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  4. O Apelo do Novo nos BG ou o 7 Wonders Killer que errou o tiro

O Apelo do Novo nos BG ou o 7 Wonders Killer que errou o tiro

It's a Wonderful World
  • viniciusjf
    2700 mensagens MD
    avatar
    viniciusjf04/08/23 14:15
    viniciusjf » 04/08/23 14:15

    Eu vejo que o problema é que se forçou essa comparação com 7 Wonders.

    IAWW é um jogo excelente.

    3
  • Mateus Dantas
    549 mensagens MD
    avatar
    Mateus Dantas04/08/23 18:15
    Mateus Dantas » 04/08/23 18:15

    Belíssimo texto, como sempre. Observo muito o culto ao novo quando vejo jogos mega hypados no lançamento mas que simplesmente somem depois.

    Tenho duas considerações sobre o texto. A primeira é de que, pra mim, o jogo é MEGA PARECIDO com 7 Wonders. Traz um feeling parecido com outros jogos durante a jogatina, como ja citado no primeiro comentário, mas "é impossível" não comparar de tão parecido.

    E quanto as estatísticas, acredito que o 7 Wonders tem toda a sua genialidade, mas neste caso bebeu agua limpa e ganha pelo nome, pois NA MINHA OPINIÃO, IAWW é melhor, mas quando alguém nunca jogou ambos e decide comprar um, é muito provável que vá escolher o consagrado.

    1
  • titoim
    14 mensagens MD
    avatar
    titoim04/08/23 18:27
    titoim » 04/08/23 18:27

    Cara, o IAWW foi o meu primeiro arrependimento nesse hobby. Prefiro tanto o Century quanto o 7 Wonders a ele.

    Não vou nem entrar nos méritos dele contra o 7 Wonders pois acho forçassão de barra, mas comparado ao Century:

    • O IAWW tem muito mais tracking, você precisa ter muito mais coisas em mente na hora de tomar as decisões, é uma baita dor de cabeça pra players mais casuais (tipo eu). E olha que eu jogo jogos que são muito piores nesse quesito, como Magic, mas mesmo assim, meu mood pra jogar MTG é diferente que meu mood pra jogar board game. Quando eu falo de tracking, é questão de memorização mesmo, ficar lembrando o que você tem em campo, ficar lembrando dos processos e lembrando o que as cartas dão.
    • Um ponto pior ainda é a falta de alinhamento da temática com a gameplay. Nenhuma das cartas importam: são só cartas. Nenhum dos recursos importam: são só recursos. Obviamente, se levado ao pé da letra, isso pode ser aplicado para qualquer jogo, certo? Porém, eu te digo que, ao menos no Century eu ainda tenho o feeling que estou realizando trocas de recursos por recursos mais valiosos. Ou o contrário. Tudo com o intuito de ganhar os pontos dos objetivos no final. No IAWW, você ta movendo cubinho e acertando cores. Obviamente tem mais que isso, estou simplificando pra enfatizar. Outra comparação nesse sentido são as cartas militares, que no 7 Wonders servem pra dar porrada no vizinho e no IAWW são só mais uma cor. Eu sinceramente fiquei bem decepcionado com este ponto.

    2
  • Kavita
    160 mensagens MD
    avatar
    Kavita05/08/23 20:13
    Kavita » 05/08/23 20:13

    Caro, Iuri! Como sempre um texto pertinente e bem redigido!
    Eu sei que você fez a ressalva da questão do gosto "cada um ter o seu" (e sabemos que não é bem assim não rsrs), mas eu não posso perder a oportunidade de defender a arte do novo Village. Além de ser lindíssima, ela não tem a ver com "infantilização" (e mesmo se tivesse, um salve a infância!), e sim com uma releitura moderna da "folk art" européia (grosso modo, a cultura popular de determinado período na Europa).
    Eu, pessoalmente, acho a escolha, nesse caso específico, muito feliz. Troca uma arte figurativa senso comum, por algo muuuuiiiittooooo mais temático e bonito!
    Não estou aqui para levantar polêmicas, mas é que sou um defensor ferrenho do novo Village como um dos jogos mais bonitos que já tive (pena que não vem com moedas de metal pra ficar perfeito).

    Uma grande abraço!

