Puozzo::Vou abrir quantos tópicos eu quiser. Sou consumidor e quero meus direitos respeitados e que esse assunto não caia no esquecimento.
Agora reclamar dos direitos é choro e sem necessidade...realmente esse é o povo do pais onde o poste mija no cachorro.
rodrigogianni::Abra o que quiser amigo, você tá no seu direito. Não deixe cair no esquecimento, se te afliges. Fale o quanto quiser. Estamos aqui num espaço democrático para discutir. Só expressei a minha opinião quanto a validade de se abrir um tópico para discutir sobre a preocupação com a entrega de um tile. Mas se quiser mesmo seu direitos respeitados, procura o PROCON. Foi lá? Quem sabe acelera esse processo se houverem muitas denuncias e reclamações. Talvez seja um jeito eficaz.
Pq aqui você tá abrindo p conversa e ai pode ouvir todo tipo de experiencia. Pq nem todas elas foram ruins com a produção do Ark Nova (salvo 2 erros, o tile em questão e a digitação do tabuleiro).
Juntemo-nos e pressionamos a Grok por uma posição. Faz algo doloroso para ela. Notifica, vai ser bem mais útil que esse tópico.
Caros
Puozzo e
rodrigogianni
Eu acho que ambos estão corretos, e que uma coisa não exclui outra.
Certamente é importante reclamar aqui no Ludopedia sobre o jogos que vem com problemas graves. É preciso lembrar que nem todos as pessoas da comunidade têm anos de board game. Por isso é fundamental que elas saibam dos problemas que acontecem, principalmente no caso dos financiamentos coletivos de algumas editoras. Informação é poder. E só quando a pessoa está informada é que ela pode fazer uma boa escolha.
Por outro lado, ficar apenas esbravejando aqui no Ludopedia, pode até desopilar o fígado, mas não adianta muita coisa. Acionar o PROCON, e escrever sobre o problema em sites como o Reclame Aqui são ações igualmente válidas.
Mas acima de tudo, eu acho que o mais eficiente é ser rigoroso e criterioso, na hora de avaliar se vale a pena comprar um determinado jogo. Como eu sempre digo, não adianta as pessoas reclamarem e cobrarem DEPOIS de comprar o jogo, porque aí já era, elas já compraram e a editora já embolsou o dinheiro. Em uma situação dessas o poder de pressão sobre a editora é muito pequeno. Agora, quando as pessoas reclamam ANTES de comprar, a história é completamente diferente, porque a editora precisa convencer as pessoas a comprarem o jogo. Se a comunidade se manifestar no sentido de que só comprarão se o jogo estiver correto, a editora não terá outra saída a não ser consertar os erros, e só aí vender o jogo.
Eu sei que isso é muito difícil porque as pessoas têm graus de exigência diferentes. Algumas pessoas acham que um tile em branco não é tão grave, enquanto outras acham que devem receber o jogo 100%, porque elas pagaram 100% do preço do jogo. E olha que isso é apenas em relação ao tile em branco. Dos outros problemas mais graves então nem se fala. Por outro lado, episódios como esse do Ark Nova aparentemente demonstram que a comunidade boardgamer está se tornando cada vez mais consciente de seus direitos e de seu valor. Hoje em dia está cada vez mais difícil as editoras lançarem jogos com problemas e deixarem por isso mesmo. Só que esse amadurecimento do mercado ainda acontece de forma muito lenta, a ponto de ocasionalmente parecer que nada está mudando. Por isso, tópicos como esse são tão importantes.
Por fim, só para esclarecer, eu acho que a questão da melhora do controle de qualidade nas empresas de board game passa por duas atitudes:
A primeira atitude é as pessoas pararem de apoiar financiamentos coletivos ou pré-vendas disfarçadas, principalmente das grandes editoras que frequentemente lançam jogos com problemas. O curioso é que editoras bem menores, com muito menos recursos conseguem lançar jogos sem problemas, como foi o caso da MS Jogos (Chaparral e Jester) e da 101 Games (For The Quest), entre outras.
A segunda atitude é as pessoas aguardarem as primeiras impressões dos jogos, dadas pelos ansiosos que compram o jogo assim que ele sai. Afinal quase nenhum jogo esgota uma ou duas semanas após o lançamento. Nesse caso, se o jogo estiver correto você compra, caso contrário não compra até que a editora faça a reposição das peças defeituosas. Pelo menos é assim que eu penso.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio