Senta que lá vem textão! hahahah Geralmente não entro em debates nem em polêmicas, mas seu vídeo me inspirou.
Primeiramente, Parabéns Augusto, adorei seu vídeo, você fala muito bem, é muito bem roteirizado e editado, tem um humor ácido que é difícil de executar e fazer dar certo e você o fez.
Seja bem vindo à criação de conteúdo, e desejo que seu canal cresça muito e persevere por muito tempo! Para mim, você já era um influenciador, pois tive o prazer de aprender 2 jogos contigo na BGSP, e sua paixão explicando ambos e por serem jogos excelentes também, já saí de lá e comprei os jogos no mesmo dia. (Deu uma aula explicando terracota Army)
Sobre o tema proposto no vídeo, queria dar meus 5 centavos a respeito, embora eu tbm seja criador de conteúdo, sou muito pequeno e irrelevante no mercado, tanto que pago pelos meus próprios jogos que falo no canal, não tenho patrocínio, sequer sou convidado para os eventos que as editoras fazem, então, não tenho rabo preso com ninguém. Desta forma, espero que quem ler este comentário entenda que falo como hobista, consumidor e não como criador de conteúdo:
Acho bizarra essa cobrança que os criadores de conteúdo de BG recebem do público, e não vejo isso em nenhum outro mercado que acompanho. Essa cagação de regra de conteúdo alheio... Nunca vi a Xuxa ser chamada de vendida por fazer propagando da Monange, produto que claramente ela não usa na vida dela. Ou alguém aí acha que realmente o Tony Ramos pede comida num restaurante, mas antes pergunta se a carne é Friboi?
Não tendo a intenção de passar pano pra ninguém aqui, mas o criador de conteúdo investe tempo e dinheiro fazendo o vídeo, e disponibiliza de graça para qualquer um que queira ver. E ninguém é obrigado a assistir. Não gosta do criador do conteúdo x ou y? não assista! Acha que a opinião do mesmo é enviesada? não assista! Quer algo diferente na criação de conteúdo? Faça você então o conteúdo que gostaria de assistir!
Criar tópicos pra falar mal dos criadores ou spamar comentários que criador de conteúdo é vendido e sem qualidade, diz bem mais sobre o seu caráter que recebeu o conteúdo de graça de alguém que não tinha obrigação nenhuma de fazer aquilo, do que sobre a moral daquele criador de conteúdo. Usa seu tempo livre pra criar o conteúdo que vc acha que deveria ter sido criado ao invés de perder tempo reclamando!
Criticam que os criadores são todos iguais e vendidos, mas nunca parou para ver um vídeo de um criador menor "que não é patrocinado", que tenta fazer conteúdo diferente e não tem reconhecimento do público... E este acaba que por falta de tempo ou engajamento se rendendo a formatos que já existem e são consagrados... Pois a massa só assiste os vídeos da panelinha que todo mundo assiste e de jogos hypados.
Acham que a criação de conteúdo está toda errada, mas não tem coragem de ligar uma câmera e tentar fazer algo diferente. Acho fácil criticar quem está tentando fazer algo, difícil é realmente tentar fazer algo diferente disso. (Por isso admirei seu vídeo Augusto, e espero que o canal siga nessa pegada, você realmente parece estar querendo ir na contramão, e foi lá e fez algo, deu sua cara a tapa).
O fato de uma editora enviar jogos para um canal, só facilita o acesso aquele jogo à mais pessoas. O criador passa a poder experimentar um jogo, que as vezes nem estaria no radar dele e pode se surpreender e gostar de verdade, se aquele criador tivesse que gastar o próprio dinheiro comprando, provavelmente não compraria, e muitas vezes um jogo bem interessante poderia ficar esquecido no fundo de uma loja pegando mofo. E não tem nada de errado em um criador de conteúdo visar receber jogos ou pagamentos de uma editora, afinal, eles estão investindo seu bem mais precioso nisso, tempo! E não tem nada de errado vc querer ter uma compensação em troca. (Só acho que a maioria das editoras no BR são bastante amadoras ainda nisso, enviam todos os seus lançamentos para todos os mesmos criadores, que claramente não conseguem absorver no seu tempo tanta demanda e sem analisar perfil daqueles criadores ou do público deles, e só se preocupam com a venda na estreia, e não com a divulgação de cauda longa e perene... Enfim, papo para outra hora.)
Além disso, só porque um criador falou bem de um jogo que você não gostou, não significa que ele esteja mentindo, ele pode ter verdadeiramente gostado, afinal a SUA opinião não é verdade absoluta, pq você não gostou não significa que o jogo é ruim, outras pessoas podem gostar meu amigo alecrim dourado!
Outro ponto bem dito pelo Augusto, a galera esquece que criador de conteúdo sobre BGs também é hobista e pode ser um apaixonado por jogos. E acima de tudo, é uma pessoa e tem sentimentos e está dando muito de sí ali.
Em tempo, por fim, também não gosto de GWT, acho superestimado, tanto que vendi o meu sem nem gravar conteúdo pro canal. hahaha