    1
  • iuribuscacio
    3112 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio06/08/23 01:21
    iuribuscacio » 06/08/23 01:21

    Kavita::Caro, Iuri! Como sempre um texto pertinente e bem redigido!
    Eu sei que você fez a ressalva da questão do gosto "cada um ter o seu" (e sabemos que não é bem assim não rsrs), mas eu não posso perder a oportunidade de defender a arte do novo Village. Além de ser lindíssima, ela não tem a ver com "infantilização" (e mesmo se tivesse, um salve a infância!), e sim com uma releitura moderna da "folk art" européia (grosso modo, a cultura popular de determinado período na Europa).
    Eu, pessoalmente, acho a escolha, nesse caso específico, muito feliz. Troca uma arte figurativa senso comum, por algo muuuuiiiittooooo mais temático e bonito!
    Não estou aqui para levantar polêmicas, mas é que sou um defensor ferrenho do novo Village como um dos jogos mais bonitos que já tive (pena que não vem com moedas de metal pra ficar perfeito).

    Uma grande abraço!

    Caro Kavita

    Meu camarada, obrigado por prestigiar o meu artigo.

    Quanto à questão da arte do Village, eu acho que, de um certo ponto de vista, a opção por uma arte mais temática faz sentido, e nesse ponto você tem razão. No entanto, existem outros pontos a considerar. A noção de beleza é subjetiva e está nos olhos de quem vê, então fica complicado discutir isso, mas mesmo assim vamos lá. 

    Uma opção mais temática não implica necessariamente em algo melhor ou mais adequado. Ninguém defenderia seriamente trocar o tabuleiro do Stone Age, um dos mais bonitos de todos os board games, por uma versão de desenho rupestres e absurdamente simplificados. Você pode dizer que ficaria mais legal, você pode dizer que ficaria mais temático, mas de forma alguma ficaria melhor, porque dificultaria interpretar o tabuleiro. O mesmo se aplica, por exemplo, no caso de se trocar a fonte das letras das cartas de um jogo de fantasia medieval, de uma fonte moderna para Old English. Ficaria mais temático, mas seria menos prático, porque o texto ocuparia uma área maior da carta, reduzindo espaço para ilustração, e seria bem mais difícil de ler, especialmente para quem já não enxerga tão bem.

    Esses são dois exemplos de que a opção mais temática, não é a melhor opção, muito pelo contrário, seria uma opção pior 

    Retornado ao Village, eu gosto muito de história da arte, porém curto mais outros períodos e movimentos, como o Barroco e o Impressionismo. Portanto, arte medieval europeia não é muito o meu forte. Mas é evidente que já no Renascimento, houve clara evolução das técnicas, dos temas e principalmente da qualidade. Claro que não se discute aqui o trabalho dos gênios, porque a evolução não substitui o talento nem a genialidade. Se não fosse assim, já teríamos outro Michelangelo, outro Van Gogh e outro Mozart, o que não é o caso. Nós estamos falando da arte no geral, e não especificamente do trabalho de um artista. E é aí que entra o meu ponto. 

    Em termos gerais, uma arte folk mais temática parece infantilizada porque não há evidentemente o mesmo nível de detalhamento, que se consegue com modernas técnicas, tintas e equipamentos de ilustração. O artista provavelmente quis que isso ficasse refletido na nova arte do Village, e essa foi a principal causa das pessoas rejeitarem  essa inovação. A nova arte do jogo simplesmente parece simples demais, talvez um termo melhor que infantilizada, principalmente em comparação com a arte anterior, que mesmo menos temática é belíssima.

    Por fim, respeito totalmente a sua opinião, o modo elegante e respeitoso, como você defendeu o seu ponto, e acima de tudo a subjetividade da beleza, do mesmo modo que você respeita a minha posição. Todavia, na minha humilde opinião, mesmo menos temática eu considero a arte original do Village mais sofisticada, mais atraente e mais bonita.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Nuscácio

    3
  • iuribuscacio
    3112 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio06/08/23 01:34
    iuribuscacio » 06/08/23 01:34

    viniciusjf::Eu vejo que o problema é que se forçou essa comparação com 7 Wonders.

    IAWW é um jogo excelente.

    Caro viniciusjf

    Eu concordo totalmente consigo e digo mais. O IAWW é realmente um bom jogo, e que tem seus méritos próprios, mas de forma alguma chega perto do 7 Wonders e muito menos ainda o substitui.

    Na verdade essa comparação, sem sentido, foi um equívoco de certas pessoas, principalmente por conta da empolgação exagerada com lançamento do IAWW, fruto desse "culto ao novo" irracional.

