Post original: https://www.boardseyeview.net/post/new-kingdom-gardeners
Em
New Kingdom: Gardeners, os jogadores são seguidores do Criador Divino, conhecido como Mestre Jardineiro. Os 2-4 jogadores são Jardineiros, fiéis ao Plano Divino, competindo para ser o jogador que tiver mais frutos quando o Mestre Jardineiro voltar para construir um Novo Reino (ou seja: quando a carta Mestre Jardineiro for retirada, na parte inferior do baralho de compra).
New Kingdom: Gardeners é um jogo de cartas que também funciona como uma alegoria cristã. Em sua forma alegórica, pode ser utilizado como ferramenta de ensino; com cartas transmitindo uma mensagem moral, assim como C S Lewis escreveu o livro infantil O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa como uma alegoria cristã. Mas, assim como você não precisa ser um cristão para apreciar os livros de Nárnia,
New Kingdom: Gardeners de Jack Dunbar também se destaca como um intrigante jogo de cartas.

Os jogadores estão criando seus próprios tabuleiros individuais compostos de jardineiros e plantas. Cada um de vocês pega duas pombas, usadas como marcadores de ação, e pode colocar uma pomba em sua carta do Jardineiro para realizar uma das quatro ações. Os jardineiros também têm sua própria habilidade especial. A ação Nomear permite que você aloque outro trabalhador para auxiliar seu Jardineiro. Você normalmente não pode colocar mais de uma pomba em seu jardineiro, então os trabalhadores lhe dão outro lugar para realizar uma ação, e alguns oferecem ações diferentes daquelas disponíveis para seu jardineiro. A ação Plantar permite que você jogue cartas para a linha de sementes em seu jardim; as sementes darão frutos - que funcionam como moeda e pontos de vitória. Você comprará uma única carta no final do seu turno, mas Orar permite que você compre duas cartas como uma ação. Se você comprar uma carta Espinho (correspondente aos Sete Pecados Capitais), você deve jogá-la imediatamente na linha de sementes. Por fim, Podar permite que você descarte uma carta de Espinho, pagando o custo e/ou o valor em frutas mostrado nas cartas descartadas de sua mão ou na mesa do jardim.

O jogo se beneficia da charmosa arte de Melissa Murakami. É fácil de jogar e certamente muito jogável como um jogo família que você leva cerca de 45 minutos - embora demore mais na primeira partida quando você ainda está se acostumando com as várias ações e efeitos das diferentes cartas.
O que torna
New Kingdom: Gardeners particularmente interessante são as opções disponíveis para interagir com outros jogadores. Quando você coloca as cartas na linha de sementes de seu tabuleiro, elas vão para o espaço imediatamente adjacente ao seu Jardineiro, deslocando outras cartas ao longo da linha. Quando uma carta sai da linha, ela se move para a linha inicial do jogador à direita. No meio do jogo, quando é provável que todos os jogadores tenham fileiras de sementes cheias, você pode esperar que isso dê origem a um efeito cascata onde todos os jogadores acabam jogando uma carta para o vizinho. É claro que você pode usar esse efeito como uma ação de "Toma Essa", mas isso prejudica a mensagem moral do jogo. De fato, apesar de competitivo, o design de Jack Dunbar premia o “altruísmo”. Várias cartas podem ser jogadas no jardim de outro jogador, assim como no seu próprio.

Normalmente, esse jogo ajudará um vizinho, embora você também possa esperar algum benefício. Em outro exemplo, você pode usar a ação Podar para remover uma carta Espinho do jardim de outro jogador. Isso certamente os ajuda, mas sua caridade não deixa de ser recompensada: para as cartas Espinho que você remove do jardim de outro jogador, você se beneficia de frutas bônus na pontuação final da partida. A maioria de nossas partidas no Board's Eye View foram jogos disputados, então o altruísmo muitas vezes provou ser o fator decisivo.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.