É difícil dizer qual é o melhor pois cada um entrega um tipo de experiência, apesar dos três terem a mecânica do traidor. Eu já joguei os três, dead of winter mais de 15 partidas, até porquê foi o primeiro, the thing umas 5 partidas e battlestar umas 4. Esses dois últimos eu adquiri bem recentemente, por isso a discrepância.
O que eu posso dizer logo de cara é que se você quer poupar grana, vá de dead of winter, pois é bem mais barato e vai te entregar muita imersão e muita interatividade na mesa, mesmo que não coloquem o traidor na partida, com o traidor então o jogo da um salto, mas fica bem mais difícil.
Battlestar sem sombra de dúvidas é melhor se a pessoa é fã ou já assistiu a série, principalmente para fãs, porém os jogadores já tem que ter uma certa malícia em boardgames, eu diria que o battlestar apesar de não ser bem um Euro, tem a alma de um e de porte médio pra pesado, muitas cartas pra ler, então o jogo pode ser excessivamente longo se tiver muitos jogadores casuais. Porém é como eu falei, se é fã da série e já tem uma certa desenvoltura com jogos um pouco mais cabeçudinhos é muito difícil escolher outro no lugar dele, mas ele pode ser decepcionante se todos os jogadores não estiverem certos do que tem que fazer, o traidor tem uma vida mais fácil, mas eu digo que é perfeitamente possível dos humanos vencerem embora não comum. mas sempre vai ser uma partida apertada.
O the thing eu diria que é o melhor para jogadores casuais, principalmente aqueles que não se importam muito se o jogo é desbalanceado ou "quebrado" sim, eu acho o Alien meio quebradinho, principalmente quando ele se revela, a vida dos humanos fica muito difícil, pois ele sempre vai poder ir com um tanto de fichas maior que o número de humanos em uma sala, isso enquanto ele não absorve outros humanos e cachorros, aí então ele vai ficando estupidamente poderosos e desbalanceado, se os humanos não conseguirem uma arma de fogo logo, de preferência o lança chamas, é muito difícil bloquear o avanço da evolução da força do alien. No entanto é um jogo muito divertido e fica mais fácil se o alien é um novato e ainda não sabe bem o que fazer.
Então como eu colocaria esse ranking.
Melhor para jogadores casuais ou iniciantes.
1° the thing
2° dead of winter.
3° battlestar.
Imersão
Quase um empate no primeiro lugar entre battlestar e the thing, mas seguidos bem de perto pelo dead of winter, não deixa nada a desejar no quesito imersão também.
Mas o batllestars levaria esse primeiro lugar se formos considerar o quesito paixão, os fãs de battlestar são muito mais aficionados do que os de the thing que são mais saudosistas do que necessariamente fãs. E é meu caso, estava pensando em comprar o insondável que é novo e bem mais barato do que o battlestar, porém caí na besteira de assistir a série battlestar antes e morri com uma boa grana pra garantir minha cópia do batllestar.
Então fica a dica, se não quer gastar muita grana com o jogo,não assista a série. RS...
Jogabilidade menos travada.
1° dead of winter.
Você tem muitas opções pra fazer no jogo, te da uma sensação de quase mundo aberto.
2° battlestar. Tem sim muita repetitividade, pois é o tempo todo colocando carta pra resolver crise, porém as cartas e os locais te dão um bom leque do que fazer antes disso, e o jogo foi feito pra brilhar com essa mecânica, que inclusive claramente os outros dois jogos que estamos falando bebem muito da fonte do batllestar.
3° the thing. Não tem jeito, o jogo é aquilo, ficar indo de sala em sala e contribuindo com carta que muitas vezes não será usada para o que você quer e mais difícil ainda pro seu personagem. Não estou dizendo que não é divertido, mas pode ser frustante as vezes dependendo do desenrolar da partida.
Rejogabilidade.
Jogadores iniciantes
1° the thing
2° dead of winter
3° battlestar.
Jogadores iniciantes correriam de battlestar e dead of winter assim que a partida terminar, diferente do the thing, e eu pude constatar isso pessoalmente, duas vezes o pessoal resolveu encarar uma segunda partida logo de cara. Então das cinco partidas que eu tive foram uma no primeiro dia e outras duas nos outros dois dias em que joguei.
