Por Jason Meyers (iSlaytheDragon)
Em Black Fleet, os jogadores comandam uma frota privada de ambos os métodos mercantis honrosos e desonestos, ganhando e saqueando dinheiro para resgatar a filha do governador. Seu saveiro comerciante vai enviar bens de porto em porto, enquanto o seu navio pirata tenta apreender a carga de seus concorrentes. Não se preocupe. O fim justifica os meios, neste caso - há uma senhora para ser comprada.
Enquanto em seu coração, Black Fleet é um jogo de pegar e entregar, isso não é um cruzeiro para manutenção do statu quo. Ele injeta doses saudáveis de interação direta entre os jogadores e usa o jogo de cartas para introduzir poderes variáveis que mantêm os ventos de mudança em cada turno.
O título do jogo é um pouco enganador. Apenas metade das suas velas da frota estão sob a bandeira preta corajosa. Além de seu navio pirata, você também vai comandar um pesado navio mercante que nobremente opera em suas rotas marítimas, realizando um respeitável, se menos emocionante, comércio. Cada turno, você vai dar ordens para ambos os casos. Há também dois navios de guerra não descritivos e neutros. Na maioria das rodadas, você vai ter de comandar uma destas fragatas, além de seus próprios 2 navios.
No início do jogo, você recebe quatro cartas de desenvolvimento aleatórias. Trata-se de uma espécie de atualizações para seus navios que fornecem habilidades únicas uma vez que você seja capaz de pagar por elas. Deixe todas elas viradas para baixo para começar (embora você tem permissão de olhá-las), e elas custam 5, 8, 11 e 14 dobrões, respectivamente, para virar. No final desta linha, você vai colocar a carta da filha do seu governador. Ela custa 10 dobrões - ou 20 para uma sessão mais longa - para resgate. Você deve comprar todas as suas quatro cartas de desenvolvimento antes que você possa conquistar mademoiselle, mas você pode adquiri-las em qualquer ordem que desejar.
Panorama de suas cartas de desenvolvimento no início do jogo.
Você precisa comprá-las para se beneficiar de seus bônus.
É claro que, para comprar todos esses upgrades e resgatar a filha do governador, você precisa de alguma moeda. Como empresário náutico empreendedor, você vai lidar no negócio legítimo e decadente para garantir um fluxo constante de peças. Seu navio mercante, pesado, mas vulnerável, vai pegar as mercadorias de uma colônia e transportá-la para outra, ganhando 2-3 dobrões para cada carga entregue. Você já possui um navio pirata, oportunista, mas com um alvo na vela grande. Ele vai depredar o navio mercante rival, ganhando dois dobrões para cada bem roubado e enterrado. Finalmente, você pode comandar um dos navios de Sua Majestade, poderosas fragatas de guerra. Se você afundar um corsário de um oponente, você ganhará 2 dobrões.
Para navegar ao redor do mar não identificado de Black Fleet, você joga cartas de movimento, escolhendo uma das duas de sua mão em cada turno. Estas listam as três equipes que comanda - comerciante, pirata, e um dos dois navios de guerra que você pode controlar se escolher essa carta - e atribui um subsídio de movimento para cada um. Depois de escolher uma carta, você, em seguida, procede para mover cada um dos teus navios, em qualquer ordem que desejar, um número de espaços até o permitido. Antes, durante ou depois de seu movimento, um navio pode também fazer uma ação - entregar mercadorias, atacar, ou enterrar o tesouro. A sua carta de movimento também estipula se você pode ou não pegar uma ou mais cartas de destino, ou talvez até mesmo ter que descartar uma.
Cartas de Movimento para navegação. Você quer navegar longe e perder uma carta de fortuna?
Ou mover-se e pegar um par de cartas?
Cartas de Destino são outra fonte de quebra de regras com habilidades que podem realmente ondular suas velas com um vento justo. Você pode ter um máximo de três em sua mão, mas pode jogá-las conforme sua aplicação no turno determinado. Elas fornecem alguns incrementos bacana como movimento extra para todo o seu esquadrão ou apenas um navio específico. Algumas cartas de destino fornecem um bônus para determinadas ações de geração de renda. Algumas atribuem dobrões para inação. Ainda assim algumas outras concedem alguns benefícios como loucos pulando sobre as ilhas.
