Postagem do Canal! Jogando com a Bel.
Fiquei muito com vontade de encontrar uma regra solo para um dos jogos que mais gosto, o Dice Masters. Infelizmente por morar no interior é quase impossível de encontrar alguém que jogue ou muito menos conheça o jogo.
Fuçando na net encontrei esta regra que me agradou muito. Então fiz contato com o criador da mesma solicitando a autorização de poder traduzi - la para o nosso idioma. Foi uma conversa muito gentil e o dono da regra HellORC (do bgg) ficou muito feliz com o interesse e autorizou a tradução.
Trago para vocês o modo solitário de Dice masters. Está é minha primeira tradução, não tenho experiencia no ramo, mas espero que gostem e se divirtam. Qualquer erro na tradução espero que me desculpem.
Por favor façam comentários de como foi seu jogo solo, seria muito legal, não só para nossa comunidade mas também para o autor. https://boardgamegeek.com/user/HellORC
Chega de papo e bora as regras.

Wizkid’s disse másters é um pequeno e belo jogo para 2 jogadores, criado por Michael Elliot e Eric M. Lang, com características do meta – jogo, que são encontradas em jogos de cartas colecionáveis. Combinando com uma abordagem mais leve que se assemelha mais aos jogos de tabuleiro. Buscando atingir um número maior de jogadores. Como os casuais, os mais hards, os viciados em torneios e os colecionadores assíduos de cartas e dados. Dice Masters é um jogo intenso, com partidas sendo resolvidas em meia hora, que representam batalhas furiosas e estratégicas entre duas equipes tentando esmagar uma a outra.
Dois times, Dois jogadores.
É isso?
Pode se ter vários motivos para se querer jogar uma partida solo de Die Masters, as principais podem ser:
- Não tem ninguém para jogar agora;
- quero testar e refinar o meu time, combo ou estratégia que poderei usar contra um adversário humano.
Por isso está variante solo esta aqui para ajudar no “comichão de jogar” e não conseguir achar ninguém......ou quando você quer testar um novo personagem e seu combo, para depois usar em um torneio.......ou simplesmente testar para uma próxima partida com amigos ou familiares.
Ao criar esta variante tentei alcançar o seguinte:
- Mudar o menos possível as regras básicas.
- Tentar manter o ritmo de jogo similar ao original.
- Criar um oponente que fosse tão desafiador como em uma partida “real”.
- que o oponente tivesse acesso a todas as habilidades, poderes e ações que um oponente humano teria.
.....e eu queria que a diversão fosse mantida em um jogo solo assim como com uma partida com um oponente humano.
O jogo solitário se mostra mais ou menos semelhante ao jogo padrão.
Você escolhe suas cartas e escolhe a quantidade de dados que cada personagem terá da mesma forma, usando as regras que escolher (padrão, torneio, seleção aleatória....como você quiser).
Você também terá de montar o time do seu “oponente” selecionando as cartas e a quantidade de dados de acordo com as regras escolhidas.
Terá de ter 2 saquinhos ou sacolinhas para os dados e duas áreas de jogo (playmat).
Você e seu oponente começam o jogo com 8 dados de ajudante (sidekick) em sua sacolinha (bag) e começam com a mesma pontuação de vida escolhida por você. É como um jogo “normal” o objetivo é chegar a zero a vida do seu oponente.
Apenas 2 mecânicas do jogo tiveram mudanças.
1 – A forma como seu oponente compra dados.
2 – A forma como o seu oponente toma decisão sobre rolagem e re - rolagem dos dados, assim como a colocação de personagens em jogo, o uso de globais, habilidades e quais personagens a atacar e a defender.
1 – Como o seu oponente compra dados
Você prepara a mesa com as cartas de personagens e ações. Posiciona as cartas de personagens em duas paralelas com as cartas de ações no meio delas. Como no diagrama a baixo.
As cartas são organizadas da esquerda para direita, da mais barata a mais cara em valor de compra. Não é necessário fazer o mesmo com as cartas de ação.
No diagrama acima temos 8 personagens e 4 cartas de ação (com possibilidade de jogar com regras de torneio e no máximo 20 dados e 20 pontos de vida), mas lembre - se você não é obrigado a seguir esta organização.
Obs. Quando estou jogando solo eu prefiro jogar como a tabela a baixo com no máximo 10 dados cada e 10 pontos de vida. Mas funciona também com 4 cartas por jogador.
Ok organização feita, que mais?
O jogador sempre começa jogando. Sempre que você comprar um dado de personagem deve seguir as instruções da tabela 3 e 4. E quando você comprar um dado de ação deve seguir as instruções das tabelas 5 e 6.
A ideia aqui é que, sempre que você adquirir um ou mais dados seu oponente ira adquirir a mesma quantidades de dados que você. Isso é para garantir que você e seu oponente estarão comprando e crescendo a quantidade de dados na mesma proporção.
Este é o único momento em que seu oponente comprara dados. Ele não pode comprar dados no seu turno (dele oponente). Você percebera que isso acelera um pouco o jogo.
2 Como seu adversário toma decisões
Aqui você encontra um check list do que o seu adversário vai fazer durante cada uma das etapas do turno.
