Challengers! é um jogo de Johannes Krenner e Markus Slawitscheck publicado pela Z-Man Games que pode ser jogado por 1-8 jogadores. É um jogo de deck-building (construção de baralho) onde temos que montar a melhor equipe para ganhar o maior torneio de capture a bandeira. São 75 cartas de personagens únicos, entre eles: papagaios, heróis, palhaços, fantasmas, cachorros robóticos, etc. Vocês provavelmente ainda vão ouvir muitas pessoas falando sobre esse jogo porque recentemente ele foi indicado ao prêmio alemão Spiel de Jahres na categoria de jogos experts.

O setup da primeira partida pode ser um pouco mais longo, mas está longe de ser demorado, vai levar no máximo uns 15 minutos. O jogo em si, tem duração de aproximadamente 45 minutos, e é majoritariamente composto por cartas (são mais de 300), alguns tokens e 4 tabuleiros em neoprene que serão utilizados de acordo com o número de jogadores. As cartas possuem letras (A, B, e C) e símbolos (morcego, balões, âncoras, entre outros). As letras servem para podermos criar 3 pilhas de compras.
Visão Geral
Em uma partida de 3-8 jogadores, cada jogador recebe uma carta de torneio única e um baralho inicial de 6 cartas com a letra S -
starter - igual para todos os jogadores. A carta de torneio também definirá qual tabuleiro o jogador realizará o seu confronto em cada rodada. Em cada tabuleiro de neoprene colocamos o token de bandeira e uma pilha de troféus com valores de 1 a 7. Durante o jogo, jogaremos rodadas 1x1, ou seja, apenas contra 1 jogador, ao mesmo tempo, confrontos entre diferentes jogadores estarão ocorrendo nos outros tabuleiros. Em cada confronto temos que capturar a bandeira que está no centro do tabuleiro, ao capturar e manter a bandeira em nosso poder ganhamos tokens de troféus. Após um confronto terminar, deveremos trocar de lugar para iniciar uma nova rodada. Serão 7 rodadas até que os dois jogadores com mais pontos de fãs se enfrentarão na grande final para determinar o vencedor da partida. Os pontos de fãs são conquistados por meio de troféus (explico melhor mais para baixo) e tokens de fã que podem ser obtidos por meio de algumas cartas.
Explicação detalhada
Cada rodada e confronto sempre são jogados da mesma forma. Temos a
deck phase e a
match phase. Na
deck phase, podemos comprar cartas para aprimorar nossa equipe de acordo com a letra indicada na carta de torneio. Compramos 5 cartas da pilha, as analisamos e podemos manter 1 ou 2 cartas (a carta de torneio vai mostrar quantas podem ser mantidas). Por fim, podemos olhar todo o nosso baralho e descartar quantas cartas quisermos. Na
match phase, embaralhamos as nossas cartas e vamos para o confronto 1x1. O jogador inicial deve revelar a carta do topo do baralho dele e colocar no seu lado do tabuleiro, ao revelar a carta podemos ver o poder dela (canto superior esquerdo). O jogador só para de revelar cartas ao igualar ou superar o poder de cartas reveladas do seu adversário. Quando isso ocorre, significa que agora você tem a posse da bandeira, mas somente a última carta jogada fica por cima, todas as outras vão para baixo e seu número de poder são ignorados. Cartas que possuem texto, sempre que possível, devem ser resolvidas imediatamente. Uma carta que acabou de perder a posse da bandeira deve ir para o banco. Existe 6 espaços no banco e cartas que são iguais ocupam apenas um lugar no banco.
Exemplo: tenho uma carta de número 3 que está com a posse da bandeira, o meu oponente revela uma carta de poder 2 e não iguala ou supera o poder, sendo assim, revela outra carta. Ao revelar uma carta de poder 1, agora ele tem o poder somado de 3 e adquiri a posse da bandeira, porém somente a carta de número 1 ficará visível, ou seja, para eu derrotá-lo apenas necessito de uma carta com no mínimo 1 de poder. A minha carta de poder 3 vai para o banco.
O confronto continua até que uma das duas condições a seguir aconteça: 1. O jogador que está atacando (quando não estamos com a posse da bandeira e estamos revelando cartas) fica sem cartas e não consegue igualar ou superar o poder de cartas reveladas do seu adversário. Quando isso ocorre, você perde a rodada. 2. Você precisa mandar um jogador para o banco e não há mais espaço. Caso isso ocorra, você também perde a rodada. O jogador vitorioso coleta o token de troféu que está mais acima da pilha.
O token de troféu tem um lado que só o jogador que o recebeu verá. O número no lado oculto mostra o número de fãs que você tem.
Como já dito anteriormente, os dois jogadores com maior quantidade de fãs (parte de trás do troféu) e tokens de fãs coletados ao longo do jogo se enfrentarão na grande final para determinar o vencedor da partida. Antes da partida final nós não adquirimos novas cartas, mas ainda podemos descartas qualquer quantidade de cartas que quisermos. O confronto ocorre igual o das rodadas anteriores e o vencedor deste confronto é declarado o vencedor de Challengers!
Quando jogamos em 2 jogadores, não temos um confronto final, apenas contamos a quantidade de fãs e tokens de fãs coletados ao longo do jogo. Além disso, ao ganhar um troféu temos que revelar o seu verso. Em 2 jogadores, caso algum jogador tenha 11 troféus no final da
match phase ele imediatamente vence. Em partidas com números de jogadores ímpares devemos adicionar o baralho do robô. As regras para o modo solo são explicadas na parte final do manual e são adicionadas 3 cartas "solo" ao baralho do robô.
O que é bom:
+ Boa rejogabilidade.
+ Nem todos os sets de carta são utilizados e existem diversas combinações de personagens que podemos fazer.
+ As cartas possuem habilidades variadas que nos fazem pensar bastante.
+ O jogo é geralmente rápido e mesmo com 7 confrontos não passa a sensação de que leva mais tempo do que deveria.
+ Bom para grupos grandes que estão cansados de jogos festivos.
+ Devemos descartar cartas durante o jogo para não ficar com muitas cartas de tipos diferentes e, consequentemente, perder por não ter espaço no banco.
+ Os troféus das rodadas finais valem mais, o que torna uma recuperação ao longo da partida possível.
Neutro:
- O robô utilizado em partidas com números ímpares é ok. Ele não vai trazer nenhuma surpresa como há nos confrontos com os outros jogadores.
- Apesar de ter espaço para estratégia, existe sorte envolvida. Vale a pena mencionar o fato de que essa sorte pode ser bem mitigada com algumas cartas que permitem que nós reorganizemos o nosso baralho.
O que não me agradou muito:
- Com menos jogadores, acabamos repetindo os adversários com certa frequência.
Conclusão - TLTR
Challengers! é um jogo com regras simples e complexidade baixa. Não entendo muito bem sua indicação a categoria de jogos experts do
Spiel des Jahres, para mim esse é um jogo familiar com bastante confronto direto envolvido. O jogo é divertido principalmente pelo fato de que durante a partida os jogadores vão recrutar novos membros para sua equipe. Ao recrutar novos membros os jogadores fazer com que cada confronto seja único e surpreendente. A meu ver, o jogo fica melhor com grupos maiores, pois isso garante que os confrontos ocorrerão com jogadores diferentes.
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O jogo tem uma certa dependência de idioma tento em vista que existem diversas cartas que possuem texto. E aí, você acha que Challengers! tem espaço no mercado brasileiro? Se sim, qual editora tem a cara desse jogo?
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