ILC1::Aí q tá, as pessoas q jogam estão mto acostumadas a jogar, todos, incluindo eu, veteranos no jogo. Logo todo o resto do jogo fica super equilibrado, acirrado ponto a ponto e aí q entra o total desequilíbrio dos Marcos, se vc esquecer de reivindicar já era, vai perder. Até dá pra tentar recuperar com os prêmios porém o segundo lugar tb ganha pontos e eles ficam mais caros, nem sempre vale a pena. Então nesse caso vc fica com Marte totalmente terraformado, todos os jogadores baixaram mtas cartas, tudo foi atingido em poucas rodadas.....daí pronto, os Marcos desequilibram, se alguém conseguiu mais de um vai ganhar. Qnd jogo não preciso ficar lembrando q existem Marcos a serem atingidos pq vou ter as condições em poucas rodadas, assim como as pessoas com quem jogo, daí se vc der uma bobiadinha, já era, isso q me incomoda, vc sempre tem q estar atento a tudo no jogo claro, mas se vc esqueceu de reivindicar o marco (pq vc tem mtas ações encadeadas já, as vezes já até decidiu q ia reivindicar o marco mas deixa passar por causa de um combo na mão, normalmente na mesa povo esquece do marco qnd já tem mtas rodadas calculadas na cabeça daí de vez em qnd algo acaba sendo esquecido, as vezes eu tenho vontade de anotar heheheheh), o proximo jogador reivindicar ele, daí vira um efeito dominó e até chegar sua vez de novo, já era Marcos. Daí vc literalmente perde o jogo por ter deixado um Marco passar, esse é o problema. Pq todos os jogadores conseguem os Marcos rapidamente no jogo e todo o resto fica equilibrado, as cidades e vegetações, andar nos parâmetros e cartas baixadas e sempre no fim o q acaba desempatando são os Marcos, q daí por uma bobeira te leva a perder. Daí sinto q toda a estratégia todo o resto do jogo não serviu pra nada. E jogamos sempre de várias formas. Como já falei jogamos mto o jogo e temos q variar tb as formas de jogar né, tanto mais rápido qnd o mais demorado, qnt expansões.
Mas poxa, veterano no jogo não pode esquecer um marco, né? No final tudo depende do estilo que estais levando o jogo, ele pode ser um jogo casual e divertido, onde todo mundo pontua, todo mundo colabora coma a terraformação de marte, e alguns são lembrados pelos marcos que conquistaram nessa jornada. Ou pode ser um jogo extremamente calculista e que vença o melhor, nesse caso não pode dar bobeira nos marcos não, e as vezes sacrificar 8 dinheiros na primeira, segunda ou até terceira geração para pegar um marco custa caro no desenvolver do resto do jogo.
E no final, esquecer de pegar um marco é vacilo, o cara que não esqueceu na prática ele jogou melhor e merece vencer, é isso. O que para mim não está fazendo sentido é você achar que o marco tem um peso tão grande e ao mesmo tempo esquecer em conquistar ele, isso não pode.
Mas sim, na teoria o marco tem um peso grande, é 8 dinheiros para 5 pv - só não pode esquecer que as vezes alguém sacrifica algo para conquistar o marco antes, então se alguém conseguiu pegar mais marcos antes de outros, ou muito cedo, os outros em teoria investiram em outras coisas antes que devem trazer uma vantagem para recuperar os pontos do marcos, é isso.