Jogos de Fazendinha são os meus favoritos. Não sei se tem algo relacionado a vir de uma família de fazendeiros e adorar passar minhas férias na fazenda do meu avô, passeando pela horta com minha vó, dando picolé para as vacas (sim, colocava limão em um isopor e ia oferecer para as vacas), nadando na cachoeira, correndo do pato psicopata que tinha lá (ele odiava humanos) e tomando café com biscoito polvilho o dia todo. Acho que por isso me encontrei nos jogos de fazendinha, procuro jogar todos e me divirto demais com eles.
Decidi, então, fazer um top 10 jogos de fazendinha segundo minha opinião. Se você discorda, faz parte, mas sou pouco humilde e já te falo que minha opinião é boa, viu?
1- Hallertau

Sim, já comecei falando o melhor porque sou ansiosa e não gosto de enrolar. Por muito tempo Caverna foi meu jogo favorito, mas depois de 13 partidas de Hallertau, ele ganhou o posto de melhor jogo que já joguei.
Hallertau é a maior região produtora de lúpulo da Alemanha, onde você precisa cultivar plantações, criar ovelhas, desenvolver sua vila e fornecer material para os artesãos locais produzirem a melhor cerveja.
O jogo envolve cartas, trabalhadores, recursos e tabuleiros, muitos tabuleiros! Só de jogador são 3. Uwe tava inspirado na hora, viu?
O que mais me agrada no jogo é o tabuleiro de ações que sai do clássico ‘eu coloco um trabalhador e bloqueio a ação’. Os trabalhadores são cubos que você recebe conforme a evolução do seu centro comunitário e cada vez que a ação é feita ela fica mais cara, só sendo bloqueada mesmo se a mesma ação for escolhida três vezes.
E o que eu quero fazer no jogo? Juntar recursos para melhorar seu centro comunitário e jogar cartas que geram recursos recorrentes e pontos de fim de jogo. Quanto mais evoluir seu centro, mais trabalhadores você vai ter e mais pontos tem chance de fazer no fim do jogo, podendo chegar a 70 pontos (ainda achei uma missão impossível, o máximo que fiz foi 34). As cartas também geram pontos: são 4 tipos de baralhos, sendo um deles específico para pontos de fim de jogo, um serve para converter recursos ou ganhar alguns pontos durante a partida e outro ainda fornece renda a cada rodada.
São 6 rodadas em que você sente a evolução do jogo, consegue fazer várias estratégias para ganhar pontos, tem muitas opções de baralhos para deixar cada partida diferente da outra, para mim um jogo completo!
2- Caverna

O segundo melhor jogo que já joguei, também é o segundo no meu top 10. Caverna foi uma história de amor a primeira vista. Lembro direitinho quando joguei a primeira vez, tinha pouco tempo que jogava jogos mais modernos, não tinha jogado o Agrícola ainda, e achei o jogo sensacional.
Em Caverna vocês assumem o papel de anões que vivem em cavernas, escavando minérios, rubis. Mas você precisa se alimentar para conseguir trabalhar, então precisa também gerenciar uma pequena fazenda, plantando e criando animais.
Você começa no jogo com 2 anões, ou seja, 2 ações por rodada, o que é bem pouco. Então precisa aumentar sua família para conseguir realizar mais ações. Só que a ação que libera novos anões demora a aparecer, e você precisa garantir que o novo membro da família vai ter lugar para morar, então tem que juntar recursos para mobiliar sua caverna, não dá para dormir no meio de pedras. Acho isso muito bem pensado no jogo. Existem ainda ações fixas e outras que vão sendo liberadas a cada rodada, e são niveladas pela evolução que você deveria ter no jogo (nem sempre é possível, mas a gente tenta). Além disso, você precisa alimentar sua família então, além de se preparar para tudo isso, tem que arranjar comida, plantar vegetais e grãos, cercar áreas na sua fazenda e ter animais para fornecerem alimento.
E mesmo plantando e criando animais, nem todo fim de rodada você colhe e seus animais reproduzem, então é necessário garantir alimento de outras formas para não ter que mendigar.
São 12 rodadas de muita correria, fazendo conta se vai conseguir aquela construção para te ajudar a melhorar sua caverna/fazenda, fortalecendo seus anões para conseguir mais combos de recursos, multiplicando sua família e animais para construir a melhor caverna/fazenda e garantir a vitória!
