"Eu lhe asseguro, Lord Vader, os meus homens estão trabalhando o mais rápido que podem."
-Moff Jerjerrod
Hoje, continuamos nossas pré-visualizações com uma visão geral da fase de atualização do jogo, onde se pode construir novas naves, recrutar novas tropas, implantar novos veículos, e invocar o talento de novos heróis dispostos a comprometer-se com sua causa.
A fase de atualização
"Vamos redobrar os nossos esforços."
-Moff Jerjerrod
A fase de atualização se destaca de outras fases de
Star Wars: Rebellion. A fase de atualização apresenta uma meia dúzia de passos diferentes, mas tendem a fluir rapidamente:
-
Lançamento de Droides Sonda: O jogador imperial compra duas cartas de sonda.
-
Comprar um Objetivo: O jogador Rebelde compra um objetivo.
-
Avançar marcador de tempo: O marcador de tempo avança um espaço ao longo da trilha. Se ele parar um espaço com um ícone de recrutamento, compram-se duas cartas de seu deck de ação e recruta-se um dos líderes indicado nessas cartas, adicionando-o à sua reserva de líder. Se parar em um espaço com um ícone de construção, geram-se novas unidades com base nos ícones de recursos nos sistemas que são leais a você ou que tenha subjugado, e adiciona essas unidades para a fila de construção.
-
Implantar Unidades: Todas as unidades avançam um espaço na fila de construção, e todas as unidades que pararem fora do espaço "1" são implementadas em sistemas leais ou subjugados. O jogador Rebelde implanta primeiro.
Em muitos aspectos, a fase de atualização pode ser um pouco automática, e sua ação muitas vezes parece mais fadada ou inevitável do que as outras fases. No entanto, você também será obrigado a tomar algumas decisões monumentais na fase de atualização - mesmo que essas decisões não possam ser monumentais - e suas ações aparentemente automáticas influem diretamente nas escolhas que fez nas rodadas ou fases anteriores.
Recuperar Líderes
A primeira coisa que faz na fase de atualização é recuperar seus líderes, e, embora possa parecer extremamente simples, há uma série de complicações notáveis.
Primeiro de tudo, o Império Galáctico tem acesso a uma série de missões, incluindo a missão básica
Capture Rebel Operative, que permite a captura de líderes rebeldes. Quando o jogador Imperial capturar com sucesso um dos heróis da Aliança Rebelde, o líder será inserido no anel de Líder Capturado, um dos vários anéis que definem estados e regras específicas de jogo para os líderes dentro deles.
Há apenas um anel de Líder Capturado, de modo que o Império só pode ter um único líder rebelde na condição de capturado. No entanto, é possível para o jogador Imperial congelar o líder em carbonite ou mesmo trazer esse líder para o lado negro. Em tal caso, o líder recebe um novo anel, que corresponde ao seu novo estado, e o anel de líder capturado mais uma vez torna-se disponível.
Um líder capturado não é devolvido à reserva de líder durante a fase de atualização.
Durante a fase de comando, Elaine enviou General Rieekan para sabotar os recursos imperiais em Bespin. Ela conseguiu, mas Karl, que tinha atribuído Darth Vader a missão Capture Rebel Operative, capturou o General Rieekan. Karl coloca então General Rieekan no anel de Líder Capturado, e Elaine não é capaz de retornar General Rieekan para sua reserva de líderes durante a fase de atualização.
Note-se que a captura de um de seus líderes tem conseqüências que vão muito além de não retornar os seus líderes à sua reserva na fase de atualização. Dada sua importância, os líderes são a sua estratégia, não pode se dar ao luxo de perdê-los e ficar para trás no número de ações que pode realizar em cada turno. Assim, se o seu líder rebelde é capturado, vai querer resgatá-lo o mais rapidamente possível através da execução de um ousado resgate ou uma missão similar.
Compre Missões
O fato que a mão de missões é limitada a dez, cria uma pequena tensão para considerar se quer guardar algumas das missões mais difíceis do jogo.
No início do jogo, o jogador começa com seis missões - suas quatro missões básicas e as duas primeiras cartas do seu baralho de missões. Isto significa que mesmo se optar por não tentar qualquer missão, não precisa se preocupar em descartar missões até a sua terceira fase de atualização. No entanto, se permitir que sua mão passe do limite, pode perder algumas oportunidades valiosas.
