Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Geral
  3. Ark Nova
  4. 3 meses sem resposta

3 meses sem resposta

Ark Nova
  • SonsOfAnarchy
    34 mensagens MD
    avatar
    SonsOfAnarchy03/06/23 19:13
    SonsOfAnarchy » 03/06/23 19:13

    rodrigogianni::
    maueze::
    piogovieira::Não seria mais simples eles enviarem o adesivo pra colar no tile em branco?

    Pelo menos seria mais rapido kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Ia ter a mesma choradeira aqui, provavelmente mais até. 

    Exato, mais um tópico sem necessidade e que não leva a lugar nenhum, enfim...

    É por esse seu e outros pensamentos como do Maueze e de mais alguns também, que as editoras são desse jeito. Fechar os olhos pra algo assim é simplesmente esperar que vai acontecer novamente. Se você e outros usuários não se preocupam em comprar um jogo caro, dando um investimento bem alto(dentro da nossa realidade) e quando receber, vier com uma qualidade horrível com tabuleiros faltando, cartas com acabamento torto, então, ótimo, parabéns para vocês. Agora não é problema nenhum e nem mi mi mi, o fato de alguém estar reclamando com isso. 

    8
  • rodrigogianni
    374 mensagens MD
    avatar
    rodrigogianni04/06/23 00:19
    rodrigogianni » 04/06/23 00:19

    SonsOfAnarchy::
    rodrigogianni::
    maueze::
    piogovieira::Não seria mais simples eles enviarem o adesivo pra colar no tile em branco?

    Pelo menos seria mais rapido kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Ia ter a mesma choradeira aqui, provavelmente mais até. 

    Exato, mais um tópico sem necessidade e que não leva a lugar nenhum, enfim...

    É por esse seu e outros pensamentos como do Maueze e de mais alguns também, que as editoras são desse jeito. Fechar os olhos pra algo assim é simplesmente esperar que vai acontecer novamente. Se você e outros usuários não se preocupam em comprar um jogo caro, dando um investimento bem alto(dentro da nossa realidade) e quando receber, vier com uma qualidade horrível com tabuleiros faltando, cartas com acabamento torto, então, ótimo, parabéns para vocês. Agora não é problema nenhum e nem mi mi mi, o fato de alguém estar reclamando com isso. 

    Tranquilo, meu jovem. Vamos seguindo, quem sabe na próxima, não acreditamos nessas pré-vendas da Grok (que na verdade são financiamentos dos jogos), assim como foi com o Anachrony e provavelmente será com o Trickerion e não entramos nessas furadas. Com certeza quem participou do controle de qualidade desse projeto (se é que teve), falhou muito feito. 
    Tudo que veio defeituoso na minha cópia, pedi reposição e recebi. E qualidade da minha cópia veio boa. Esse tile em branco, com certeza uma hora vamos receber. Assim como aconteceu com o Everdell, e com o Nemesis (que por sinal, não vi hate para nenhum desses jogos como foi com o Ark Nova) e olha que o erros do Nemesis custaram caro à Galápagos. 
    Enfim, tá insatisfeito com a postura da Grok e ela não responde às sua pergunta nos canais dela, junta tudo e entra com reclamação junto ao PROCON. Procure seus direitos. 
    Só realmente não acho que um tópico aqui, reclamando que não recebeu um tile, seja algo realmente relevante para a resolução do problema, soa mais como mimimi e só vai alimentar uma conversa negativa que não leva a nada, pois toda a resolução do problema se passa pelo contato com a empresa. 
      

    1
  • rodrigogianni
    374 mensagens MD
    avatar
    rodrigogianni04/06/23 00:41
    rodrigogianni » 04/06/23 00:41

    Puozzo::Vou abrir quantos tópicos eu quiser. Sou consumidor e quero meus direitos respeitados e que esse assunto não caia no esquecimento.
    Agora reclamar dos direitos é choro e sem necessidade...realmente esse é o povo do pais onde o poste mija no cachorro.

