Post original: https://www.boardseyeview.net/post/requiem
Há vários jogos de guerra hardcore que simulam batalhas da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), mas dado o romance contínuo desta guerra na literatura e na cultura popular, é surpreendente que não tenha formado o pano de fundo de mais jogos de tabuleiro. A editora espanhola Gen-X respondeu com
Requiem de Rogelio Pesqueria Sánchez, que é um jogo tático de guerra de tabuleiro para dois jogadores baseado em cartas com o tema da luta icônica entre as forças nacional e republicana.
O jogo é jogado em um tabuleiro que representa um mapa da Espanha que destaca várias vilas e cidades e mostra suas rotas conectadas. Algumas cidades são identificadas como fortalezas. Cada lado começa com tropas, soldados irregulares e um avião em alguns locais específicos e outros escolhidos pelo jogador. Cada lado também possui dois baralhos de cartas: um baralho de estratégia e um baralho de combate. Os jogadores têm uma mão de seis cartas, mas podem comprar em qualquer combinação dos baralhos, desde que tenham pelo menos uma carta de estratégia e pelo menos duas cartas de combate. Você não saberá exatamente quais cartas seu oponente está segurando, mas saberá a combinação de cartas dele.

Os jogadores jogam uma de suas cartas de estratégia. Estas são reveladas simultaneamente, mas a ordem do turno é determinada pelo número de iniciativa na carta. As cartas de estratégia que indicam Movimento permitem o movimento de um número específico de unidades, embora nem tropas nem soldados irregulares possam se mover para uma cidade já ocupada por unidades terrestres de qualquer um dos lados. Os aviões desacompanhados de unidades terrestres correm o risco de serem destruídos pelo avanço de uma unidade terrestre inimiga. As cartas de reforço mostram as novas unidades que você pode colocar em qualquer fortaleza que você controle ou, no caso de irregulares, em uma cidade adjacente a qualquer uma de suas tropas, desde que não seja também adjacente a uma unidade inimiga. As cartas de comandante são jogadas em seu tabuleiro de QG individual, onde podem dar a você um bônus de ataque ou defesa em uma batalha subsequente.
Na fase de Batalha, em ordem de iniciativa, um jogador pode declarar um ataque a uma unidade inimiga adjacente. Eles especificam quais unidades estão comprometendo o ataque e se algum comandante no QG está liderando o ataque, e eles jogam uma carta de combate de ataque virada para baixo. O jogador defensor então anuncia se algum avião está apoiando sua defesa e se a defesa é ou não liderada por um comandante em seu QG. Eles então jogam uma carta de combate de defesa. As cartas de combate são reveladas e os totais de ataque e defesa são comparados. O lado perdedor perde suas unidades e, se os totais diferirem em mais de 1 ponto, qualquer comandante perdedor também é eliminado e o comandante vencedor é promovido. O mapa de
Requiem é de dupla face, então você pode virar para o lado que mostra os locais costeiros para jogar com as regras avançadas que adicionam unidades navais e incorporam batalhas no mar.
Requiem é um jogo abstrato que tem como tema a Guerra Civil Espanhola ao invés de um jogo de guerra de simulação, e em cerca de 45 minutos ele joga muito mais rápido do que a maioria dos jogos de guerra convencionais e sem regras excessivamente complicadas. Requiem é basicamente um jogo sobre posicionamento tático: suas ações na fase de estratégia provavelmente serão críticas para o sucesso ou fracasso de seus planos de batalha. Há julgamentos a serem feitos também sobre quando comprometer unidades e comandantes para um ataque ou defesa: nem sempre é sensato jogar tudo em uma batalha. Observe também que, ao contrário da maioria dos jogos baseados em cartas, as cartas de combate não são recicladas de uma pilha de descarte: depois de esgotar todas as suas cartas de combate, você não pega mais nenhuma... E parabéns a Gen-X por incluir duas cópias dos livros de regras em inglês e espanhol. Por que mais editores não fazem isso?

Se você está procurando um jogo tático muito jogável que dê um gostinho da Guerra Civil Espanhola e com apenas uma leve regra geral, então, como Ernest Hemingway, não pergunte por quem os sinos dobram -
Requiem é exatamente o que você está procurando.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.