Post original:
https://waytoomany.games/2020/11/20/jaws-of-the-lion-makes-gloomhaven-newcomer-friendly/
Instagram: https://www.instagram.com/waytoomanygames/
Gloomhaven. Alguns anos após seu lançamento original, Gloomhaven ainda é o meu número 1. É uma caixa gigantesca cheia de aventura, quebra-cabeças, traição e dezessete classes de personagens jogáveis que ainda não dominei totalmente. Mas seu tamanho enorme e alto custo de entrada tornam uma experiência intimidadora para os recém-chegados que muitos já deixaram passar. Em uma tentativa de garantir que todos possam experimentar a maravilha de Gloomhaven, a Cephalofair Games optou por lançar uma expansão autônoma menor que é muito mais amigável ao consumidor.
Gloomhaven: Presas do Leão (
lançado no Brasil pela Galápagos em 2022) foi lançado em julho de 2020 por $ 49,99, em oposição aos $ 139,99 do original, mas ainda contém vinte e cinco cenários diferentes. Ainda melhor, Gloomhaven: Jaws of the Lion adiciona quatro novas classes de personagens que são compatíveis com Gloomhaven e a expansão,
Gloomhaven: Círculos Esquecidos. Por apenas $ 50, ele possui uma quantidade substancial de conteúdo e torna um jogo fantástico mais acessível.
Não entrarei muito na mecânica de jogo, já que a jogabilidade principal de
Presas do Leão permanece praticamente inalterada. Existem algumas mudanças sutis nas regras, como a maneira como todos os inimigos deixam saques ao morrer, mesmo que sejam convocados, e o que constitui um espaço vazio.
Gloomhaven: Presas do Leão funciona da mesma forma que o original. Os jogadores trabalharão juntos para passar por uma campanha de cenários dungeon crawler com elementos de quebra-cabeça pesados. A cada rodada, os jogadores selecionarão duas cartas de habilidade de suas mãos, que ditarão quais ações eles podem realizar naquela rodada.
As cartas de habilidade são divididas em duas seções chamadas de ações superior e inferior. Ambas as seções também têm uma ação superior de ataque dois e uma ação inferior de movimento dois por padrão como um plano B consistente. No centro de cada carta de habilidade há um número conhecido como iniciativa, que determina a ordem do turno. Em ordem crescente, os jogadores se revezarão para escolher qual combinação de ação superior e inferior desejam usar das duas cartas que jogaram.
Sempre que os jogadores estiverem resolvendo um ataque, eles comprarão uma carta do topo de seu baralho de modificadores. Este baralho de vinte cartas funciona essencialmente como um substituto criativo para os dados. As cartas modificadoras alteram a quantidade de dano que um jogador está causando, subtraindo até dois pontos de dano de seus valores básicos de ataque. Mas os jogadores podem ter sorte e descobrir que serão capazes de adicionar dano em vez de subtrair. Também escondido em cada baralho modificador está um erro crítico e uma carta de acerto crítico que irá, respectivamente, anular todo o dano ou dobrá-lo.

À medida que a campanha avança, os jogadores terão a oportunidade de alterar seus baralhos de modificadores com base em uma série de vantagens disponíveis para sua classe de personagem. Essas vantagens podem fazer qualquer coisa, desde remover permanentemente duas cartas negativas ou substituir uma carta de +1 dano por +3 de dano. Com o tempo, os jogadores poderão usar esse sistema para ajudar a mitigar alguns dos efeitos negativos do jogo, tornando-os mais eficazes.
O desafio é que as cartas de habilidade inimigas têm suas próprias iniciativas que podem levá-las a agir antes ou entre os turnos dos jogadores, atrapalhando o plano do grupo. Felizmente, não é depois que os jogadores escolhem suas cartas de habilidade para a rodada que eles precisam se comprometer com quais habilidades desejam ativar. Isso concede aos jogadores um maior nível de liberdade para ajustar seu plano de ataque de acordo. Depois que todos os jogadores terminarem seus turnos, eles adicionarão as duas cartas usadas naquela rodada às suas próprias pilhas de descarte pessoais. Uma vez que a mão de um jogador é muito pequena para ele jogar outro par de cartas de habilidade, ele deve ter um descanso curto ou longo.