    Abra o que quiser amigo, você tá no seu direito. Não deixe cair no esquecimento, se te afliges. Fale o quanto quiser. Estamos aqui num espaço democrático para discutir. Só expressei a minha opinião quanto a validade de se abrir um tópico para discutir sobre a preocupação com a entrega de um tile. Mas se quiser mesmo seu direitos respeitados, procura o PROCON. Foi lá? Quem sabe acelera esse processo se houverem muitas denuncias e reclamações. Talvez seja um jeito eficaz.
    Pq aqui você tá abrindo p conversa e ai pode ouvir todo tipo de experiencia. Pq nem todas elas foram ruins com a produção do Ark Nova (salvo 2 erros, o tile em questão e a digitação do tabuleiro). 
    Juntemo-nos e pressionamos a Grok por uma posição. Faz algo doloroso para ela. Notifica, vai ser bem mais útil que esse tópico. 

    2
  • iuribuscacio
    3181 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio05/06/23 15:51
    iuribuscacio » 05/06/23 15:51

    Puozzo::Vou abrir quantos tópicos eu quiser. Sou consumidor e quero meus direitos respeitados e que esse assunto não caia no esquecimento.
    Agora reclamar dos direitos é choro e sem necessidade...realmente esse é o povo do pais onde o poste mija no cachorro.

    rodrigogianni::Abra o que quiser amigo, você tá no seu direito. Não deixe cair no esquecimento, se te afliges. Fale o quanto quiser. Estamos aqui num espaço democrático para discutir. Só expressei a minha opinião quanto a validade de se abrir um tópico para discutir sobre a preocupação com a entrega de um tile. Mas se quiser mesmo seu direitos respeitados, procura o PROCON. Foi lá? Quem sabe acelera esse processo se houverem muitas denuncias e reclamações. Talvez seja um jeito eficaz.
    Pq aqui você tá abrindo p conversa e ai pode ouvir todo tipo de experiencia. Pq nem todas elas foram ruins com a produção do Ark Nova (salvo 2 erros, o tile em questão e a digitação do tabuleiro). 
    Juntemo-nos e pressionamos a Grok por uma posição. Faz algo doloroso para ela. Notifica, vai ser bem mais útil que esse tópico. 


    Caros Puozzo e rodrigogianni

    Eu acho que ambos estão corretos, e que uma coisa não exclui outra.

    Certamente é importante reclamar aqui no Ludopedia sobre o jogos que vem com problemas graves. É preciso lembrar que nem todos as pessoas da comunidade têm anos de board game. Por isso é fundamental que elas saibam dos problemas que acontecem, principalmente no caso dos financiamentos coletivos de algumas editoras. Informação é poder. E só quando a pessoa está informada é que ela pode fazer uma boa escolha.

    Por outro lado, ficar apenas esbravejando aqui no Ludopedia, pode até desopilar o fígado, mas não adianta muita coisa. Acionar o PROCON, e escrever sobre o problema em sites como o Reclame Aqui são ações igualmente válidas.  

    Mas acima de tudo, eu acho que o mais eficiente é ser rigoroso e criterioso, na hora de avaliar se vale a pena comprar um determinado jogo. Como eu sempre digo, não adianta as pessoas reclamarem e cobrarem DEPOIS de comprar o jogo, porque aí já era, elas já compraram e a editora já embolsou o dinheiro. Em uma situação dessas o poder de pressão sobre a editora é muito pequeno. Agora, quando as pessoas reclamam ANTES de comprar, a história é completamente diferente, porque a editora precisa convencer as pessoas a comprarem o jogo. Se a comunidade se manifestar no sentido de que só comprarão se o jogo estiver correto, a editora não terá outra saída a não ser consertar os erros, e só aí vender o jogo.

    Eu sei que isso é muito difícil porque as pessoas têm graus de exigência diferentes. Algumas pessoas acham que um tile em branco não é tão grave, enquanto outras acham que devem receber o jogo 100%, porque elas pagaram 100% do preço do jogo. E olha que isso é apenas em relação ao tile em branco. Dos outros problemas mais graves então nem se fala. Por outro lado, episódios como esse do Ark Nova aparentemente demonstram que a comunidade boardgamer está se tornando cada vez mais consciente de seus direitos e de seu valor. Hoje em dia está cada vez mais difícil as editoras lançarem jogos com problemas e deixarem por isso mesmo. Só que esse amadurecimento do mercado ainda acontece de forma muito lenta, a ponto de ocasionalmente parecer que nada está mudando. Por isso, tópicos como esse são tão importantes.