3 - Clãs da Caledônia
O jogo mais sem hype segundo amigo meu, está em terceiro lugar por ser um jogo que é a evolução da fazenda e o início da industrialização na Escócia. Você precisa plantar e criar animais, mas também precisa desenvolver sua fazenda para produzir leite, lã, pão e uísque, óbvio.
Cada rodada varia conforme a quantidade de dinheiro que você tiver para gastar, basicamente. Você tem uma renda inicial que permite explorar a região posicionando suas construções, mineradores e lenhadores. Para explorar terrenos mais distantes e através dos rios e lagos, você deve evoluir sua navegação; para negociar recursos você precisa contratar mais mercadores; para ter uma maior renda, você precisa de mais lenhadores e mineradores; para produzir mais recursos, você precisa investir em mais áreas de plantio e industrias, e assim vai.
Você tem contratos a serem cumpridos que ficam mais caros cada rodada, então você precisa tentar adquirir e cumprir o máximo possível no começo do jogo. Além de darem benefícios, eles também geram produtos de importação, que vão dar pontos segundo a raridade do produto no fim do jogo.
As trilhas de preço de cada produto eu acho excelentes, pois elas vão subindo e descendo conforme a demanda e a oferta, simulando muito bem o mercado. O jogo tem muitos detalhes para prestar atenção, o que pode fazer com que você sinta que não conseguiu fazer nada na primeira partida, mas acho que esse é o charme: na próxima você já vai preparado para superar os desafios que surgem.
Gosto do tabuleiro ser modular e de cada jogador ter um clã que vai te beneficiar de alguma forma. É um ótimo jogo, sempre estou disposta a jogar.
4 - Fields of Arle

Fields of Arle é um encanto toda partida. Uwe soube fazer um jogo exclusivo para dois totalmente completo, não falta nada no jogo. É uma pena não ter sido lançado no Brasil ainda, é o melhor jogo de fazenda exclusivo para duas pessoas.
Você se sente um fazendeiro em Arle, disputando os espaços de ação entre as estações com o seu oponente, escolhendo entre plantar linho ou grãos, criar animais, cortar turfa, drenar pântanos e aumentar sua fazenda construindo diques. Além de ter sua frota de veículos, poder construir edificações para melhorar sua fazenda e ter prestígio.
Gosto de ter ações diferentes conforme a estação do ano: você passa um sufoco, mas consegue planejar direito suas ações e gosto de como você consegue aumentar a força com a qual consegue fazer certas ações, podendo ganhar mais recursos ou realizar a ação mais vezes. O mecanismo de construir diques também acho muito legal, você tem que se planejar direito para conseguir aumentar sua fazenda, além de criar animais, que sempre adoro. Claro, como bom jogo do Uwe, você tem que alimentar sua família e aquecer sua casa no inverno.
Sua pontuação no jogo vai ser referente a tudo que fez, entre entregas para cidades vizinhas, construção de diques e edifícios, aquisição de recursos e muito mais. Os animais têm uma forma diferenciada de pontuar e, se você pisar na bola, não faz ponto nenhum! Jogo genial e excelente de jogar.
5 - La Granja

La Granja, conhecido como o jogo do Feld que não é do Feld, é outro de fazendinha que não tem como não gostar. O jogo envolve cartas Bombril com mil e uma utilidades, dados, recursos, burros e sestas, aquela cochiladinha pós-almoço merecida.
Durante 6 rodadas, você terá 4 fases no jogo: produzir na fazenda, ganhar benefícios, transportar seus recursos para fazer as entregas e por último, pontuar.
O que mais me agrada no jogo são as cartas: elas possuem funções diferenciadas, de acordo com o modo que você as posiciona no seu tabuleiro. Elas podem ser produção de recursos, criação de porcos ou ampliação da sua fazenda. Podem ser ajudantes que possuem habilidades especiais e podem ser carroças com os pedidos para o mercado. Como as cartas tem essa versatilidade, cada partida é diferente da outra e suas decisões são sempre difíceis, já que toda carta é muito boa.
Ele ainda possui controle de área conforme os locais onde você faz suas entregas, que geram pontos de vitória e uma certa interação entre os jogadores. Esse tipo de interação não me incomoda, por ser bem leve e fácil de contornar.