Tudo oque o seu adversário precisara para tomar decisões você encontrara nas Regras de Ouro.
Agora vamos ver as etapas
- Limpeza e compra de dados
Permanece da mesma forma das regras básicas.
- rolagem e re - rolagem de dados
Seu oponente vai querer sempre dados com face de personagem e ação. Isso significa que após a primeira rolagem de dados, você manterá para seu oponente todos os dados que tiverem o lado de personagem e ação ativos e re - rolar os demais. Todos os dados de energia que não forem usados para ativar personagens devem ficar na pilha de reserva.
Faze principal
Já vimos como nosso oponente compra seus dados. Que ele os adquire de forma passiva junto de nossa compra. Vamos continuar.
Os seguintes passos devem ser seguidos na seguinte ordem.
- Jogar ações
Seu oponente deve jogar todas as ações possíveis.
Isso requer um pouco de atenção, Você deve olhar os dados de ação de seu oponente na sua pilha de reserva e decidir qual é melhor jogar, se na fase inicial ou na fase de ataque. Se eles forem mais adequados a serem jogados na fase inicial o seu oponente os joga, se não ficam na pilha de reserva. (reserve poll)
Se em algum momento tiver mais de um dado de ação para ser jogado seu oponente segue a
REGRA DE OURO.
- Baixando personagens
Seu oponente vai baixar todos os personagens que conseguir com as energias contidas na pilha de reserva.
Ele começa sempre pelo dado de valor mais alto indo para o dado de valor mais baixo. Deve se aplicar qualquer efeito de gatilho para baixar os personagens em campo. Cada ajudante (sidekick) entra naturalmente de graça.
Cada dado de personagem que não conseguir ser ativado permanecem na pilha de reserva até o final da fase inicial.
- Usando habilidades globais
Seu oponente usara todas as habilidades globais que ele puder pagar.
De uma olhada nas habilidades em jogo e descida qual é a melhor para a fase inicial ou a de ataque. Se seu oponente tiver energia suficiente para ativar uma ou mais habilidades globais, você decide quais são as melhores para a fase de ataque e então paga por elas e as usa.
Em caso de duvidas sobre o momento e o alvo consulte a
REGRA DE OURO.
Neste ponto todos os dados de personagens que ainda estão na pilha de reserva são transformados em energia e permanecem na pilha de reserva.
Fase de ataque
- Declarando atacantes
O seu oponente sempre escolhe 2 dados para guardar (ideal é um sideckick e um outro personagem), ele sempre ataca com o que tiver além disso.
No turno de seu oponente ele ataca apenas se tiver mais de 3 dados ativos. Caso tenha mais de 3 dados ativos ele então escolhe 2 dados ativos para ficarem na zona de campo (field zone) nesta fase. Se possível um sideckick e um personagem, se não for possível qualquer outra combinação de 2 dados de personagem. Não é necessário perder tempo escolhendo qual o melhor dado defensivo, ou combinação.
O oponente moverá os dados sobressalentes para a zona de ataque e declara - ra seu ataque.
Aplique qualquer efeito de gatilho (triggered) para o ataque e siga as
REGRAS DE OURO.
Existe uma exceção a regra.
Se no inicio da fase de ataque do seu oponente a soma dos valores de ataque de todos os seus dados na zona de campo (field zone) forem iguais ou for superior a vida restante do jogador, seu oponente ataca com todos os dados que tem.
- Declarando bloqueadores
Seu oponente sempre defende. (se possível)
Durante o turno do jogador o oponente vai querer bloquear os ataques do jogador. Cada personagem em campo (field) é um bloqueador. Seu oponente declara então os defensores, de menor defesa para bloquear os seus atacantes com maior ataque, sempre nesta ordem. A menor defesa contra o maior ataque . E assim por diante até que todos os atacantes sejam bloqueados.
Se o seu oponente tem maior quantidade de dados defensores que você tem de dados atacantes ele pode bloquear qualquer dado de ataque com no máximo até 2 defensores. Se sobrar dados do oponente eles permanecem na zona do campo (field zone).
Lembre – se de aplicar qualquer gatilho defensivo, e siga a
REGRA DE OURO.
- Jogando ações
Seu oponente deve jogar todas as ações que sobram na sua pilha de reserva.
Como de costume ele vai seguir as
REGRA DE OURO.
- Usando habilidades Globais
Seu oponente devera usar todas habilidades globais que ele conseguir.
Se existir alguma energia sobrando na pilha de descarte, verifique as habilidades globais em jogo, se tiver alguma energia capaz de ativar uma habilidade global o seu oponente a usará. Se tiver mais de uma seu oponente escolherá sempre a voltada para o ataque.
- Fase de limpeza e compra
Utilizar as regras básicas.
- Atribuir e resolver o dano
Seguir as regras padrão. Aplicar qualquer efeito quando estiver resolvendo o danou ou nocauteando. Em caso de duvida siga a
REGRA DE OURO.
- limpando
Siga as regras básicas.
Mais uma vez agradeço ao
HellORC pela gentileza.
E Obrigada, se curtiu a postagem da um like e se escreva no canal, para estar por dentro de todas as postagens feitas aqui.
Valeu