Saiu um vídeo gameplay do Elder Scroll esta semana e fiz uma análise por alto comparando com o Too Many Bones.
- Não vi o gameplay todo, mas vi boa parte do que é relevante: criação do personagem, exploração e uma batalha.
- O jogo ainda tá em dev e algumas coisas podem mudar.
- Vi em inglês e posso ter entendido algumas coisas erradas.
Quem quiser conferir a gameplay, tá lá no canal da Chip Theory Games, tem 4h30 de duração, o cara explica bem. 
Legenda:
ES: Elder Scroll
TMB: Too Many Bones
Resumo do resumo:
Após ver o vídeo o hype só aumentou! E, na real, senti poucas semelhanças em relação ao TMB. O TMB é mais direto enquanto o ES consegue ser ainda mais estratégico e olha que estamos comparando com TMB, que já é um jogo muito estratégico. Senti que o ES é mais estratégico em todos os aspectos em relação ao TMB: criação/evolução do personagem, exploração, batalha.... tudo!!! Só um exemplo: no TMB a gente resolve o dia com apenas 1 carta, saca a carta, ler e resolve o encontro e GG!. No ES rola muito mais coisas, decide pra q lado a gente vai no mapa macro, move, resolve se vai fadigar ou não pra mover mais, resolve um encontro pacífico ou conflito de acordo com o ponto que a gente para no mapa. Os NPCs do mapa macro também se movimentam. E aí sim, a gente saca e resolve uma carta de encontro.
Pontos que destaquei enquanto assistia:
P.E.R.S.O.N.A.G.E.M
● espaço pra 8 atributos e a gente é livre pra colocar na configuração que quiser. Posso colocar saúde de um lado, magia do outro lado para focar mais em magia e ter pouca saúde. Eu achava q pelo menos os atributos básicos fossem fixos, mas n são.
● os atributos são: os base q a gente ganha (saúde, energia, magia, força e um tipo de arma) e mais diversos outros q a gente pode adquirir em lojas nas cidades.
● a gente tem espaço pra 8 itens, porém só 4 ativos (q podemos usar em batalha). E é muito tipo de item... armas (modifica a nossa arma, dando habilidades pra elas), encantamentos, consumíveis, poções, mantos, pets....
S.I.S.T.E.M.A
● são 2 contadores de progressão, o marcador de dias e o marcador de experiência. Os inimigos escalam conforme a XP q a gente adquire e a gente perde caso não cumpra o objetivo no número de dias especificado na missão.
● Há um clima que afeta algumas ações.
● Existem 2 mapas, o mapa da região (macro) e o mapa de batalha. A gente movimenta, explora cidades, enfrenta inimigos, vai em locais de interesse, encontra NPCs no mapa da região e resolve confrontos no mapa de batalha. (Isto lembra um pouco Mage Knight, porém a região parece q é sempre fixa só que existem diversas regiões diferentes).
● Tem vários pontos de interesse no mapa e ao decidir visitar uma cidade, tem q consultar num livro o que é possível fazer naquela cidade. Cada cidade fornece opções diferentes, algumas mais opções e outras menos.
● Existem side-quests, bem comum em RPG digitais, onde a gente faz missões nada a ver pra conseguir recompensas/XP. Algumas side-quests são coletar items, enfrentar determinados tipos de inimigos e elas são totalmente opcionais. E n, n são os encontros. É literalmente algo a parte da missão principal e pode ser ignorado completamente. Foi uma bela adaptação do jogo eletrônico.
B.A.T.A.L.H.A
● A gente sorteia as fichas de inimigos quando entra numa batalha e as fichas são double-side, podendo ser 1 e 5 ou 10 e 20. E elas n possuem cores como no TMB, o q acontece é q cada região fornece uma habilidade exclusiva pro inimigo, caso a ficha do inimigo tenha a habilidade “nativa”, ela ganhará a habilidade da região. É interessante isto que um mesmo inimigo terá habilidades diferentes. No TMB os inimigos não mudam, porém gosto muito de a gente selecionar os tipos de inimigos de acordo com o boss que a gente vai enfrentar. E aqui no ES eles resolveram de uma forma mais dinâmica.
● No combate, a gente n tem a opção de devolver um dado q a gente rolou pra nossa ficha, no TMB a gente pode escolher n usar um dado com resultado ruim pra tentar novamente num próximo turno. E os dados n voltam no final da batalha. Eles ficam na sessão de fadiga, no final do nosso turno a gente recupera os X primeiros dados q estão lá. Isto é muito diferente do TMB. Por exemplo, vc usou 5 dados neste turno, vc vai recuperar os 2 primeiros e os outros 3 ficarão lá. Vc vai ter uma ideia de quando poderá usar uma determinada habilidade novamente.
● Também, a gente tem posições de combate q podemos alternar ao longo do turno, cada vez q a gente alterna a posição de combate, a gente “suja” a fadiga, adicionando um dado neutro q só faz demorar vc recuperar os dados bons.
● Os baús surgem no campo de batalha e possuem um sistema diferente que o do TMB, se vc n conseguir abrir o item, ele é destruído e podemos aumentar a fadiga pra mitigar a sorte.
● Tem o mesmo sistema de errar, os ossos do TMB, aqui é chamado de tenacidade. A gente coleta tenacidade pra usar as habilidades da nossa classe.
Considerações Finais
Gostei muito do que vi na gameplay e tá muito diferente em relação ao Too Many Bones. São 2 jogos que compartilham algumas ideias e mecânicas, mas possuem pegadas diferentes.