    Por fim, só para esclarecer, eu acho que a questão da melhora do controle de qualidade nas empresas de board game passa por duas atitudes:

    A primeira atitude é as pessoas pararem de apoiar financiamentos coletivos ou pré-vendas disfarçadas, principalmente das grandes editoras que frequentemente lançam jogos com problemas. O curioso é que editoras bem menores, com muito menos recursos conseguem lançar jogos sem problemas, como foi o caso da MS Jogos (Chaparral e Jester) e da 101 Games (For The Quest), entre outras.   

    A segunda atitude é as pessoas aguardarem as primeiras impressões dos jogos, dadas pelos ansiosos que compram o jogo assim que ele sai. Afinal quase nenhum jogo esgota uma ou duas semanas após o lançamento. Nesse caso, se o jogo estiver correto você compra, caso contrário não compra até que a editora faça a reposição das peças defeituosas. Pelo menos é assim que eu penso.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio
       

    4
  • rodrigogianni
    374 mensagens MD
    avatar
    rodrigogianni05/06/23 19:36
    rodrigogianni » 05/06/23 19:36

    iuribuscacio::
    Puozzo::Vou abrir quantos tópicos eu quiser. Sou consumidor e quero meus direitos respeitados e que esse assunto não caia no esquecimento.
    Agora reclamar dos direitos é choro e sem necessidade...realmente esse é o povo do pais onde o poste mija no cachorro.

    rodrigogianni::Abra o que quiser amigo, você tá no seu direito. Não deixe cair no esquecimento, se te afliges. Fale o quanto quiser. Estamos aqui num espaço democrático para discutir. Só expressei a minha opinião quanto a validade de se abrir um tópico para discutir sobre a preocupação com a entrega de um tile. Mas se quiser mesmo seu direitos respeitados, procura o PROCON. Foi lá? Quem sabe acelera esse processo se houverem muitas denuncias e reclamações. Talvez seja um jeito eficaz.
    Pq aqui você tá abrindo p conversa e ai pode ouvir todo tipo de experiencia. Pq nem todas elas foram ruins com a produção do Ark Nova (salvo 2 erros, o tile em questão e a digitação do tabuleiro). 
    Juntemo-nos e pressionamos a Grok por uma posição. Faz algo doloroso para ela. Notifica, vai ser bem mais útil que esse tópico. 


    Caros Puozzo e rodrigogianni

    Eu acho que ambos estão corretos, e que uma coisa não exclui outra.

    Certamente é importante reclamar aqui no Ludopedia sobre o jogos que vem com problemas graves. É preciso lembrar que nem todos as pessoas da comunidade têm anos de board game. Por isso é fundamental que elas saibam dos problemas que acontecem, principalmente no caso dos financiamentos coletivos de algumas editoras. Informação é poder. E só quando a pessoa está informada é que ela pode fazer uma boa escolha.

    Por outro lado, ficar apenas esbravejando aqui no Ludopedia, pode até desopilar o fígado, mas não adianta muita coisa. Acionar o PROCON, e escrever sobre o problema em sites como o Reclame Aqui são ações igualmente válidas.  

    Mas acima de tudo, eu acho que o mais eficiente é ser rigoroso e criterioso, na hora de avaliar se vale a pena comprar um determinado jogo. Como eu sempre digo, não adianta as pessoas reclamarem e cobrarem DEPOIS de comprar o jogo, porque aí já era, elas já compraram e a editora já embolsou o dinheiro. Em uma situação dessas o poder de pressão sobre a editora é muito pequeno. Agora, quando as pessoas reclamam ANTES de comprar, a história é completamente diferente, porque a editora precisa convencer as pessoas a comprarem o jogo. Se a comunidade se manifestar no sentido de que só comprarão se o jogo estiver correto, a editora não terá outra saída a não ser consertar os erros, e só aí vender o jogo.