Os jogadores que optarem pelo descanso curto imediatamente pegarão sua pilha de descarte, embaralharão e escolherão aleatoriamente uma carta para adicionar à pilha de cartas perdidas. A pilha perdida é um nível adicional de pilha de descarte. Quaisquer cartas que cheguem a esta pilha são removidas do jogo e não podem ser recuperadas até o final do cenário.
Descanso longo funciona de maneira semelhante, mas oferece alguns benefícios adicionais a um custo. Os jogadores que optarem pelo descanso longo recuperarão dois de vida e poderão escolher qual das cartas descartadas adicionar à pilha perdida. A desvantagem é que um longo descanso força o jogador a pular qualquer ação na próxima rodada, tornando-o mais vulnerável.

O sistema de perder cartas e descansar é projetado para simular a resistência e a capacidade de cada personagem de permanecer na luta antes de se esgotar. Cada classe tem um número fixo exibido no tabuleiro do jogador que representa o tamanho máximo de sua mão. No início de um cenário, cada jogador começará com uma mão completa de nove a doze cartas (dependendo de sua classe). Cada vez que um jogador precisa descansar, sua mão vai ficando menor até que ele não tenha mais cartas suficientes para jogar duas cartas de habilidade. Quando isso acontece, o jogador fica exausto e seu personagem foge da batalha, deixando seus aliados à mercê.
Este sistema é o que dá a Gloomhaven seu coração de quebra-cabeça. O que descrevemos até agora daria a cada cenário um ponto final determinado, mas grande parte da diversão de Gloomhaven é aprender como alterar seu destino, estendendo sua resistência ou devastando seus inimigos mais rapidamente.
Muitas das habilidades mais poderosas de um personagem são de uso único. Depois que a habilidade é usada, essa carta é imediatamente colocada na pilha de cartas perdidas, reduzindo a resistência do jogador. Apesar do custo, as habilidades da carta geralmente são poderosas o suficiente para valer o risco.
O Ataque Empático do Mindthief é aquele que vem à mente. A ação inferior é um movimento simples de dois, mas também permite que ela se cure em dois danos. No entanto, a ação superior é muito mais devastadora e permite que ela cause quatro danos a um alvo a até cinco espaços de distância, ganhe dois de experiência e coloque gelo na sala. Efeitos tão poderosos como esses geralmente vêm na forma de cartas de perda.

Aprender quando usar e quando salvar as cartas perdidas geralmente será a diferença entre a vitória e o fracasso. Normalmente, isso significa salvar cartas de perda para o momento “perfeito” que raramente acontece, ou nunca. Ou outro uso para um cartão de perda pode ser a habilidade essencial do Reviving Ether do Spellweaver. Como o Spellweaver tem um tamanho máximo de mão tão pequeno e tantas cartas de perda, é fácil para ela queimar todo o seu baralho rapidamente. Mas usando a ação superior em Reviving Ether, o Spellweaver é capaz de rejuvenescer a si mesmo e pegar todas as cartas atualmente em sua pilha perdida.
Ao longo da campanha, os jogadores ganharão experiência que lhes permitirá aumentar o nível de seu personagem; aumentando sua saúde e desbloqueando novas habilidades. Se você se lembra, o tamanho da mão de cada personagem é fixo, então, para adicionar novas habilidades poderosas ao seu baralho, outras cartas terão que ser removidas. Aprender a criar um personagem eficaz e construir um baralho que favoreça essa escolha é apenas mais uma camada do quebra-cabeça Gloomhaven que o torna um jogo tão intrigante para experimentar.
Mas isso é apenas uma visão geral simples de Gloomhaven. Há muito para absorver e à medida que a história avança, os cenários também se tornam mais desafiadores e complexos, tornando-o ainda mais difícil de dominar. Por essa mesma razão, eu diria que uma das melhores jogadas da Cephalofair Games foi fazer os primeiros cinco tutoriais de missões Presas do Leão.
A maioria dos jogos, incluindo o Gloomhaven original, espera que os jogadores gastem horas lendo o livro de regras e absorvendo o máximo possível antes de jogar. Isaac Childres queria tornar seu jogo de coçar a cabeça mais acessível e o processo padrão de aprender um livro de regras carregado de texto. Em vez disso, com os tutoriais, os jogadores podem escolher seu personagem e mergulhar de cabeça.