O primeiro cão escorbuto do mar que resgatar a donzela desencadeia o fim do jogo. Cada jogador até o jogador inicial começa seu turno final. O capitão com mais dinheiro, que também pagou resgate da donzela cativa, ganha. Querendo ou não você irá sossegar e viver a vida para sempre como um comerciante respeitável. Mas todos nós sabemos que o canto da sereia sedutora do Mar é muito sonoro para resistir.
Carregado no Porto, pronto para zarpar.
A pirataria de Black Fleet é apenas metade da equação. E ele realmente não se compara a outros projetos populares com o tema pirataria - mecanicamente ou estrategicamente - como Cove Pirata, Martinica, Cartagena, ou Merchants & Marauders... oh, que coisa, definitivamente nada como Merchants & Marauders! Apesar de algumas comparações recentes. Em vez de encarnar um verdadeiro bucaneiro nos gostos de Blackbeard ou Captain Kidd, você é mais parecido com Elizabeth ou Phillip II comissionando o famoso Sea Dogs, ou outros corsários, com cartas de corso, a realização de comércio e de guerra em alto-mar, tanto legítimo quanto subversivo. Apesar de não haver referências históricas reais aqui, seja politicamente ou geograficamente. Em outras palavras, você é o simbólico "monarca bem-educado" afundando mais navios do que você deve fazer, nas palavras do Rei dos Piratas de Penzance!
É uma coisa gloriosa ser um Rei dos Piratas!
Black Fleet não é um jogo de estratégia. É um peso-leve, design sólido, familiar que não só incentiva a interação, mas vive dentro dele. Embora possa haver poucas oportunidades para o planejamento, ele não é totalmente desprovida de decisões. Só sei que ao entrar nele, porém, as escolhas que você faz são táticas e baseadas em cartas, que você adquire de forma aleatória.
É quase impossível planejar até mesmo 1 turno à frente. Depois de terminar um movimento, você realmente não tem ideia do que o tabuleiro vai parecer quando retomar o seu próximo turno. Seus concorrentes podem estar sentados em cartas de movimento com valores altos e navegar um quarto do caminho através do mar. Ou eles podem ser presos com subsídios baixos, apenas capaz de remar um par de espaços. E as cartas de destino podem realmente mexer a panela, aumentando a gama de um navio ou totalmente mexendo com locais onde estão os navios.
Cartas de Destino pode realmente colocar o vento em suas velas!
Dito isto, o jogo não requer nenhum planejamento de profundidade, de modo que a falta de previsão não deve ser um problema. Você tem três navios, cada um fazendo três coisas distintas, e seus "alvos" são claramente identificáveis. Enquanto há muitas ilhas no caminho, criando um divertimento, pouco labirinto navegável, é geralmente claro onde você precisa ir e como chegar lá. No entanto, muitas vezes você vai encontrar-se desviando de um curso fretado para evitar piratas ou navios de guerra como a situação exige. Ainda assim, não importa quantos portos existam, há muitas incógnitas e surpresas para evitar ataques completamente.
Mas isso não é de todo ruim. A grande coisa sobre a interação de Black Fleet é que ela não é muito incapacitante. Os ataques piratas só podem roubar um cubo de mercadoria a partir de um navio. Então você tem que navegar para a praia mais próxima - e evitar os homens do Rei - para enterrá-lo enquanto tomam maracujá em uma rodada de comemoração. Se o seu navio mercante é um alvo frequente e raramente chega a um porto totalmente carregado, bem, então, o jogo pode ser um pouco frustrante. Mas suas próprias represálias piratas muitas vezes pode recuperar essas perdas. Além disso, sempre que um navio comerciante ou pirata afunda, ele simplesmente entra novamente no jogo em seu próximo turno.
Vela Ahoy! Definir curso para interceptar, Sr. Crusher!