    Eu sei que isso é muito difícil porque as pessoas têm graus de exigência diferentes. Algumas pessoas acham que um tile em branco não é tão grave, enquanto outras acham que devem receber o jogo 100%, porque elas pagaram 100% do preço do jogo. E olha que isso é apenas em relação ao tile em branco. Dos outros problemas mais graves então nem se fala. Por outro lado, episódios como esse do Ark Nova aparentemente demonstram que a comunidade boardgamer está se tornando cada vez mais consciente de seus direitos e de seu valor. Hoje em dia está cada vez mais difícil as editoras lançarem jogos com problemas e deixarem por isso mesmo. Só que esse amadurecimento do mercado ainda acontece de forma muito lenta, a ponto de ocasionalmente parecer que nada está mudando. Por isso, tópicos como esse são tão importantes.

    Por fim, só para esclarecer, eu acho que a questão da melhora do controle de qualidade nas empresas de board game passa por duas atitudes:

    A primeira atitude é as pessoas pararem de apoiar financiamentos coletivos ou pré-vendas disfarçadas, principalmente das grandes editoras que frequentemente lançam jogos com problemas. O curioso é que editoras bem menores, com muito menos recursos conseguem lançar jogos sem problemas, como foi o caso da MS Jogos (Chaparral e Jester) e da 101 Games (For The Quest), entre outras.   

    A segunda atitude é as pessoas aguardarem as primeiras impressões dos jogos, dadas pelos ansiosos que compram o jogo assim que ele sai. Afinal quase nenhum jogo esgota uma ou duas semanas após o lançamento. Nesse caso, se o jogo estiver correto você compra, caso contrário não compra até que a editora faça a reposição das peças defeituosas. Pelo menos é assim que eu penso.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio
       

    Iuri, concordo contigo em que devamos deixar um registro do acontecido e temos esse registro, com foto, reclamações, quase xigamentos (rsrsr) e muita discussão. 
    O meu ponto de discordância é somente o valor disse novo post. Não agrega em nada a meu ver. Só reabre uma discussão, que já foi desgastante. A Grok fui negligente, gerenciou mal o projeto, não foi honesta com o consumidor e todos estão certos. Desde o Anachrony ela deixa uma péssima impressão e eu mesmo disse que não compraria nada da Grok que não tivesse em estoque, mas o hype tomou conta do meu ser e fui de bobo. Agora, não mais. 

    Mas uma coisa é ter um jogo todo estropiado na mão e não ser atendido, outra é não ter um tile (que você sabe que vai receber, mesmo que seja por força da justiça) e que não atrapalha a sua jogabilidade. Pior foram os casos de Everdell e Nemesis. Cartas erradas, textos errados, manual com erro e não vi esse chororô todo. Talvez pq a Galápagos tenha se mexido rapidamente? Talvez. Talvez pq num tinha um hype absurdo em cima dos 2 jogos citados? Talvez. 

    Existe sim, um peso para cada coisa. 

    Veja bem, não estou invalidado a causa, longe disso, mas no meu ponto de vista, é a gente ficar choramingando por algo pequeno. 

    Mas é isso, estamos num espaço democrático e estamos aqui para discutir. Ele acha a minha opinião ridícula, eu acho a dele sem valor, pq só revive o hate e isso não vai fazer o tile chegar antes do tempo dele .. (a não ser que façamos um barulho em algum órgão jurídico) rsrsrsrsrs

    Bora jogar que é o melhor que fazemos! Bjo p todos

    1
  • arthurtakel
    1940 mensagens MD
    avatar
    arthurtakel26/06/23 15:21
    arthurtakel » 26/06/23 15:21

    rodrigogianni::
    iuribuscacio::
    Puozzo::Vou abrir quantos tópicos eu quiser. Sou consumidor e quero meus direitos respeitados e que esse assunto não caia no esquecimento.
    Agora reclamar dos direitos é choro e sem necessidade...realmente esse é o povo do pais onde o poste mija no cachorro.