O primeiro cenário orienta os jogadores através de uma preparação modificada, passo a passo, e dá a eles um conjunto especial de cartas de habilidade destinadas apenas para fins de tutorial. Na primeira missão, os jogadores têm apenas cinco cartas de habilidade (rotuladas de nível “A”) e alguns inimigos que se movem um espaço e atacam para dois de dano no final de cada rodada. Todos os detalhes mais complicados que já mencionei são inexistentes nesta fase.
No final do primeiro cenário, os jogadores são instruídos a adicionar duas cartas de habilidade, do baralho de nível seguinte (denominado nível “B”). O Guia Aprenda a Jogar introduz o conceito de ataques de área, pilhagem, empurrão, puxão, ações perdidas e alguns outros. Cada nova etapa do tutorial adiciona algumas novas mecânicas de cada vez, tornando-o mais fácil de processar do que tentar digerir todo o conjunto de regras de uma só vez.

Os cenários tutoriais continuam dessa forma nos cinco primeiros. No final dessa seção, os jogadores passaram por todas as camadas da mecânica de Gloomhaven até chegarem confortavelmente à boca do covil da besta. Jogadores veteranos podem ficar desanimados com a noção de uma seção de tutorial, mas garanto a você, leva muito pouco tempo e prepara o cenário para a história do jogo. Meu grupo e eu jogamos os primeiros cinco cenários em um total de duas horas, permitindo-nos obter uma pequena amostra de nossas novas classes, enquanto ainda voamos rapidamente em direção à aventura maior.
Mas não se deixe enganar pelo tutorial,
Presas do Leão é tão intrincado, senão mais, do que o jogo original. Embora eu não tenha reclamações específicas sobre a caixa principal, muitas das classes jogáveis seguiram arquétipos clássicos de fantasia, apesar das raças inventivas que representavam. Nos seis iniciais (não haverá spoilers aqui), o Canalha Humano assumiu o papel do ladrão/ladino padrão. Enquanto isso, o Orchid Spellweaver cumpre o papel do mago e o Inox Brute é o guerreiro do grupo. Mesmo alguns dos personagens selados se enquadram em alguns arquétipos de fantasia bastante básicos.
Para ser claro, isso não torna nenhuma das classes menos agradável de jogar. No entanto, em um mundo cheio de novas espécies e novas ideias, foi um pouco decepcionante ver papéis de personagens tão familiares.
Presas do Leão foi uma nova chance para Childres mostrar que o mundo de Gloomhaven está vivo e ele teve sucesso com louvor.
As quatro classes em
Presas do Leão foram excelentes adições que pegaram conceitos de design simplificados e os tornaram profundos e emocionantes. O Guardião Vermelho pode ser um dos melhores exemplos disso, pois é a classe mais direta do grupo. O Valrath Guardião Vermelho é a classe de tanque, cujas habilidades giram em torno de suas foices acorrentadas semelhantes a Kratos. Dano de curto alcance é sua especialidade, então ele usará essas foices para agarrar seus inimigos e puxá-los para perto, onde ele pode lutar enquanto sua armadura espessa o protege.
O Guardião Vermelho não é a classe mais dinâmica do jogo, mas é absolutamente um jogador chave. Ao usar a mecânica de puxar para manter os inimigos próximos, ele inadvertidamente se torna alvo de ataques inimigos e mantém seus aliados seguros. Sem estragar nada, as habilidades posteriores podem imbuir efeitos especiais nas foices e dar ao Guardião Vermelho uma variedade maior de ataques.
O Quatryl Demolidor tem a melhor aparência de longe. Os Quatryl são uma raça pequena e frágil que tende a confiar em sua inteligência e habilidade de engenharia para fazer pequenos itens para se defender ou ficar totalmente fora da luta. O Demolidor chamou de besteira aquele tipo estéreo e decidiu colocar suas habilidades de engenharia para trabalhar da maneira mais f*** possível. Depois de se preparar com conjuntos de punhos e botas de foguete, o Demolidor é uma força a ser reconhecida.