Rejogabilidade.
jogadores medianos pra cima.
1° lugar empate técnico entre battlestar e dead of winter
Mas se formos colocar o quesito "Fã" o battlestar vai de primeiro com facilidade.
Em suma, o Battlestar e dead of winter dão aquele gostinho de quero mais pra jogadores já um pouco mais avançados assim que a partida termina, o the thing fica um pouco aquém, tem que esperar alguns dias e ter uma galera muito grande, no mínimo 6 pra ele poder brilhar.
Número de jogadores.
1° dead of winter, já da pra ter uma partida bem legal com três jogadores, 4 e 5 fica show.
2° battlestar, no mínimo 4 jogadores, funciona com 6 e ideal 5 jogadores.
3° The thing. No mínimo 6 pra ter uma experiência bacana que o jogo quer entregar. 7 fica show, 8 ideal.
Então por esse quesito o the thing leva desvantagem pois juntar jogadores é um problema pra boa parte da comunidade, ainda mais nesse número.
Como todo bom jogo cooperativo ele precisa ser difícil, porém eu acredito que o jogo não precisa ser impossível.
Eu senti isso no the thing, se o alien jogar certinho é muito difícil dos humanos vencerem. Das cinco partidas os humanos só venceram na primeira, estávamos pegando a malícia do jogo, as outras quatro foram sempre aliens diferentes e só deu alien.
O battlestar com jogadores experientes fica bem balanceado entre humanos e cylons.
Percebi isso pois os humanos perderam as primeiras três partidas e venceram a quarta, e eu percebi a evolução, primeira partida, massacre dos cylons, 2° massacre mas um pouco melhor, terceira andamos 7 de distância e quase vencemos, quarta partida também muito difícil mas com vitória dos humanos.
O dead of winter fica um pouco mais tranquilo, pois o traidor também tem seus objetivos secundários além de lascar com tudo, e ele precisa cumprir antes do objetivo principal, se não ele perde também. E esses objetivos são sorteados a cada partida e existem mais fáceis e mais difíceis, então a vida do traidor nunca vai ser um passeio no parque.
Preço.
1° dead of winter, com 300,00 ou 400,00 você já consegue uma cópia. A expansão noite sem fim é independente e na real não é bem uma expansão, apenas umas dua ou três mecânicas novas, cartas de construção de melhorias, barricadas explosivas, sobreviventes indefesos rebeldes, e as opções de jogar com ou adicionar novos zumbis, bandidos e dois locais diferentes. Mas ainda assim não é indispensável, se achar o dead of winter encruzilhadas que foi o primeiro a sair, pode ir sem medo, eu acho as crises e personagem do primeiro até melhores do que o do segundo.
A outra expansão é a colônias em guerra, essa sim dispensável, só fica legal com muitos jogadores, pelo menos 4 jogadores cada lado. E podendo jogar até 11(caos total)
E se prepare para um nó na cabeça pois a mecânica de combate muda absurdamente, sem contar outras regras. mas se você mesmo assim querer, pode encontrar por menos de 160,00.
2° the thing. Tá difícil de achar, quando acha vai de 700,00 pra cima. Já vi sendo vendido por quase 1000,00 e não durou muito o anúncio.
Porém a expansão (que não é essencial) é bem barata e pode dar um ar novo pro jogo depois de muitas partidas, e talvez dar uma pequena balanceada pro lado dos humanos, apesar de ainda continuar muito difícil. Já vi sendo vendida por menos de 140,00.
3° battlestar. Acho que no dia de hoje existe uma cópia a venda na casa dos 800,00. Já foi vendido Bem mais cara do que isso,as com o lançamento do insondável não sobrou muita brecha pra colocar o jogo muito acima desse valor, salvo que ele tenha as expansões, essas sim extremamente raras e caras. Já vi algumas expansões do batllestar sendo vendidas por mais de 500,00 e o anúncio também não durou.
Não vou fazer uma classificação geral até porquê acho que não precisa, mas acho que consegui passar um pouco do que é cada jogo pra te ajudar na escolha.
Desculpa se divaguei um pouco. RS...