Por exemplo, o Império Galáctico pode tentar um número de diferentes missões contra um líder capturado, incluindo Sinal de Retorno, Interrogatório, e até mesmo Atrair para o Lado Negro. No entanto, todos estes exigem que primeiro capture um líder rebelde, e se não conseguir capturar um rebelde, quando precisar descartar cartas de missão, pode considerar descartar uma dessas missões.
Mas se o fez, será que essa decisão pode voltar para assombrá-lo? Você poderia potencialmente perder a capacidade de encontrar a localização da base Rebelde em alguma região do espaço, poderia ver todos os objetivos dos rebeldes, ou até mesmo dar um golpe enorme na Aliança Rebelde, convertendo um de seus líderes.
Lançamento dos Dróides Sonda e Compra de Objetivo
Cada fase de atualização empurra o jogo em direção a sua conclusão climática. Com as cartas de sonda, o Império Galáctico reduz o número de sistemas em que a base rebelde poderia existir. E cada carta de objetivo oferece a Aliança Rebelde uma nova maneira de se fazer ouvir.
O resultado é que ambos os lados estão propensos a sentir a pressão, mas de maneiras drasticamente diferentes:
- Como o jogador Rebelde, você vê a mão do jogador Imperial cheia de cartas de sonda cada vez maior e segue os movimentos do Império através da galáxia, percebendo que a sua janela de oportunidade está diminuindo rapidamente.
- Como o jogador imperial, você reconhece que cada rodada que não eliminar a base rebelde é outra onde os cidadãos da galáxia continuam a sussurrar sobre a liberdade. Também percebe que cada uma das cartas de objetivo na mão do jogador Rebelde constitui um tipo diferente de ameaça. Nenhuma dessas ameaças pode quebrá-lo, mas quanto mais o seu adversário for capaz de concluir seus objetivos, maior a chance de que acabe assistindo a Aliança Rebelde de repente ganhar cinco pontos de reputação concluindo o Retorno de Jedi durante o combate e, em seguida, concluindo Inspirar Simpatia, ganhando mais dois pontos de reputação na fase de atualização posterior.
Mais uma vez, a informação escondida de
Star Wars: Rebellion pesa fortemente na experiência do jogo, ao mesmo tempo em que assume um papel diferente nos dois lados. Toda vez que compra uma carta de sonda, ou cada vez que compra uma carta de objetivo, está adicionando mais à quantidade de informações ocultas existentes dentro do jogo, e isso significa que as apostas sempre sobem.
Avançar o Marcador de Tempo
Em cada fase de atualização, avança-se o marcador de tempo um espaço ao longo da linha do tempo. Além de colocar a Aliança Rebelde mais próxima de sua condição de vitória, esta etapa de atualização oferece duas opções importantes diferentes, em intervalos definidos pela iconografia da linha do tempo.
- Sempre que o marcador termina em um espaço com um ícone do recrutamento, você e seu oponente ganham a oportunidade de recrutar um novo líder. Você compra duas cartas de seu baralho de ação e escolhe um dos líderes indicados em cada carta para se deslocar da sua reserva para seu grupo de líderes.
Você recruta novos líderes em cada uma das primeiras quatro fases de atualização. Isso significa que não recrutará todos os possíveis líderes para o seu lado em um determinado jogo, embora muitos dos heróis, como Luke Skywalker e Han Solo, sejam recurso presente em várias cartas de ação, e se deixar passar a chance de recrutar um líder, há uma possibilidade muito real de que não tenha outra chance de recrutá-lo.
Quando a trilha de tempo avança para "2", Elaine compra duas cartas de ação a partir de seu deck, Undercover e Millennium Falcon. Há quatro líderes mostrados nas cartas - Lando Calrissian, Obi-Wan Kenobi, Han Solo e Chewbacca. Elaine pode escolher qualquer um dos quatro líderes. Sabendo que pode não ter outra chance de recrutar qualquer um desses heróis, decide recrutar Han Solo.
No jogo de aprendizagem, estas cartas de ação são descartadas depois de recrutar o líder. No jogo avançado, têm a oportunidade de usá-las mais tarde para ações heroicas uma vez por jogo.
A linha do tempo também possui um segundo ícone, o ícone de construção.