O poder extra concedido por seus punhos de pistão de foguete permite que ele destrua obstáculos no caminho do grupo e ganhe aumentos de dano significativos por isso. O Demolidor é outra classe de dano direto que é bem-vinda para os recém-chegados. O que o diferencia do Guardião Vermelho é a capacidade de usar dispositivos para criar armadilhas e lançar bombas para ataques. Ele também tem um grande número de aumentos condicionais, como adicionar três danos a um ataque de base três e ganhar um ponto de experiência se o alvo for o objetivo. Claro, alguns dos movimentos mais emocionantes podem ser mais condicionais do que outros, mas este pequeno Quatryl dá um soco infernal.

O Inox Hatchet, o causador de danos à distância, rapidamente se tornou o favorito dos fãs. Este Inox desistiu dos caminhos de seus parentes guerreiros bárbaros e abraçou totalmente a vida de um mercenário da cidade. Hatchet é bastante capaz no campo de batalha, mas desenvolveu uma afinidade particular por suas ferramentas de trabalho.
A classe Hatchet é uma classe de ataque à distância excelente e dinâmica que se concentra no lançamento do machado. Mais especificamente, um machado favorito conhecido como O Favorito. Jogar o favorito adicionará três danos a um ataque à distância. Mas este machado não é um Stormbreaker que pode ser chamado para retornar. Em vez disso, o machado é alojado em seu alvo após ser usado. Mas qual Hatchet deixaria sua arma favorita para trás?
Sempre que um inimigo com a Machadinha morre, ela cai no chão e os jogadores terão que ir até lá para recuperá-la. Ou eles podem utilizar o machado embutido para executar ataques poderosos como Follow Through, que é um ataque de alcance quatro que causa dois danos mais dois danos adicionais e experiência se o Favorito já estiver no alvo. À medida que o Hatchet sobe de nível, eles desbloqueiam mais e mais habilidades que combinam com o uso do Favorito. Embora quase todas as habilidades de um Hatchet se concentrem no Favorito, a combinação certa de habilidades pode produzir quantidades insanas de dano. Muitas vezes me vi causando mais de quinze danos, mesmo em níveis baixos de personagem. Pode levar algum tempo para preparar os ataques verdadeiramente poderosos, tornando-o mais adequado para jogadores pacientes.
Por último, e certamente não menos importante, está a Humana Voidwarden. Antes do lançamento de Presas do Leão, eu tinha certeza absoluta de que Hatchet ou Demolidor seriam minhas classes favoritas. Por mais que eu seja um jogador de equipe, normalmente desprezo as classes de suporte. Acho que sua gama de habilidades é limitada à cura ou uma forma de proteção e pouco mais, garantindo que as soluções criativas sejam deixadas para outra pessoa. Por outro lado, Voidwarden já lidou com besteiras suficientes e não se contém.

A classe Voidwarden é a curandeira do grupo, mas ela está um pouco emocionada. Voidwarden teve uma experiência de quase morte com o vazio quando criança. Desde então, o lado esquerdo de seu corpo ficou um preto carbonizado como as areias negras e grossas, dissolvido pelo vazio. Em vez de escuridão, Voidwarden encontrou um poder recém-descoberto. Ao longo de sua vida, ela aprendeu a canalizar os poderes do Vazio para dobrar a vontade de aliados e inimigos. Ela também pode curar seus aliados, mas não sem deixar uma marca.
As habilidades dos Voidwardens são uma mistura complexa de cura, bênção, maldição e envenenamento. Mas você nem sempre está colocando esses efeitos onde inicialmente pensa que gostaria. Poderosas habilidades de cura, como a ação principal de Benção Negra, permitem que ela restaure cinco pontos de vida para qualquer personagem dentro de um alcance de três e coloque a escuridão na sala. Mas, usar essa habilidade também envenenará quem quer que ela alveje para curar. Por que alguém iria querer fazer isso? Ao usar a ação principal de Perto do Abismo, Voidwardens pode restaurar dois pontos de vida para dois alvos diferentes dentro de um alcance de dois. Os efeitos de cura removerão o veneno daqueles afetados por ela. No caso de Perto do Abismo, um aliado que tenha o veneno removido com esta carta pode adicionar uma benção (uma carta modificadora x2) ao seu baralho modificador, preparando-o para um ataque poderoso no futuro.