    rodrigogianni::Abra o que quiser amigo, você tá no seu direito. Não deixe cair no esquecimento, se te afliges. Fale o quanto quiser. Estamos aqui num espaço democrático para discutir. Só expressei a minha opinião quanto a validade de se abrir um tópico para discutir sobre a preocupação com a entrega de um tile. Mas se quiser mesmo seu direitos respeitados, procura o PROCON. Foi lá? Quem sabe acelera esse processo se houverem muitas denuncias e reclamações. Talvez seja um jeito eficaz.
    Pq aqui você tá abrindo p conversa e ai pode ouvir todo tipo de experiencia. Pq nem todas elas foram ruins com a produção do Ark Nova (salvo 2 erros, o tile em questão e a digitação do tabuleiro). 
    Juntemo-nos e pressionamos a Grok por uma posição. Faz algo doloroso para ela. Notifica, vai ser bem mais útil que esse tópico. 


    Caros Puozzo e rodrigogianni

    Eu acho que ambos estão corretos, e que uma coisa não exclui outra.

    Certamente é importante reclamar aqui no Ludopedia sobre o jogos que vem com problemas graves. É preciso lembrar que nem todos as pessoas da comunidade têm anos de board game. Por isso é fundamental que elas saibam dos problemas que acontecem, principalmente no caso dos financiamentos coletivos de algumas editoras. Informação é poder. E só quando a pessoa está informada é que ela pode fazer uma boa escolha.

    Por outro lado, ficar apenas esbravejando aqui no Ludopedia, pode até desopilar o fígado, mas não adianta muita coisa. Acionar o PROCON, e escrever sobre o problema em sites como o Reclame Aqui são ações igualmente válidas.  

    Mas acima de tudo, eu acho que o mais eficiente é ser rigoroso e criterioso, na hora de avaliar se vale a pena comprar um determinado jogo. Como eu sempre digo, não adianta as pessoas reclamarem e cobrarem DEPOIS de comprar o jogo, porque aí já era, elas já compraram e a editora já embolsou o dinheiro. Em uma situação dessas o poder de pressão sobre a editora é muito pequeno. Agora, quando as pessoas reclamam ANTES de comprar, a história é completamente diferente, porque a editora precisa convencer as pessoas a comprarem o jogo. Se a comunidade se manifestar no sentido de que só comprarão se o jogo estiver correto, a editora não terá outra saída a não ser consertar os erros, e só aí vender o jogo.

    Eu sei que isso é muito difícil porque as pessoas têm graus de exigência diferentes. Algumas pessoas acham que um tile em branco não é tão grave, enquanto outras acham que devem receber o jogo 100%, porque elas pagaram 100% do preço do jogo. E olha que isso é apenas em relação ao tile em branco. Dos outros problemas mais graves então nem se fala. Por outro lado, episódios como esse do Ark Nova aparentemente demonstram que a comunidade boardgamer está se tornando cada vez mais consciente de seus direitos e de seu valor. Hoje em dia está cada vez mais difícil as editoras lançarem jogos com problemas e deixarem por isso mesmo. Só que esse amadurecimento do mercado ainda acontece de forma muito lenta, a ponto de ocasionalmente parecer que nada está mudando. Por isso, tópicos como esse são tão importantes.

    Por fim, só para esclarecer, eu acho que a questão da melhora do controle de qualidade nas empresas de board game passa por duas atitudes:

    A primeira atitude é as pessoas pararem de apoiar financiamentos coletivos ou pré-vendas disfarçadas, principalmente das grandes editoras que frequentemente lançam jogos com problemas. O curioso é que editoras bem menores, com muito menos recursos conseguem lançar jogos sem problemas, como foi o caso da MS Jogos (Chaparral e Jester) e da 101 Games (For The Quest), entre outras.   

