Raio::E nunca ninguém deu o lance que não conseguisse pagar.
Estranho fazerem isso... Se acontecesse nos grupos que jogo, esse jogo em si jamais jogaria novamente com tal pessoa.
É engraçado como esse argumento sempre vem à tona nesses casos.
Alguém dar um lance e não conseguir pagar, beleza porque aí fica claro a trapaça. Mas nos casos intermediários, onde a pessoa dá lances que não pode pagar e não leva a usina, simplesmente não tem como saber.
E aí nesse caso você tem dois pontos:
1. Nunca ninguém deu esse tipo de lance trapaceado sem levar a usina OU você(s) que nunca percebeu(eram)?
2. Pra você nunca mais jogar com quem faz/fez isso, você primeiro teria que perceber a coisa acontecendo. E então voltamos ao ponto um.
E nisso você pode passar a sua vida toda num loop infinito sem saber que isso ocorreu e ainda continuar jogando com quem fez/faz isso.
O que fazer? Considerar que isso é legítimo e faz parte das regras? Criar uma espécie de desafio, onde a pessoa é obrigada a mostrar o que tem?
Uma possível solução para evitar essa trapaça é combinar que cada jogador deve expor o dinheiro do seu lance. Assim seria uma forma híbrida de tratar a questão, onde teríamos o dinheiro do lance visível e transparente a todos na mesa e ao mesmo tempo ninguém saberia se os outros ainda possuem algum dinheiro a mais escondido.
Fica a sugestão.
Sobre a questão do tópico, alguém já disse aqui na Ludo uma vez em algum tópico do Power Grid (provavelmente da versão antiga), que o autor já disse em um FAQ que o dinheiro é escondido. Não cheguei a buscar o FAQ para checar, mas de qualquer forma penso ser muito mais emocionante com o dinheiro escondido. Por aqui também sempre jogamos com dinheiro escondido.
Temos até nossa zoeira de falar: "lá vai fulano consultar sua tesouraria".