Post original:
https://waytoomany.games/2019/09/17/tabletop-review-ravine/
Instagram: https://www.instagram.com/waytoomanygames/
Ravine é um jogo que deixa seus participantes dispostos no meio de uma ravina depois que seu avião cai no meio de uma ilha deserta. Os sobreviventes do acidente devem trabalhar juntos para sobreviver aos perigos da noite enquanto esperam pelo resgate. Eles terão que procurar recursos diariamente à custa de energia preciosa. Mas sua falta de familiaridade com a ilha torna cada excursão uma aposta e pode frustrar suas esperanças de voltar para casa com um banquete e lenha para seus compatriotas. À medida que a fome se aproxima cada vez mais, também surge um desespero louco pela sobrevivência que pode levar as pessoas a fazer coisas estranhas. O grupo tem o que é preciso para resistir até a chegada da equipe de resgate?
Talvez eu tenha ficado muito mimado com o tamanho das caixas do Kickstarter e as guloseimas de plástico que vêm com metas estendidas para receber uma caixa tão pequena. Por mais pequena e despretensiosa que seja a caixa de
Ravine, o conteúdo é claramente um trabalho de amor bem pensado. Há uma pequena bolsa de tecido destinada a conter dois punhados de fichas de madeira de dupla face que representam fogueiras construídas e a saúde dos sobreviventes e uma pilha de cartas lindamente ilustradas.
Existem quatro baralhos de cartas, cada um com seu próprio verso ilustrado intuitivamente para ajudar a distinguir um do outro. As cartas de personagens são todas ilustradas para se parecerem com cartas de embarque completos com nome do passageiro, destino, portão, companhia aérea, número do assento e código QR para embarque. Mas as informações relevantes nessas cartas são o item inicial de cada personagem que eles encontraram entre os destroços, qual é o efeito e quantas vezes ele pode ser usado.
O baralho de forragem é marcado por um compasso no centro do verso da carta circundado por linhas topográficas sobre um fundo verde claro que é perfeitamente apropriado para uma estadia prolongada na floresta. Da mesma forma, o verso da carta Loucura é uma cor laranja queimada e âmbar que espirala para dentro do centro da carta. Por fim, o baralho de cartas Noturnas que contém todos os eventos horríveis que os jogadores terão que suportar à noite. Pontos brancos espalhados em um fundo preto com finas linhas de conexão entre eles formam constelações indescritíveis, compensando um pouco as coisas horríveis no verso das cartas.
Não me lembro do último jogo em que joguei que seja tão fácil de preparar ou ensinar a uma mesa cheia de novos jogadores.
Para começar a partida, todos os baralhos são embaralhados e os jogadores selecionam seus personagens aleatoriamente. Depois que todos sabem quem são, seu avião cai em um acidente violento e eles param para examinar sua condição. Cada jogador receberá seis fichas de coração de madeira. De um lado da ficha há um coração preenchido e no verso há um contorno oco com um “x” nele. Todos os jogadores começam com três de seus tokens de saúde preenchidos. Os outros três são rolados como um dado para determinar em que condições os jogadores saíram dos destroços.
Ravine é jogado em duas fases: dia e noite. Durante o dia, os jogadores escolherão gastar sua saúde para se alimentar no deserto. Para cada ficha de coração que virar para o lado vazio, cada jogador pegará simultaneamente uma carta de forragem na esperança de obter recursos para o acampamento.
Alimentos, na forma de flora e fauna, podem ser consumidos para restaurar a saúde do jogador, permitindo que eles saiam e se reúnam novamente mais tarde. Madeira e fibra podem ser usadas para construir um abrigo para o acampamento de sobreviventes ou fazer fogo para proteger o acampamento das intempéries.
Uma vez que esses recursos tenham sido alocados, as sobras vão para o armazenamento, guardadas para uso posterior, e os sobreviventes se recolhem durante a noite. Nesta fase, a carta do topo do baralho noturno é sorteada para descobrir se os sobreviventes terão que suportar uma forte tempestade ou um ataque de animais. Dependendo de quanto recursos gastamos na fase anterior, é possível que os efeitos da carta sejam anulados. Caso contrário, a chuva forte pode custar aos jogadores desprotegidos dois pontos de saúde ou animais famintos podem aparecer e roubar qualquer comida que foi reservada para mais tarde.

Se algum jogador ficar com apenas um coração restante, ele deve comprar uma carta de loucura e realizar os efeitos descritos. Algumas das cartas de loucura, como Pesadelos, podem ser mais divertidas. Pesadelos instrui o jogador de posse da carta a gritar repetidamente um de seus medos até que outro jogador seja capaz de acordá-lo chamando-o pelo nome completo. Outras cartas de loucura, como Piromania, podem atrapalhar até mesmo os melhores planos. O Piromaníaco é instruído a roubar toda a madeira e fibra do grupo e fazer uma grande fogueira. Embora mantenha o grupo protegido do clima na noite seguinte, o fogo ficará fora de controle e queimará todos os abrigos construídos.
