"Viajaremos ao litoral norte de Everdell onde novas aventuras nos aguardam. O mar nos oferece a possibilidade de encontrar novas criaturas e construir edifícios juntamente com a exploração de ilhas e vendo onde o vento pode levar o seu navio" Nicky Murph.
Everdell Farshore é o novo jogo independente no universo de Everdell dos designers James e Clarissa A Wilson. Tem duração de 40-80 minutos e pode ser jogado de 1-4 jogadores. O jogo apresenta algumas diferenças em relação ao Everdell, mas a mecânica principal permanece igual. Neste novo jogo, teremos trabalhadores que reunirão recursos, e com isso poderemos recrutar criaturas, construir edifícios, explorar ilhas e nos preparar para cada estação.
No seu turno você pode fazer uma de três possíveis: 1. Posicionar um trabalhador em uma localização disponível e obter os recursos; 2. Jogar uma carta da sua mão ou do tabuleiro principal na sua cidade pagando os recursos necessários; 3. Já explico rs. Antes de prosseguir, vou deixar claro que não vou focar em explicar as coisas que são iguais ao Everdell.
Novos recursos e meeples de animais
Bom, podemos ver que os recursos ganharam uma nova skin do mar, mas quais são as diferenças significantes entre Farshore e Everdell?
- A terceira ação possível é mover o seu navio em uma trilha de pontos ao jogar uma carta e cumprir o requisito do tile de rosa dos ventos. Ao avançar nessa trilha com o navio você pode receber uma ficha de tesouro (podemos vê-lá na foto acima), essa ficha pode substituir qualquer recurso ou garantir 2 pontos no final do jogo;
- Ganhamos 3 âncoras ao começar o jogo. Só um breve comentário: que capricho nessa âncora, achei sensacional, lindona (podemos ver que não precisa de muito para me ganhar rs). Bom, voltando, podemos jogar essa âncora em qualquer construção para jogar instantaneamente uma criatura. Devemos usá-las sabiamente porque elas nunca são repostas;
- Pontos adquiridos ao longo do longo serão contabilizados por meio dessa concha branca (outro recurso bonitão rs);
- Jogadores podem visitar um novo local chamados "dunas" que possibilita reivindicar tiles que concederão pontos no final do jogo;
- Tiles de ilhas presentes na baía;
- Quando o último jogador se preparar para o verão, isso fará com que a maré suba e o jogador escolherá dois tiles de ilhas da baía para virá-los. Esses tiles não estarão disponíveis pelo resto do jogo;
- Leves mudanças no setup: 1 trabalhador no outono e 1 trabalhador no barco.
- Agora temos um farol ao invés da árvore (bom só para postar no Instagram porque não serve para muita coisa não);
- Cartas duplicadas na baía serão empilhadas, isto garante que sempre teremos 8 cartas únicas na baía.
Resumão
Farshore lembra muito o seu irmão mais, mas traz um ar novo ao já consagrado Everdell. O jogo está em pré-venda por $75 no site da editora e o envio está previsto para 31 de agosto. Há quem diga que essa versão otimizou alguns pontos e incorporou algumas ideias de expansões já lançadas para o Everdell, um pouco de Spirecrest (clima e jornada), Newleaf (ankers) e Pearlbook (tesouros). Vou dar um chute sem informação alguma, mas acredito que esse jogo será anunciado na Spoiler Fest da Galápagos.
O jogo despertou sua curiosidade a ponto de você querer jogar/comprar ou você passa?