- Sempre que o marcador de tempo termina em um espaço com o ícone de construção, ambos os jogadores ganham a oportunidade de construir novas unidades. Para cada ícone de recurso associado com os sistemas leais à sua facção, pega novas unidades a partir da oferta e coloca na fila de construção, colocando-os no topo do espaço correspondente ao número à esquerda dos ícones de recursos do sistema. As unidades que pode construir são indicadas em sua folha de facção, classificados por seus ícones de recursos.
Por exemplo, quando a trilha de tempo passou para o espaço "4", a Aliança Rebelde conseguiu ganhar a lealdade de ambos os sistemas Nal Hutta e Toydaria. Como o espaço "4" apresenta o ícone de construção, Elaine começa a construção de novas unidades rebeldes e decide começar por construir as unidades que ganha em Nal Hutta e Toydaria.
Toydaria possui um único ícone de recurso no círculo azul, o que corresponde a apenas uma unidade rebelde - o corvete Corellian - assim Elaine pega um corvete Corelliano da reserva e coloca-o no espaço "2" da fila de construção indicado pelo "2" à esquerda do ícone do recurso de Toydaria.
Em seguida, olha para Nal Hutta, que apresenta um ícone de recurso de um triângulo laranja e um ícone de recurso de um triângulo azul. Mais uma vez, o triângulo laranja corresponde a apenas um tipo de unidade Rebelde, Trooper, então pega uma unidade Trooper e coloca no espaço "1" da fila de construção. Agora ela tem uma escolha a fazer já que pode construir diferentes naves com o ícone azul de recursos. Ela poderia construir um X-wing, um Y-wing, ou um transporte rebelde. A fim de obter mais dados vermelhos para combater as naves de Karl, Elaine opta por construir um Y-wing e o adiciona no espaço "1" da fila de construção.
Além dos ícones de recurso ganhos a partir dos sistemas leais, o Império Galáctico é capaz de capturar os recursos dos planetas subjugados. No entanto, os planetas que o Império subjuga não podem construir de forma tão eficiente como aqueles que são leais à sua causa. Para cada sistema subjugado, o jogador imperial constrói apenas o ícone mais à esquerda.
Há uma consideração final importante durante a fase de construção. Você não pode construir unidades a partir de um sistema que contém uma unidade inimiga. Insurgentes no terreno podem perturbar a sua cadeia de fornecimento tão bem quanto bloqueios espaciais.
Implantar unidades
Na etapa final da fase de atualização, ambos os lados avançam suas filas de construção. Cada unidade avança um espaço, de "3" para "2" ou de "2" para "1", as unidades que avançam a partir do espaço "1" são imediatamente implantadas nos sistemas leais, ou, no caso do Império, que foram subjugados. Durante este passo, o jogador Rebelde pode tratar o espaço da base Rebelde como se fosse um sistema.
Assim como não pode construir unidades a partir de um sistema que contém uma unidade inimiga, não é possível implantar em um sistema que contém uma unidade inimiga. Assim, quando ver o ícone de construção chegando na linha do tempo, deve considerar invadir um sistema de seu oponente, quando suspeitar que será capaz de mantê-lo tanto em solo quanto no espaço e negar à seu adversário a oportunidade de construir nesse sistema ou implantar nele.
Depois de sua batalha em Kashyyk, Elaine ainda detém a superfície, e o sistema permanece fiel a ela. No entanto, como Karl ganhou o combate espacial e manteve seu Destróier Estelar no sistema, Elaine é incapaz de usar os ícones de construção de Kashyyk ou de implantar no sistema.
Finalmente, depois que ambos os lados tenham implantado todas as unidades disponíveis, começa uma nova rodada de jogo, retornando para a fase de atribuição.
Conhecendo o seu destino
Ambos os lados em
Star Wars: Rebellion travam a Guerra Civil Galáctica de acordo com as mesmas regras, mas seus métodos dificilmente poderiam ser mais diferentes.
A Aliança Rebelde luta para inspirar a esperança, a realização de missões secretas desesperadas e usar sua presença militar escassa para realizar ataques cirúrgicos. Sua imprevisibilidade é fundamental.
O Império Galáctico, por outro lado, tem uma marinha que se estende por toda a galáxia, recursos para queimar, e propensão para a tortura e o terror. Se joga como o Império Galáctico, é provável que se sinta confiante, plantando suas botas firmemente em planeta após planeta, mas o excesso de confiança pode ser sua fraqueza, se deixar de dar a ameaça rebelde a atenção que merecem.
Fonte: Fantasy Flight Games
Traduzido por mgstavale