Opa, opa, se você não tem paciência para ver vídeos de quinze minutos no Youtube e quer uma análise "old school" no formato de fórum e com piadas ocasionais, você veio ao lugar certo!
1. Mecânicas do Jogo - Pensa num X-salada!
Skytear é um jogo tático, (e bota tático nisso!) é um jogo competitivo em regra de um contra um, no qual os jogadores deverão montar um time de 06 heróis de uma lista enorme de heróis, sendo que cada herói possui um baralho próprio de 10 cartas totalmente customizáveis + uma carta de ultimate (tipo um fatality) do herói que não muda.
Os jogadores escolhem um dos tabuleiros de acordo com a quantidade de "lanes", é é aqui que os lolzeiros brilham: "lanes" seriam caminhos possíveis até as torres do jogador adversário, que depois de destruídas, tornam possível o ataque ao "nexus" do oponente. Zerou o nexus, ganhou o jogo. Lógica Yu-gi-oh.
Mas, e se eu disser que eu nunca vi ninguém ganhando o jogo deste jeito? Três cartas de objetivo são viradas no início do jogo, que totalmente determinam a forma como o jogo será jogado: Vão desde um mata-mata até o controle de uma determinada lane, dentre outros (É muito mais fácil vencer desta forma).
Após a escolha dos objetivos, os jogadores definirão com qual "outsider" irão jogar. O outsider é uma miniatura neutra que em um dado momento surge na redoma do tabuleiro. O jogador que controlar a redoma controla o outsider no final da rodada. Colocam-se os minions em campo, que são mini-miniaturas que ajudam a computar quem tá ganhando na lane.
É aí que a brincadeira começa: Depois de selecionar os heróis, começa a ativação de cada um deles, revezando os adversários. As ações possíveis são atacar um herói ou minion, mover até três hexágonos, "liderar que é colocar uma carta na mesa virada para baixo (da mão ou do deck) que ajuda no controle da lane; "estocar" que é basicamente dar um peteleco e sair correndo (não nesta ordem), ativar cartas de poder que é ativar as cartas do deck contanto que seu personagem possua mana suficiente; e "adorar" que é aí que os heróis mostram para o que vieram.
Como um X-salada, você adiciona uma porrada de coisas, mas o balanceamento é ótimo.
2. Os tipos de adoração dos personagens e o que que têm a ver com a sua personalidade
Pela adoração, os seus heróis realizam ações de acordo com a facção deles, não vou falar os nomes das facções porque seria como falar os nomes de pokémon para o seu avô:
Os vermelhos são mais ofensivos e "marcam" heróis adversários. Heróis marcados são mais suscetíveis a dano e mais suscetíveis à perseguição dos personagens vermelhos. Se você gosta de ver seus amiguinhos chorando como crianças, jogue com os vermelhos. Parabéns, babaca.
Os azuis gostam de se transformar em furries animais majestosos. Quando transformados ganham bônus de movimentação e fazem coisas irritantes para os adversários. São habilidades bastante versáteis associadas à recuperação de vida, controle de campo, dentre outras.
Os verdes criam pilares pelo campo que podem ser usados para os mais variados fins como movimentação, como alvo para arremesso de adversários no maior estilo Cavaleiros do Zodíaco, ou como minas terrestres caso você queira jogar campo minado dentro do Skytear. Pessoas que jogam com os verdes são gente boa.
Os brancos jogam na trairagem e usam habilidades de "reação" que são ativadas como resposta às ações do adversário. Eles criam ilusões em campo e fazem bullying com as estratégias e combos dos adversários, heróis projetados ganham vantagens diversas. Jogadores com os heróis brancos conseguem ser mais babacas do que os demais.
Existem também os heróis "híbridos" que vêm nas expansões mais avançadas. São heróis de duas cores que utilizam em uma ação de adoração dois efeitos das facções que fazem parte: Por exemplo um herói branco e vermelho marca o adversário e cria uma ilusão de si.
Eu jogo de branco e vermelho, mas juro que sou legal.
3. O que eu preciso para jogar Skytear
Basicamente você precisaria do jogo base para jogar. E pode ficar nisso se quiser jogar só casualmente. Agora se quiser jogar o competitivo, eu recomendo você adquirir as expansões. Os desenvolvedores do jogo não quiseram criar um "Card game collector", ou seja, você não precisa gastar um trilhão de dinheiros suados para conseguir cartas boas. Se você tiver todas as expansões, você tem todo o conteúdo do jogo, e poderia criar a mesma lista do campeão mundial do jogo.
As expansões ampliam o rol de heróis, as cartas de poder e outsiders disponíveis (não ampliam as mecânicas!), sendo possível muita customização do ponto de vista da criação de decks e times de heróis.
Você não precisa de todo o conteúdo do jogo para criar bons times, basta que saiba o que você precisa e é totalmente possível criar times e decks por meio do site oficial da Skytear.
Via de regra, eu não recomendo comprar se você não tiver com quem jogar o jogo porque eu acho que a verdadeira graça está no modo competitivo e olha que eu prefiro board games cooperativos.
4. Vantagens do jogo e além do jogo
Skytear é um dos jogos mais divertidos que eu já joguei, a rejogabilidade é tremenda e as miniaturas são lindas. Cada partida é única e dá muito espaço para aqueles que gostam de jogos táticos em que volta e meia você repensa o seu time e deck. Chegar numa partida com os seus amigos e ver a cara de surpresa deles quando você reinventou o seu time, não tem preço!
O jogo não é daqueles feitos para sugar todo o seu dinheiro, com cerca de 1000 reais você consegue comprar todas as expansões e o jogo-base - aquelas coisinhas extras bonitas de se ver, como torres bonitinhas, uns tazos de poker e outros tabuleiros disponíveis.
Isso sem falar que a Precisamente é uma das empresas mais parceiras que eu já vi no ramo, volta e meia fazem campanhas com desconto no Diversão Off-line.
Um outro ponto importante é a comunidade que é muito acolhedora. Nós jogamos todas as quintas na Omniverse em São Paulo e temos uns grupos a nível Brasil e Sampa também. Sempre tem alguém disposto a ensinar a jogar.
Você também pode jogar o jogo de graça por meio da steam, com todas as expansões. Sempre tem alguém na comunidade disposto a ensinar a jogar. As partidas de torneio mundial são jogadas por meio da plataforma.
Por fim, devo elogiar as miniaturas, são muito bem feitas e ficam lindas quando pintadas. Um dia, se Deus quiser terei as minhas pintadas.
Uma ótima semana, abigos! Espero que gostem do texto e que testem o jogo, considero um jogo nota 10, mas sou suspeito para falar.