Depois das 6 rodadas, você irá somar todos os pontos de prosperidade que ganhou durante o jogo, seja nas entregas, na renda, nas barracas do mercado e por avançar na trilha de sesta. No final todos seus recursos viram dinheiro, que vira prosperidade e a fazenda mais próspera, vence.
6 - Beer and Bread
Quando vi esse jogo sendo anunciado, pensei na hora que ele junta duas coisas que gosto muito: pão e cerveja. Não tem com ser ruim. E dito e feito, o jogo é excelente! É exclusivo para 2, tem cartas Bombril e recursos fofos.
Você divide terras de um antigo mosteiro com outro jogador, dividindo as plantações para manterem a tradição de assar pão e produzir cerveja. São 6 anos de produção, que se intercalam entre anos frutíferos e de seca, e em cada ano você vai escolher como usar suas cartas: para colher recursos, produzir pão ou cerveja, ou ganhar habilidades especiais.
O que mais gosto nele é a diferença entre os anos. Nos frutíferos, é feita uma seleção fechada das cartas (você seleciona uma, usa e passa o restante para o outro jogador, que faz o mesmo) e no final da rodada as cartas usadas na colheita voltam para sua mão. Na seca, você vai ter cartas abertas na mesa, que pode trocar com uma da sua mão e utilizá-la. Não existe a troca de cartas entre os jogadores e no final as cartas usadas para colheita são descartadas.
Você não pode nunca produzir muito de um produto em relação ao outro, pois sua pontuação final será baseada na cerveja e no pão. Sua pontuação final é referente ao que você vendeu menos, então equilíbrio é fundamental.
7 - Viticulture
Muitos podem achar que Viticulture não é jogo de fazenda, mas é sim. Se procurar no dicionário, fazenda é uma propriedade rural de dimensões consideráveis, de lavoura ou de criação de gado. Logo, plantação de uvas se enquadra em fazendas. É um jogo em que tive problemas no começo: a primeira vez que joguei foi em 5 pessoas, uma partida longa, que fez com que eu me apaixonasse pela temática do jogo, mas vi que quem estava em último (no caso eu) não tinha chances de reverter e ganhar a partida. Fiquei anos sem jogar novamente e bem recente voltei a jogar e lembrei porque me apaixonei por ele.
Em Viticulture você planta parreiras, colhe uvas, produz vinhos, recebe visitantes e atende encomendas, na tentativa de criar a maior vinícola da Itália.
O jogo passa ao longo de anos e você tem trabalhadores que posiciona em locais de ação durante as estações do ano. Cada rodada é uma estação e você escolhe a quantidade de ações que quer fazer. Tem um trabalhador seu que é maior que os outros e que te permite realizar ações já ocupadas, diminuindo o bloqueio no jogo. Acho isso excelente.
Você tem que planejar muito bem suas ações, pois seus trabalhadores são limitados no início do jogo e também precisa de dinheiro para evoluir sua vinícola e conseguir produzir vinhos melhores e mais valiosos.
O fim do jogo só é dado quando alguém faz 20 pontos de reputação. Essa parte me fez ficar muitos anos sem jogar, e é o que faz ele não estar entre as primeiras posições. Me incomodava muito essa corrida de pontos. Voltei a jogar recentemente com a expansão Tuscany, o que fez esse jogo estar no meu top 10. A expansão é essencial para o jogo, ele brilha com ela!
8 - Agrícola
Sim, eu, Carolina Elvira Pimenta Neves, fã do Uwe Rosenberg, coloquei Agrícola em oitava posição, você não está vendo isso errado. Eu cometi o erro de jogar Agrícola depois do Caverna, o que me fez achar Caverna muito superior. Eu poderia ter outra opinião se fosse o contrário, mas não acho. O que me faz gostar menos dele é que sinto que tenho que me preocupar demais em alimentar minha família e o tempo para evoluir minha fazenda fica restrito. Eu gostaria que alimentar não fosse tão difícil.
Você começa no jogo com um tabuleiro com 2 quartos e você precisa melhorar sua fazenda, cultivar campos, criar animais, e aumentar sua família, porque quanto mais familiares, mais ações você realiza no jogo.
