
Novo no Jogo? – Por Marcelo Groo
Olá padawans!!! =D
Pois é… andei descuidado da nossa coluna nas últimas semanas… =/ Tempo, tempo, sempre falta, mas volta e meia consigo escrever o review de algum jogo, e nas próximas três colunas (na verdade nessa e nas próximas duas) eu vou postar aqui três desses reviews, falando do lançamento de maior sucesso aqui no Brasil em 2013: A TRILOGIA ZOMBICIDE !!!
“Opa, tipo Senhor dos Anéis Groo???!!!” =D
Melhor padawan, melhor! Senhor dos Anéis não tinha abomination, tinha??? =)
E iniciando a trilogia, vai o review da minha primeira partida de Zombicide, pouco após o jogo ser lançado. Enjoy!!!
Isso não é exatamente um review, está mais para a “Narração” da primeira partida de Zombicide que nós jogamos por aqui, um pouco após o jogo ser lançado. Eu acho que essa é uma forma legal para quem ainda não conhece o jogo sentir o clima e a ambientação do Zombicide.
PS: Esses textos e fotos foram publicados no meu facebook, no álbum “Gruta do Groo” (que é a joga que rola semanalmente aqui em casa), estou apenas transcrevendo para cá.
Então vamos lá… =)

Nessa Gruta Especial, eu, LePe, Thiago, Lucas, Leandro Zombie e Cacá nos reunimos para estrear o Zombicide, o hype do momento, um jogo que foi lançado pelo kickstarter (um site de financiamento coletivo) e agora está sendo vendido pelas lojas por uma pequena fortuna. =)
Obviamente, o Zombicide é um jogo de Zumbis, e aí você vai pensar… “Poxa, mas já tem tantos, por que o hype?”. Primeiro, por que ele é um jogo cooperativo (todos jogam juntos, contra o tabuleiro), e ainda não havia nenhum jogo de zumbis cooperativo no mercado. Segundo, por que a produção dele está caprichadíssima, a arte é linda, e o jogo tem mais de 70 miniaturas de um dos fabricantes de minis mais conceituados, a “Cool Mini or Not”. E terceiro, por que tirando um ou outro espírito de porco que gosta de meter malho em jogo de zumbi, é consenso de que o jogo realmente ficou bem legal!
A temática do Zombicide não é das mais inovadoras: o mundo foi tomado pelos zumbis, tente sobreviver a isso! Ele é jogado através de Cenários, onde cada cenário tem sua própria montagem do tabuleiro, objetivos, regras especiais, etc. Isso também não é muito inovador, mas funciona muito bem nesse tipo de jogo e garante a rejogabilidade. As grandes inovações do Zombicide estão mesmo é nas regras do jogo… coisas como os “Danger Levels” e Experience Track, que ainda não haviam sido utilizados (pelo menos não dessa forma) em nenhum outro jogo.
Como todo bom cooperativo, o Zombicide não é fácil de vencer… Nós vencemos a partida dessa noite, mas só jogou macaco-velho, todos super acostumados com jogos cooperativos, todas as decisões foram debatidas, as habilidades especiais de cada personagem foram otimizadas, sacrifícios foram feitos em prol do grupo, e mesmo assim vencemos por um triz (literalmente… mais 1 rodada e morreríamos todos!).
Na minha opinião, o Zombicide é um jogo MUITO bom! Perfeita fusão entre Temática x Mecânicas, o jogo desenvolve-se bem, é divertido em alguns momentos, bem tenso em outros, exige o trabalho em equipe, e consegue o que muitos jogos almejam, mas poucos atingem: colocar o jogador no clima da temática, com direito a todos os heroísmos e burradas que vemos nos clássicos filmes de zumbis!
. Missão 08: Zombie Police
“Nós matamos um zumbi que descobrimos ser o prefeito da cidade. Ele estava carregando um fax do chefe de polícia, que explicava como chegar a um esconderijo seguro: um velho depósito subterrâneo que foi transformado em um bunker, próximo ao departamento de polícia. Este bunker seria um abrigo perfeito para nós, ele possui um arsenal, comida, e até mesmo água encanada. No entanto, a sua porta só é aberta por um controle à distância, e o bairro está infestado de zumbis. É uma missão perigosa, mas a recompensa vale o risco… O que não não te mata hoje, só poderá matálo amanhã”
Montamos a “Missão 08: Zombie Police” para jogar, e a escolha dos personagens ficou assim:
. Groo: Amy
. LePe: Phil
. Thiago: Josh
. Lucas: Crazy Ned
. Leandro Zombie: Wanda
. Cacá: Doug
A “Zombie Police” tem um tabuleiro grande, com 6 tiles de mapa, 5 spaws de zumbis (um deles ativado apenas lá pelo meio do jogo), e 2 carros (um police car e um pimp car). O objetivo do cenário é arrombar a porta do bunker, livrá-lo de quaisquer zumbis que estejam ali, e trancar-se lá dentro. Se pelo menos 1 sobrevivente trancar-se no bunker, os sobreviventes vencem o jogo.