    A segunda atitude é as pessoas aguardarem as primeiras impressões dos jogos, dadas pelos ansiosos que compram o jogo assim que ele sai. Afinal quase nenhum jogo esgota uma ou duas semanas após o lançamento. Nesse caso, se o jogo estiver correto você compra, caso contrário não compra até que a editora faça a reposição das peças defeituosas. Pelo menos é assim que eu penso.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio
       

    Iuri, concordo contigo em que devamos deixar um registro do acontecido e temos esse registro, com foto, reclamações, quase xigamentos (rsrsr) e muita discussão. 
    O meu ponto de discordância é somente o valor disse novo post. Não agrega em nada a meu ver. Só reabre uma discussão, que já foi desgastante. A Grok fui negligente, gerenciou mal o projeto, não foi honesta com o consumidor e todos estão certos. Desde o Anachrony ela deixa uma péssima impressão e eu mesmo disse que não compraria nada da Grok que não tivesse em estoque, mas o hype tomou conta do meu ser e fui de bobo. Agora, não mais. 

    Mas uma coisa é ter um jogo todo estropiado na mão e não ser atendido, outra é não ter um tile (que você sabe que vai receber, mesmo que seja por força da justiça) e que não atrapalha a sua jogabilidade. Pior foram os casos de Everdell e Nemesis. Cartas erradas, textos errados, manual com erro e não vi esse chororô todo. Talvez pq a Galápagos tenha se mexido rapidamente? Talvez. Talvez pq num tinha um hype absurdo em cima dos 2 jogos citados? Talvez. 

    Existe sim, um peso para cada coisa. 

    Veja bem, não estou invalidado a causa, longe disso, mas no meu ponto de vista, é a gente ficar choramingando por algo pequeno. 

    Mas é isso, estamos num espaço democrático e estamos aqui para discutir. Ele acha a minha opinião ridícula, eu acho a dele sem valor, pq só revive o hate e isso não vai fazer o tile chegar antes do tempo dele .. (a não ser que façamos um barulho em algum órgão jurídico) rsrsrsrsrs

    Bora jogar que é o melhor que fazemos! Bjo p todos

    Lembro da época do Nemesis. Aconteceu comigo. Reclamaram bastante dos erros de tradução, se é que se pode chamar de erro, porque foram neologismos onde no texto apareceu um termo no gênero masculino a tradutora tirava para ficar sem gênero, ou, transformava em feminino. Exemplo, "o jogador" foi transformado em algo do tipo "a pessoa que está jogando" e, também os Aliens foram traduzidos como "intrusorAS", etc.  Depois vieram os erros propriamente ditos nos componentes.
    Mas, a Galápagos nesse caso fez algo diferente da Grok, em vez de fazer uma Live dizendo que foram menos de meia dúzia de reclamações e dando uma indireta que não passava de mimimi (como a Grok fez) a Galápagos simplesmente falou que iria repor os componentes e o fez. Recebi todo o kit com tudo outra vez, deu até uma preguiça de desleevar s cartas e resleevar tudo outra vez.
    Mas, algo curioso ainda me inquieta, como é possível que a mesma editora, Grok, tenha feito um jogo impecável em termos de componentes, impressão, etc, com o Wingspan e, essa mesma editora anos depois, ou seja, com mais experiência e mais tecnologia disponível tenha feito um serviço tão porco como o Ark Nova (no meu caso tive praticamente todos os problemas que existiram nessa produção).  Mudaram de gráfica? O pessoal responsável pelo Wingspan não está mais na empresa? Ou o que?
    Presume-se que com o passar do tempo a empresa melhore nos seus produtos, mas aqui a Grok mostrou exatamente o contrário. É no mínimo curioso.

    3
  • Diego Ummagumma
    137 mensagens MD
    avatar
    Diego Ummagumma12/09/23 06:30
    Diego Ummagumma » 12/09/23 06:30

    guschafer::O erro desse tile não faz a menor diferença no jogo. Se eles vão repor ótimo. Sem pressa. Estou jogando e curtindo muito o jogo. Eu lembro os erros do Everdell que levaram meses para ser corrigidos, com cartas erradas e não teve tanto barulho.

    Todos que eu conheço que comprarm o Ark Nova e tiveram problemas de produção receberam as devidas correções. Esse tile não tem jeito. Tem que esperar produzir mesmo. Vai demorar? Vai, mas não te impede de jogar. Relaxa e aproveita esse jogão enquanto a peça não chega.

    Abs.




    Parece até brincadeira...

    0
Responder
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4(current)
Ark Nova - 3 meses sem resposta
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.