O maior jogo da série, mais tiles de cenário, mais cartas, mais unidades, mais variabilidade de unidades, insert maior e cabem as cartas com sleeves. Houve polimento das regras incluindo agora unidades roteadas, habilidades novas como overwatch e modificação de cenário na campanha. O que você faz em uma batalha ecoa para os conflitos futuros seja na sua tropa seja no cenário.
É um jogo campanha/legacy, mas sem destruição de componentes e sem uso de adesivos permanentes. É totalmente "resetável".
É o melhor da linha Undaunted até agora, vou listar o motivo:
a)você pode jogar o modo campanha, com um enredo e história de cada missão. Ou, pode jogar as missões isoladas em modo episódico com regras da casa;
b)dependendo de quem vence a missão acontece alguma coisa diferente, então, mesmo que jogue a campanha duas vezes a situação pode mudar;
c)você agora pode destruir o cenário. O tile possui um nível de defesa próprio de estrutura e se usar os ataques de tipo explosão/demolição pode destruir o cenário do tile. Essa destruição se torna permanente, ou seja, na próxima vez que jogar naquela parte de Stalingrado você tem que usar o tile do cenário destruído e guardar na caixa o tile base. O jogo vem com tiles de cenários íntegros normais e na caixa vem tiles substitutos de cenário onde o local está danificado e com menos defesa.
Isso ficou muito legal, porque o tile com cenário íntegro lhe dá mais bônus de defesa ao passo que se esse tile for destruído o nível de defesa dele diminui bastante. Também influencia na possibilidade de passagem de veículos blindados nesse tile devido a destruição dos prédios que ali haviam;
d)seus soldados podem morrer permanentemente na campanha. Você tem um exército formado por homens e mulheres com nomes próprios e eles podem morrer em definitivo. A primeira missão você tem a disposição um plantel de 35 cartas da sua tropa com membros/unidades variados, riflemen, gunners, etc. Se em alguma missão um deles morrer na partida tem uma regra que você coloca de volta a carta dele na caixa, ou seja, faleceu em combate. Você tem que abrir o deck de soldados da "reserva" e escolher outro para se juntar a sua tropa em substituição. Só que esse soldado da reserva que vem para ocupar o lugar é mais fraco e mais inexperiente. Alguns tem iniciativa pior e outros tem menos habilidades. Isso faz com que você seja mais estratégico na hora de colocar seus soldados na frente de combate para levar tiros;
e)evolução/promoção de soldados. Quando missões são concluídas você pode promover cartas/soldados. Você pega a sua carta do personagem base e coloca de volta na caixa e abre o deck de update e pega uma carta melhorada dela para colocar no seu pelotão em substituição. Isso evidencia um soldado/unidade sobrevivente mais experiente e que melhorou a habilidade devido ao combate. Enfim, tipo uma evolução de personagem. Achei fantástico;
f)Enredo. Agora ao final de várias missões, dependendo se a Rússia, ou, a Alemanha vence acontece uma resolução diferente. Tem uma historinha ao final e alguns plot twists legais que dão uma emoção a mais. Por exemplo, você vinha em uma situação tranquila e vencendo várias partidas quando que ao final de uma delas acontece algo surpreendente e as coisa podem se inverter;
g)o jogo parece ser legacy, mas não é. Não há destruição de componentes, ou, colocação de adesivos, etc. Você pode guardar tudo na caixa e quando terminar a campanha é só colocar de volta no lugar e jogar novamente. Por exemplo, tentar ver o resultado dos cenários se a outra facção vencer. h)O insert do jogo é muito bom. Vem tipo um trail para colocação dos tokens das unidades, de conquistas, etc. Ajuda muito no setup, parece aquele trail que tem no Gloomhaven presas do leão;
i)vem muitos, mas muitos tiles de cenários, bem mais que nos jogos anteriores. Temos o tile do cenário íntegro e o tile correspondente do cenário destruído e suas consequências, como passagem de blindados, diferença de defesa de posição, etc;
j)você joga na cidade de Stalingrado. Em cada missão joga em uma parte, sul, leste, oeste, norte, etc. Se você destruir muitos tiles no sul, por exemplo, quando tiver que voltar numa missão para aquela parte da cidade, os tiles estarão destruídos conforme ocorreu em missões anteriores. Achei bem temático e faz com que você tenha estratégia e não saia explodindo tudo logo de cara porque no futuro você poderá precisar de uma defesa de terreno melhor, só que como o tile estará destruído não terá mais aquele bônus;
K) unidades agora se tornam roteadas quando você não tem mais cartas na sua mão, pilha de descartes e área de jogo. Você vira a ficha para o lado suprimido, coloca uma bandeira branca em cima e recua um tile de cenário que tenha sido esclarecido pelo dono da unidade roteada. Para essa unidade roteada voltar ao combate você tem que pegar carta respectiva do suplemento com ordens como reforçar, etc, e então vira a ficha para o lado normal e tira a bandeira de cima.
L) agora temos lança chamas, modo overwatching onde sua unidade faz supressão no turno do adversário, vários tipo de tanques, ataque aéreo alemão, etc.
Agora o contra do jogo.
Para jogar os cenários em modo episódico você tem que fazer regras da casa. Você tem que ignorar o enredo e o briefing do livro de cenários. Você pode montar o seu deck com baralho normal e baralho de update e jogar no modo undaunted normal.
Enfim, em minha humilde opinião é o melhor da série. Nota 9,8.