    No fim das contas isso acabou mais prejudicando do que ajudando o IAWW, porque quando as pessoas puderam ver o jogo na real, viram que ele era bom, mas não era essa Coca-Cola toda que foi alardeada.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio 

    1
  • Kavita
    160 mensagens MD
    avatar
    Kavita06/08/23 01:50
    Kavita » 06/08/23 01:50

    iuribuscacio::
    Kavita::Caro, Iuri! Como sempre um texto pertinente e bem redigido!
    Eu sei que você fez a ressalva da questão do gosto "cada um ter o seu" (e sabemos que não é bem assim não rsrs), mas eu não posso perder a oportunidade de defender a arte do novo Village. Além de ser lindíssima, ela não tem a ver com "infantilização" (e mesmo se tivesse, um salve a infância!), e sim com uma releitura moderna da "folk art" européia (grosso modo, a cultura popular de determinado período na Europa).
    Eu, pessoalmente, acho a escolha, nesse caso específico, muito feliz. Troca uma arte figurativa senso comum, por algo muuuuiiiittooooo mais temático e bonito!
    Não estou aqui para levantar polêmicas, mas é que sou um defensor ferrenho do novo Village como um dos jogos mais bonitos que já tive (pena que não vem com moedas de metal pra ficar perfeito).

    Uma grande abraço!

    Caro Kavita

    Meu camarada, obrigado por prestigiar o meu artigo.
    Quanto à questão da arte do Village, eu acho que, de um certo ponto de vista, a opção por uma arte mais temática faz sentido, e nesse ponto você tem razão. No entanto, existem outros pontos a considerar.

    A noção de beleza é subjetiva e está nos olhos de quem vê, então fica complicado discutir isso, mas mesmo assim vamos lá. 

    Uma opção mais temática não implica necessariamente em algo melhor ou mais adequado.
    Ninguém defenderia seriamente trocar o tabuleiro do Stone Age, um dos mais bonitos de todos os board games, por uma versão de desenho rupestres e absurdamente simplificados. Você pode dizer que ficaria mais legal, você pode dizer que ficaria mais temático, mas de forma alguma ficaria melhor, porque dificultaria interpretar o tabuleiro. 

    O mesmo se aplica, por exemplo, no caso de se trocar a fonte das letras das cartas de um jogo de fantasia medieval, de uma fonte moderna para Old English. Ficaria mais temático, mas seria menos prático, porque o texto ocuparia uma área maior da carta, reduzindo espaço para ilustração, e seria bem mais difícil de ler, especialmente para quem já não enxerga tão bem.

    Esses são dois exemplos de que a opção mais temática, não é a melhor opção, muito pelo contrário, seria uma opção pior 

    Retornado ao Village, eu gosto muito de história da arte, porém curto mais outros períodos e movimentos, como o Barroco e o Impressionismo. Portanto, arte medieval europeia não é muito o meu forte. Mas é evidente que já no Renascimento, houve clara evolução das técnicas, dos temas e principalmente da qualidade.

    Claro que não se discute aqui o trabalho dos gênios, porque a evolução não substitui o talento nem a genialidade. Se não fosse assim, já teríamos outro Michelangelo, outro Van Gogh e outro Mozart, o que não é o caso. Nós estamos falando da arte no geral, e não especificamente do trabalho de um artista. E é aí que entra o meu ponto. 

    Em termos gerais, uma arte folk mais temática parece infantilizada porque não há evidentemente o mesmo nível de detalhamento, que se consegue com modernas técnicas, tintas e equipamentos de ilustração. O artista provavelmente quis que isso ficasse refletido na nova arte do Village, e essa foi a principal causa das pessoas rejeitarem  essa inovação. 

    A nova arte do jogo simplesmente parece simples demais, talvez um termo melhor que infantilizada, principalmente em comparação com a arte anterior, que mesmo menos temática é belíssima.

    Por fim, respeito totalmente a sua opinião, o modo elegante e respeitoso, como você defendeu o seu ponto, e acima de tudo a subjetividade da beleza, do mesmo modo que você respeita a minha posição. Todavia, na minha humilde opinião, mesmo menos temática eu considero a arte original do Village mais sofisticada, mais atraente e mais bonita.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Nuscácio