Outras habilidades da Voidwarden permitem que ela assuma o controle dos inimigos para movê-los pelo tabuleiro ou até mesmo forçá-los a atacar uns aos outros. Na ação inferior do Abismo está uma carta que força todos os inimigos em um alcance de três a se moverem um espaço sob o controle da Voidwarden. Um espaço pode não parecer muito, mas se esse espaço mover um inimigo para uma armadilha, isso pode facilmente significar uma nova morte.
Voidwardens não são uma classe fácil de dominar e são mais adequadas para jogadores mais experientes, mas, cara, ela é recompensadora. Cada uma de suas habilidades é um cálculo de risco versus recompensa que pode ter implicações significativas de se amaldiçoar ou matar um aliado. Cada sensação de movimento é um quebra-cabeça no qual você está apostando sua vida, mas adoro quando um plano se concretiza.
Um dos desafios de uma campanha bem-sucedida de Gloomhaven é criar um grupo forte. Com seis classes iniciais no jogo original, é possível escolher uma combinação pobre de personagens que o deixa significativamente em desvantagem, por mais que você esteja se divertindo. A diferença com Presas do Leão é o quão mais apertada é a composição do grupo. Com apenas quatro personagens para escolher, é muito mais fácil obter uma boa combinação de grupo e desenvolver personagens que joguem com sucesso uns com os outros.
Uma das maiores mudanças de design foi a representação física de cada cenário. A caixa grande Gloomhaven veio com um grande número de peças de papelão perfurados que seriam organizados de acordo com um guia de campanha para formar cada cenário. O objetivo com Presas do Leão era criar um jogo que fosse mais fácil de abordar, inclusive fazendo uma caixa menor. A equipe da Cephalofair criou um livreto de cenário onde cada mapa era ilustrado na página, possibilitando usar o livro como o próprio tabuleiro e economizar algum espaço na mesa.
O livreto do cenário também permite que cada missão seja comprometida com artes únicas que melhor apoiam cada missão. O sistema modular original limitava-se a texturas e cores temáticas do terreno, e o livro era capaz de trazer vida extra a cada história. Seu tamanho pequeno também o torna mais compacto e fácil de embalar na caixa do jogo.
Eu gosto do livro de cenários por sua arte específica de cenários e quantos componentes ele consolida. Graças à arte, conceitos como terreno perigoso, anteriormente representados por fichas separadas no original, agora são ilustrações de mapas no livro de cenários. Eu prefiro as peças de mapa do jogo original.
Muitas pessoas, inclusive eu, usaram a natureza modular das peças de mapas para criar cenários ou paredes impressas em 3D, transformando em uma experiência mais viva e dimensional. O livro de cenários torna esse projeto muito mais difícil de realizar, pois a ligação é difícil de contornar. No entanto, pertenço a um grupo que parece estar em minoria.
A solução do livro de cenário para economia de espaço tem sido tão popular que tem havido uma grande demanda por livros a serem publicados para Gloomhaven, Forgotten Circles e o vindouro Frosthaven. Surpreendentemente, a Cephalofair se comprometeu a produzir esses livros posteriormente. Embora eu pessoalmente não vá buscá-los, é ótimo ter uma equipe de designers de jogos tão apaixonada e receptiva no comando da minha série favorita.
Gloomhaven: Presas do Leão é um jogo fantástico, especialmente por seu preço de $ 50. Toda a magia da caixa grande foi combinada para caber em uma caixa menor e menos intimidadora. A variedade de classes de personagens sempre esteve na vanguarda da experiência de Gloomhaven e Presas do Leão traz opções iguais, senão melhores do que o jogo original. Depois de se satisfazer com o conteúdo de Presas do Leão, você pode usar essas classes em qualquer um dos outros jogos Gloomhaven ou reproduzi-lo com personagens da caixa grande Gloomhaven.
Não importa como você deseja abordar a série, Gloomhaven realmente oferece retorno para seus investimentos. Mas, independentemente de você mergulhar direto na caixa grande ou começar com uma introdução menor,
Presas do Leão é um excelente complemento para a prateleira de qualquer pessoa e uma obrigação para os fãs da série.

Por Jason Palazini (gutteranthems)
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.