O tabuleiro possui algumas ações fixas e ao longo da partida vão surgindo novas oportunidades, mas como cada espaço só pode ser ocupado por um jogador, você pode acabar se desesperando em alguns momentos do jogo. Essas ações são para você coletar recursos e animais; construir mais quartos e melhorá-los; ampliar sua família (é necessário ter quarto antes); arar e semear campos; fazer pão; construir cercas e estábulos; aprender ofícios e construir melhorias (menores e maiores).
Após todos realizarem suas ações, acontece a colheita, que consiste em 3 fases: primeiro você colhe suas plantações; depois alimenta sua família, tendo que mendigar caso falte comida; e, por último, procria seus animais.
Após 14 rodadas, é feita a pontuação final de jogo, que pode dar um certo desespero nas primeiras partidas, porque é muito fácil perder pontos. Você perde ponto se não tem muitos campos, se não tem pastos, cereais, hortaliças e animais, por espaço vazio na sua fazenda e por cartas de mendigar. Mas ganha pontos se conseguiu ter pastos, recursos e animais, estábulos cercados, quartos, membros da família e cartas. Quem conseguiu fazer a melhor fazenda, vence.
9 - Village
Quando joguei Village pela primeira vez, achei que seria ruim um jogo que mata seus familiares, mas descobri que esse lado sombrio do jogo é excelente. Quanto mais rápido matar um familiar, mais pontos pode ganhar no fim do jogo.
Durante a partida, membros da sua família viajam até a vila para ganhar grãos, produzir e vender mercadorias, influenciar o conselho, partir pelo mundo afora, rezar e até presenciar o nascimento de um novo membro da sua família.
Você só pode realizar uma ação se o espaço possuir cubos de influência (de 4 cores diferentes) ou de peste. Esses cubos vão para o jogador e servirão para realizar algumas ações do jogo, já os cubos de peste reduzem o tempo de vida da sua família. Esse tempo é marcado na sua fazenda e quando o marcador ultrapassa a ponte, um familiar seu morre e pode ou virar história da vila, ou ser enterrado em vala comum. E é assim que acaba o jogo, quando o livro de história da vila estiver completo ou quando as valas estiverem cheias.
Sua pontuação no jogo vai ser baseada em tudo que conseguiu realizar através dos anos e nos seus familiares que continuam no tabuleiro. Você ganha pontos pelo tanto que conseguiu viajar, pelos seus familiares influentes na câmara do conselho, pelos familiares rezando no Mosteiro, pelos familiares que entraram para a história, e pelas vendas que realizou. O jogador com a maior pontuação vence!
10 - Fields of Green

Mais um jogo sem hype passando aqui, não entendo porque não é muito falado. Gosto bastante do esquema de cartas dele, da forma de ativação das cartas e do draft.
O único problema que tenho com o jogo é que ele flui melhor em três ou quatro jogadores.
Você é um fazendeiro desenvolvendo suas terras com plantações, criações, estruturas e construções. Você começa com uma torre d`água cheia, um silo para armazenar seus grãos e dinheiro que será importante para construir durante a partida.
São 4 rodadas em que vai ter 6 cartas que poderá usar para construir ou ganhar dinheiro. Quando constrói, tem que ficar atento onde está posicionando a carta, algumas delas necessitam de água, e o alcance das torres é bem pequeno. Algumas cartas podem dar mais recursos/dinheiro se forem posicionadas próximas a algum tipo de carta, então é necessário ficar atento a isso também. Além disso, algumas possuem efeito imediato, outras na fase de colheita e algumas de pontuação de fim de jogo.
No final de cada rodada acontece a colheita, onde você vai gastar os recursos e dinheiro para gerar mais alimento e pontos, e o legal é que você decide a ordem em que quer resolver os efeitos, já gastando o que ganhou para conseguir cumprir alguma outra carta. Se você não consegue, ou não quer, pagar por uma carta, ela vira um descampado. Mas é possível recuperar essa carta no futuro, nada fica perdido.
Após a última colheita é feita a pontuação do jogo. São somados os pontos das suas cartas na fazenda, dos equipamentos que possuem pontuação, das moedas, dos alimentos, das torres vazias e das construções. E, mais uma vez, o jogador com a melhor fazenda é o vencedor.
Espero que tenham gostado do texto, fiz com muito amor e carinho! Comentem aí mais jogos de fazendinha que valem a pena conhecer e quam sabe ele não entra numa lista futura.
E também me acompanhar no podcast Corujacast