    Opa!
    A noção de gosto não é subjetiva não rsrs
    Ela é construída (e imposta) de acordo com o lugar histórico-social que o indivíduo ocupa. Dito isso, temos a propensão a achar a arte do Village original mais bonita, porque somos educados (no sentido estrito da palavra educação mesmo) a considerar que, quanto mais figurativa e realista a representação, mais valorosa ela é. Tanto é que, na modernidade artística, muitos pintores achavam que o Graal da pintura seria um retorno a economia de traços dos desenhos infantis; e viram que isso é muito difícil. E a arte do Village novo não é nem um pouco simples, antes o contrário. Emular, com qualidade, os pressupostos formais da cultura popular é super complicado. Outro exemplo é o Troyes, que muita gente considera horroroso, e eu considero muito lindo.
    Seu exemplo do Stone Age foi extremo, mas olha, poderia ficar super interessante hahahaha (e olha que o Menzel, o ilustrador do Stone Age, é meu artista preferido dos boardgames) 
    Quanto a questão da "evolução" no Renascimento, quando falamos de História da Arte, não existe evolução, existem escolhas técnicas e formais. O Renascimento optou por uma pretensa representação mais fiel da realidade porque tinha a ver, além de outras coisas, com o maravilhamento das descobertas científicas do olho e da visão. Tanto que os Modernos, que virão depois, vão rejeitar essa obrigação de estar submetido ao real.
    E não temos mais Michelangelos e Mozarts, não porque "gênios" (que também já é um conceitado datado) não nasçam mais, mas sim porque não interessa aos novos gênios produzir a maneira daqueles. Vide Basquiat e Hendrix, por exemplo, dois gênios.
    Isso tudo pra dizer que o Village novo é lindão! hahahaha
    Grande Abraço!

    3
  • iuribuscacio
    3112 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio06/08/23 02:24
    iuribuscacio » 06/08/23 02:24

    Isso tudo pra dizer que o Village novo é lindão! hahahaha
    Grande Abraço!

    Caro Kavita

    Meu camarada, muito interessantes esse pontos que você apresentou. Vamos fazer o seguinte, você fica com o seu Village novo, eu fico com o meu Village original, e nós consideramos a peleja empatada. KKKKKKK

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio 

    1
  • Pes Soberbos
    1058 mensagens MD
    avatar
    Pes Soberbos06/08/23 10:47
    Pes Soberbos » 06/08/23 10:47

    A arte do novo Village foi o melhor trabalho que já vi alguém fazer no Paint Brush. Realmente impressionante.

    2
  • iuribuscacio
    3112 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio06/08/23 20:12
    iuribuscacio » 06/08/23 20:12

    PedroMVM::Acho que além de citar o caso KingDomino/QueenDomino, seria interessante mencionar o Ticket To Ride e Azul com seus derivados.

    No caso do TTR, vejo muita gente recomendando o Europa para novatos, quando o EUA é o mais indicado, por ser mais simples e não ter o acréscimo de regras que complicam o jogo. O Europa é mais estratégico, fato, mas não é para recomendar para quem está começando. As complexidades adicionais podem acabar até afastando do jogo. O EUA é melhor justamente por ser mais simples.

    O mesmo ocorre no Azul e seus derivados, que usam o mesmo esquema de coletar peças. O original continua sendo o melhor para apresentar a novatos pela simplicidade, enquanto os outros são para os "cracudos" que precisam de drogas mais fortes :D

    Vi muitos geradores de conteúdo falando que "o QueenDomino é melhor que o KingDomino" e que "o Vitrais de Sintra é melhor que o Azul". Isso pode ter ocorrido justamente pelo "culto ao novo" ou mesmo opinião de "cracudo" por serem mais estratégicos que os originais, mas o fato é que os originais passaram pelo teste do tempo e suas "versões mais estratégicas" estão no limbo. 

    Caro PedroMVM

    Meu camarada você tem toda a razão, porque tanto no caso do Queendomino, quanto no do Vitrais de Sintra, foi exatamente isso que ocorreu: "O novo deve ser melhor só porque é novo".

    Por outro lado, no caso do TTR Europa, eu tenho que confessar uma "perversãosinha". Eu só joguei com as estações uma ou duas vezes, porque achei a regra chata para caramba. Assim, na quase totalidade das minhas partidas, eu jogo só com a mecânica dos túneis. Já na questão TTR Original e TTR Europa, eu particularmente acho que esse é um caso de que o novo é efetivamente melhor que o antigo, mas por apenas um pequeno detalhe, que é o mapa. E olha que não tem nada a ver com balanceamento, diversidade de rotas, cartas de objetivo mais equilibradas, nem nada disso. Eu acho o TTR Europa melhor para mostrar aos iniciantes do que o TTR Original, única  e exclusivamente porque me parece que as pessoas estão mais familiarizadas com o mapa da Europa do que dos USA. Com isso, localizar o o ponto de partida e o ponto de chegada das rotas, no início da partida me parece mais fácil no Europa do que no Original. Porém é preciso deixar claro que essa diferença é mínima, e que isso é apenas uma impressão pessoal. Entre o TTR Europa e o TTR Original a diferença é pequena demais para fazer alguma diferença.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio    

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