Com isso em consideração, Black Fleet é realmente um bom jogo para introduzir novos jogadores - especialmente crianças - a despeito da interação. Eu vou ter que dar espaço para ele na minha lista. Todos os elementos para ensinar novatos estão aqui. Não é um jogo sério ou intenso, mas, na verdade, um pouco leve e emocionante. Os jogadores podem superar ou compensar muitas perdas. E a aleatoriedade do jogo cria oportunidades para que todos possam atingir o inimigo. Se o caos e as colisões são ainda muito, você pode sempre tentar jogar com apenas 2 jogadores, o que abre o tabuleiro um pouco.
Falando nisso, tem havido uma boa dose de discussão dentro dos círculos do hobbye sobre uma variante de 2-jogadores e / ou a capacidade do projeto para acomodar apenas um par de pessoas. Novamente, uma vez que o projeto brilha com a interação, mais barcos flutuando no mar leva a mais caos e ação. Se você quiser realmente, há uma variante não-oficial de 2 jogadores. Enquanto uma boa opção, eu não estou convencido de que é realmente necessário.
Quando você comprá-las, a evolução dos navios fornecem algumas habilidades muito úteis.
Geralmente, a duração do jogo é de menos de uma hora, provavelmente, com uma média de 40 minutos com os jogadores mais experientes. Liga e escolhas não devem produzir paralisia de análise. Se um jogador é tão infligido pela indecisão, ele está jogando o jogo errado. Você só tem três navios para mover a cada rodada e, possivelmente, realizar três ações. Mesmo se você jogar uma carta de destino ou aplicar um desenvolvimento, ele só modifica um movimento regular ou ação. Não adiciona nada de novo. Então as rodadas são muito rápidas, com pouco tempo de inatividade. No entanto, as curvas podem ficar repetitivas depois de 20-30 minutos, uma doença que não é incomum para jogos de pegar e entregar. Felizmente, as cartas de destino e desenvolvimento ajudam a aliviar essa repetição, já que injetam alguns poderes de diversão e outras formas de apimentar a sua vez. Sim, algumas das cartas de desenvolvimento são melhores que outras.
Os elementos finais que realmente se destacam em Black Fleet são os componentes e a qualidade de produção. Eu não hesito em mencionar estes últimos, simplesmente porque eles são extremamente impressionantes. Os navios são surpreendentes. Eles são de plástico, mas cada tipo é único e finamente detalhados com características exageradas. A obra de arte fabulosa é igualmente caricatural e cômica com cores vibrantes que realmente saem das cartas e fora do tabuleiro de jogo. As próprias cartas de ação são fortes e lisas. Os dobrões são realmente agradáveis, moedas metálicas pesadas - uma alegria pura para acariciar e apropriado para o tema. Infelizmente, os cubos de mercadorias são simplesmente cubos! Finalmente, há um vácuo personalizado, em formato de crânio-e-ossos injetado no insert da caixa. É super legal olhar! Infelizmente, é tão inútil no sentido prático como qualquer outro insert na caixa.

O insert da caixa é esteticamente incrível, mas praticamente inútil. Oh, por que os editores ainda tentam???
Black Fleet é realmente um grande jogo de família com peso no comércio simples e pirataria. É claro que a parte pirataria significa que há certeza do jogador ter interação direta, mas não é demasiado severa ou incapacitante. Isso faz com que seja divertido e envolvente. Mais do que isso, é ainda uma boa opção para se aclimatar crianças na interação e despeito. Geralmente rápido, cheio de ação, e bem caótico, este título não será um marco para jogadores de estratégia, nem é pra ser. Pelo contrário, é uma brincadeira alegre em alto-mar com a sua quota de águas calmas e águas rajadas de tempestade.
Prós:
- Simples e acessível
- Boa interação para o seu peso
- Bom leque de variabilidade
- Componentes fantásticos
Contras:
- Difícil de planejar com antecedência
- Pode ficar repetitivo
- Preço mais elevado da média
Tradução livre do review de Jason Meyers, fonte: http://islaythedragon.com/featured/hooked-on-piracy-a-review-of-black-fleet/