Pior ainda, os jogadores com apenas um ponto de vida sobrando são incapazes de procurar suprimentos sozinhos, então o resto do grupo terá que apostar com sua própria saúde para encontrar comida restauradora para aqueles que estão à beira da morte ou arriscar outra explosão devastadora de loucura de sobreviventes à beira da morte.
Em algum lugar na pilha de cartas da Noite está um "Você foi resgatado!". Esta carta é colocada mais fundo no baralho, dependendo da dificuldade selecionada e do número de jogadores. Se os jogadores durarem o suficiente para encontrá-la, todos os jogadores vivos sobreviveram à provação e são levados de volta para casa em segurança.
Gostei muito do meu tempo com
Ravine, mas é uma experiência muito aleatória que não é para todos. Indiscutivelmente, o momento mais importante que definirá sua experiência em Ravine é o papel inicial da saúde.
Em algumas partidas, nossos sobreviventes tiveram resultados variados quando rolávamos para saúde. Isso permitiu que os jogadores com mais saúde fossem mais agressivos em sua abordagem de sobrevivência e, esperançosamente, reunissem comida suficiente para seus aliados feridos equilibrarem o time, criando uma experiência mais equilibrada e um jogo mais agradável.
No entanto, se todos os jogadores rolarem no limite inferior da saúde, o jogo começa com uma grande desvantagem. Com apenas três pontos de saúde garantidos para gastar em sobrevivência, procurar comida se torna uma verdadeira aposta. Em um desses jogos, tivemos uma situação em que eu tinha três pontos de vida, dois jogadores tinham quatro e o nosso último tinha seis. Joguei e gastei dois pontos em sobrevivência e não consegui nada. Em nosso primeiro dia de folga, recuperamos pouco mais do que gravetos, fibras e algumas pedras. Nem um único pedaço de comida.
Como resultado, tive que comprar uma carta de loucura na primeira rodada, peguei o exemplo da Piromania anterior e queimei todos os recursos que reunimos para um abrigo. Logo depois, uma tempestade de chuva da qual o abrigo teria nos salvado matou a mim e a outro de nossos sobreviventes. Apenas três dias depois, metade do nosso grupo estava morto, e os outros dois estavam muito fracos e com medo de procurar e morreram de fome logo depois.
Não é um jogo fácil de se recuperar quando você está perdendo. Na verdade, ainda não vi isso acontecer.
Ravine é um jogo muito aleatório, por isso é difícil executar um plano antes que um evento inesperado destrua seus sonhos. Mas o que me faz voltar a Ravine é que perder não é ruim. É um jogo rápido que costuma levar no máximo vinte minutos. Com um tempo de jogo tão curto, é fácil preencher a noite com três partidas.
Eu sou um grande fã da abordagem minimalista.
Ravine é incrivelmente fácil de ensinar, as cartas são intuitivas e é um bom jogo para viajar. Ironicamente, peguei no meu último voo para brincar com a esposa e os clientes do bar no aeroporto. Houve alguns olhares estranhos e hesitação no início dos outros passageiros enquanto esperávamos para embarcar, mas eles rapidamente começaram a se divertir e começaram a beber mais quando perceberam que minhas habilidades incapazes de sobrevivência estragavam seus planos.
Falando em eliminação de jogadores, é bem possível que um jogador seja morto na primeira ou segunda rodada, impedindo-o de sobreviver e vencer o jogo. Mas isso não significa que eles não estão jogando. Existe uma maneira de os jogadores usarem pilhas de ossos que encontram para ressuscitar um jogador morto. Ou, se os sobreviventes não conseguirem fazer isso, existem cartas de loucura que permitem que um jogador morto controle as ações de alguém que ainda está no jogo.
Ravine é um jogo estranho que pega uma situação sombria e a torna uma festa peculiar e divertida.
Por mais sombria que seja a premissa de
Ravine, ela se encaixa perfeitamente na categoria de “jogo festivo divertido” que normalmente tento evitar. Mas Ravine é uma exceção e ficará na minha biblioteca. Seu equilíbrio entre drama de sobrevivência e esquisitices lúdicas, como guerras de polegar no meio do jogo, me lembram o que meus amigos e eu faríamos para manter nossas mentes ocupadas sempre que nos afastávamos muito da trilha e ficávamos nervosos em chegar em casa. Existem distrações espalhadas por toda parte que podem ajudar a manter o ânimo elevado. Embora Ravine só vá para mesa em certos casos, não me vejo entediado com outra experiência de quase morte.

Por Jason Palazini (gutteranthems)
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.