Parece simples? Bom, não é… =)
A missão manda colocar 3 tokens de objetivos no tabuleiro: você precisa pegar primeiro o objetivo vermelho (no centro do tabuleiro) para poder arrombar a porta do prédio onde está o objetivo azul (no extremo direito do tabuleiro), precisa pegar o azul para poder arrombar a porta da casa onde está o objetivo verde (no extremo esquerdo do tabuleiro), e só então poderá arrombar a porta do bunker. Ou seja… os sobreviventes tem que cruzar a cidade pelo menos 2 vezes!
Jogo todo montado, hora de iniciar a partida, que foi muito, muito legal! Nem a falta de luz nas últimas rodadas atrapalhou (sim, faltou luz de verdade, não acendemos as velas só para fazer climinha para as fotos). =)
Vamos à partida!
. Missão 08: Zombie Police – PARTE I
. Jogando: Groo (Amy), LePe (Phil), Thiago (Josh), Lucas (Crazy Ned), Leandro Zombie (Wanda), e Cacá (Doug).
Os seis sobreviventes do apocalipse zumbi estão parados no meio da rua, com um longo caminho a percorrer… precisam chegar ao bunker que salvará suas vidas, mas antes terão que cumprir 3 outros objetivos espalhados pela cidade infestada de zumbis.
Amy (Groo) assume a direção de um carro abandonado e atropela os primeiros zumbis aparecem na avenida principal. Com a rota limpa, Wanda (Zombie) consegue chegar ao carro de polícia e junta-se à Amy na limpeza, atropelando todos os zumbis que tentam chegar ao grupo de sobreviventes. Com isso elas garantem o tempo necessário para que Phil alcance o primeiro objetivo, e os outros procurem por armas dentro dos prédios.
. Missão 08: Zombie Police – PARTE II
. Jogando: Groo (Amy), LePe (Phil), Thiago (Josh), Lucas (Crazy Ned), Leandro Zombie (Wanda), e Cacá (Doug).
De posse do primeiro objetivo, o grupo parte na direção do próximo, que está em um grande edifício no extremo oposto do bairro.
Ao arrombarem a porta do edifício, os heróis descobrem que ele está infestado por zumbis! Todos entram e iniciam uma carnificina, enquando Josh (Thiago) fica na porta, tentando chamar a atenção da Abominação, o maior e mais forte dos zumbis.
De posse do segundo objetivo, os sobreviventes percebem que não podem sair pela mesma porta pela qual entraram, pois a Abominação está avançando em direção a ela. Eles então abrem caminho pelas salas internas do prédio até alcançarem uma outra porta mais distante.
Arrombada a porta, os sobreviventes voltam para o calor das ruas… para chegarem ao terceiro objetivo eles precisam atravessar toda a avenida principal, agora já infestada por zumbis!
Amy (Groo) e Phil (LePe) partem para cima do primeiro grupo de zumbis, derrubando um a um com um sabre e uma serra elétrica. Josh (Thiago) e Wanda (Zombie) aproveitam para procurar mais armas durante o trajeto, enquanto Crazy Ned (Lucas) controla a população de zumbis na rua lateral.
Enquanto o grupo avança, Doug (Cacá) decide voltar para o prédio do qual haviam saído, com a desculpa de procurar mais itens. Todos sabem que na verdade ele está querendo se esconder, mas não conseguiram demovê-lo dessa idéia estúpida a tempo…
Doug entra sozinho no prédio, pega um gibi do Cebolinha para ler calmamente, e sem perceber senta-se no colo de um zumbi solitário, que rasga a sua garganta e come o seu cérebro em poucos segundos…
R.I.P. Doug (Cacá)… quem mandou ser burro…
PS: Parece que nunca viu um filme de zumbi na vida!!!! =)
. Missão 08: Zombie Police – PARTE III
. Jogando: Groo (Amy), LePe (Phil), Thiago (Josh), Lucas (Crazy Ned), e Leandro Zombie (Wanda)
. R.I.P.: Cacá (Doug)
Quando o grupo de sobreviventes finalmente alcança a porta do prédio onde está o terceiro objetivo, veem-se cercados por uma multidão de zumbis! Eles arrombam a porta para abrigarem-se no prédio, mas uma rápida olhada para o interior mostra que há pelo menos quinze outros zumbis ali dentro!
