer evolução do jogo posterior a este momento, mas acredito que o jogo estava bem próximo da versão final.
O jogo é demasiadamente superficial. Existe uma seleção de ação que o marketing vende como inovadora, mas basicamente é uma escolha de que par de ações você realizará em uma grid estilo "jogo da velha". Ao longo das suas ações, você basicamente irá trazer pessoas que estão contaminadas espalhadas pelo tabuleiro principal para seu tabuleiro de jogador para posteriormente curá-las (através de outra ação). Quando você cura elas, é possível melhorar algumas ações que você executa ao longo do jogo ou atribuir essas pessoas para trabalhar em suas construções, que, de forma geral, criam um engine building que otimiza seu jogo.
Toda "Era" (um conjunto de rodadas), vai existir uma disputa por um objetivo geral - novamente, bem básico - e existe um objetivo estático de todas as rodadas padrão, que é reconstruir a cidadela doando pessoas curadas do seu tabuleiro de jogador para este propósito - o que também não é nada interessante.
O jogo, como um todo, é desinteressante, repetitivo (você se sente fazendo a mesma coisa durante toda a partida) e sem grandes diferenciais. Você não sente nenhum tipo de pressão durante a partida, o tabuleiro principal é super poluído e parece que você está jogando algum gateway qualquer.
É isso. Obviamente, essa é a minha opinião, e opinião é o que governa o reino dos gostos, que, por sua vez, governa todo o resto. Então, dei nota 5 pro jogo e segue a avaliação resumida que fiz na Ludopedia abaixo:
"(Avaliação baseada na versão protótipo do jogo)
Prós:
+ A seleção de ações limitada do jogo é diferente, mas não muito relevante.
Contras:
- O jogo é repetitivo do início ao fim;
- Apesar de ser um protótipo, parece bem inacabado para uma versão de financiamento;
- A progressão e o arco são muito lentos, mas também não acho que exista muito para se fazer quando o jogo engrena;
- Não funciona bem em baixo player count.
Quem vai gostar? Quem gosta do tema e jogos leves.
Qual a melhor quantidade de jogadores? 4 ou 5; jogam até 5."
Sobre a questão da arrecadação, observei porque essa editora é notória por trazer jogos de amplo financiamento, como o "Foundations of Rome", que é um brinquedão cheio de miniaturas, mas é um gateway a la "My City" - ou muitos outros jogos de tile placement com construção de cidades. Foundations é um ótimo jogo, mas é inegável que é um gateway superproduzido de 3k. Então, por isso a menção sobre financiamento de KS no comparativo.