A única alternativa é abrirem caminho por entre a horda de mortos-vivos… Crazy Ned (Lucas), Wanda (Zombie) e Josh (Thiago) abrem fogo contra os zumbis que cercam o grupo pelos flancos, enquanto Phil (Lepe) e Amy (Groo) começam a dizimar os zumbis na entrada do prédio.
Com a eminência de alcançarem o sucesso em sua missão, é hora do grupo se dividir: Amy (Groo) e Phil (LePe) entram no prédio para conquistarem o terceiro objetivo, enquanto os demais partem na direção do bunker.
Com a avenida principal totalmente tomada pelos mortos-vivos, a única alternativa que lhes resta é seguir pela estreita rua lateral. Mas ali também são muitos os zumbis, e Crazy Ned (Lucas) decide contê-los para que Wanda (Zombie) e Josh (Thiago) tenham uma chance de chegar ao bunker. A multidão de zumbis cerca Crazy Ned, que tomba sem nenhuma chance de sobrevivência…
R.I.P. Crazy Ned (Lucas)… heroicamente, para manter acesas as chamas da esperança. =)
. Missão 08: Zombie Police – PARTE IV
. Jogando: Groo (Amy), LePe (Phil), Thiago (Josh), e Leandro Zombie (Wanda)
. R.I.P.: Cacá (Doug) e Lucas (Crazy Ned)
Com o grupo desfalcado e dividido, a situação tornou-se mais crítica do que nunca… as ruas estavam infestadas por mais de 60 zumbis, enquanto uma dupla de sobreviventes alcançava o terceiro objetivo e a outra chegava às portas do bunker.
PS: Todos atingimos o “Orange Danger Level” (eu com 39 experience points, a 4 pontos de chegar ao “Red Danger Level”) e acabaram os zumbis do estoque, ou seja, todos os 60 e poucos zumbis no tabuleiro passaram a ativar 2, 3, 4 vezes…
Ao arrombarem a porta do bunker, Josh (Thiago) e Wanda (Zombie) depararam-se com seis zumbis, que eles não tinham chance de vencer em um combate corpo-a-corpo. Nesse momento os sobreviventes perceberam que poucos terminariam aquele dia com vida…
Josh (Thiago) subiu no teto do carro de polícia e começou a pular nele, fazendo barulho para atrair os zumbis de dentro do bunker para a rua. Ele sabia que morreria, mas com isso permitiu que Wanda (Zombie) se escondesse no prédio ao lado, para tentar entrar no bunker em seguida.
Os zumbis saíram do bunker, cercaram o carro de polícia, e destroçaram o impotente Josh… Mas seu sacrifício talvez fosse em vão, pois os zumbis ainda poderiam seguir o barulho feito por Wanda… se a encontrassem, ela com certeza estaria morta.
Percebendo a urgência da situação, Amy (Groo) e Phil (LePe) começaram a bater nas panelas, fazendo mais barulho do que Wanda e atraindo para eles todos os zumbis do bairro. Se essa foi ou não uma boa idéia, eles iriam descobrir em breve…
R.I.P. Josh (Thiago)… um gentleman, para que Wanda pudesse vencer o jogo. =)
. Missão 08: Zombie Police – PARTE V (Final)
. Jogando: Groo (Amy), LePe (Phil), e Leandro Zombie (Wanda)
. R.I.P.: Cacá (Doug), Lucas (Crazy Ned), e Thiago (Josh)
Amy (Groo) e Phil (LePe) viram com assombro o sucesso de seu plano… todos os zumbis do bairro foram atraídos para eles, que agora estavam encurralados no banheiro do pequeno prédio…
De seu esconderijo, Wanda (Zombie) ouviu os passos de dezenas e dezenas de zumbis dirigindo-se para o outro lado do bairro.
Após perscrutar a rua, a menina avançou patinando como um foguete (sim, ela está de patins em meio ao apocalipse zumbi!), driblou o único zumbi que restou diante da porta e entrou no bunker, trancando-se lá dentro e alcançando o objetivo final! Wanda finalmente estava sã e salva!!!
FIM DE JOGO: Vitória dos Sobreviventes!
R.I.P. Amy (Groo) e Phil (LePe)????? Aguardem pela próxima temporada! =)
Valeu!
Groo
Marcelo “Groo” Medeia é programador visual, board gamer semi-profissional, nunca escreveu nada, nunca publicou nada, nunca… enfim, basicamente ele nunca fez nada, só joga board games e agora escreve umas besteiras para você, que está começando nesse mundo dos Jogos Modernos. Seja bem vindo, padawan…